Saturday, June 26, 2010

Copa 2010 (32) - Fúria avanca e leva Chilenos

Düsseldorf (Winkelsmühle logo mais)

Dia 15 - 25/06

Os espanhóis finalmente ficaram aliviados com a vitória por 2x1 contra o Chile. Confirmaram o favoritismo do início da Copa e se classificaram em 1° no último grupo, o H.

A última rodada da primeira fase, que completou 48 jogos disputados, terminou com uma bela exibicao da Espanha, principalmente nos pés de David Vila e Iniesta, os melhores do time no jogo.

Fernando Torres tentou, mas nao fez muito. Fábregas entrou no 2°T e jogou bem. Tem a camisa 10 e me parece ter sido poupado.

O Chile abusou de faltas desnecessárias. E como os árbitros da Copa foram instruidos pra dar amarelo a qualquer espirro, vimos um festival de amarelinhos levantando e abaixando das maos da autoridade máxima em campo.

O chileno Estrada (deveria se chamar Carretera) que o diga. No lance de sua expulsao, ainda no 1°T, Torres tropecou nele e caiu. Na sequência do lance Iniesta fez o segundo gol da Fúria, mas o juiz ainda teve a crueldade de expulsá-lo.


Com isso só restava ao Chile rezar pra Suíca nao marcar gols contra Honduras. Os filhos de Rojas, deve ser tio do meu amigo David, ainda tiveram raca suficiente pra fazer um gol e tentar sonhar com o empate. Mas nao foi necessário.

Entre mortos e feridos, classificaram-se os dois. O Chile pega o Brasil nas oitavas e a Espanha tem um duelo contra seu antigo inimigo histórico, Portugal.

Suíca 0x0 Honduras foi daqueles jogos de dar calo nos olhos. Se anularam e morreram abracados. Os suícos pelo menos voltarao para suas mansoes a beira do Lac Leman em Montreaux ou Lausanne. Comerao do melhor queijo e chocolate. Olharao as horas nos melhores e mais caros ponteiros do Mundo. E tem seus bancos financiando tudo isso.

Hondurenhos voltam pra dura rotina latino americana. Pobreza, miséria, inseguranca, corrupcao, falta de oportunidades de trabalho, saúde precária e educacao fraca.

A igualdade no campo poderia se transferir um pouco para os países de vez em quando. Faria um bem danado ao Planeta.

No comments: