

A Porsche agora tem o controle acionário da VW que comprou a Scania e que já era dona da Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Skoda e Seat. Nada mal. Sao 9 marcas no bolso e uma gama completa de veículos, desde pequenos e urbanos até superesportivos e caminhoes.
Aqui Porsche é igual Marea no Brasil. Todo dia vejo no mínimo uns 10 a 20 nas ruas. O Cayman novo é maravilhoso. Tem um branco com rodas negras que de vez em quando fica parado na esquina de casa que é show. Na verdade, um Porsche nada mais é do que um Fusca com aerodinâmica melhorada e motor mais potente. Ferdinand criou o besouro primeiro e depois lancou a baratinha. Aliás, a empresa se chama Dr Ing. h.c. F. Porsche AG. F de Ferdinand.
VW é Fusca e Kombi. O resto é detalhe. O tal Beetle nao me agrada. Coisa pra americano. Milhoes de pessoas choraram o fim da fabricacao do Fusca na fábrica do México em 2005, se nao me falha a memória. Depois falo mais deles.
Scania pra mim sao aquelas antigas, vermelhas e desbotadas que ainda se vê pelas estradas do Brasil. Devem ter uns 500 mil KM e rodado país inteiro umas 20 vezes. E quando a gente passava de carro e buzinava, escutava um urro de locomotiva como resposta.
Audi é a antiga Auto Union com as quatro argolas. Elas representam a Audi, DKW, Horch e Wanderer, marcas tradicionalíssimas na Alemanha. O Waltinho da Volta de Paris é um IFA que nada mais é do que um DKW da antiga DDR, a Alemanha Oriental. Depois da II Guerra, as fábricas que ficaram do lado socialista foram reativadas com outros nomes. Alem da IFA, que fabricou o famoso Trabant (vulgo Trabi) tem a NSU que fabricava motos também, assim como a DKW.
Lamborghini é a Countach, aquela futurista das cartas do jogo Super Trunfo. Quem nunca jogou?! Coincidência ou nao, o carro entrou em producao no ano de 1974 quando eu nasci. Hoje em dia temos os Murciélagos e Gallardos, mas preferia os Diablos que eram mais potentes e robustos.
Bentley vem a ser o carro de luxo da ilha das corridas, UK, Great Britain, Inglaterra, whatever! Acho os carros de hoje em dia muito iguais e feios, com excecao ao projetado pelo designer brasileiro Raul Pires, o Bentley Continental. Custa baratinho...
Bugatti é associada aos superesportivos imediatamente. Lembro-me das primeiras fotos do EB, uma versao protótipo do atual Veyron de 1001 CV, uma tropa de elite. Já vi um no shopping da VW em Berlin na Unten den Linden esquina com Friederichstraße. Esquina mais famosa e cheia de História na Alemanha, impossível. O carro ainda está lá e logo ao lado ficava o Bentley EXP Speed 8 que ganhou as 24H Le Mans de 2003. Depois só deu Audi. Sao maravilhosos, mas extraterrestres.
Skoda é carro com nome de mulher. Comprei uma Fábia. Amanha saio de Octavia e por aí vai. Eram fabricados na antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca e Eslováquia, das capitais Praga e Bratislava. Os antigos sao charmosos e já vi alguns à venda no ebay.de. Quem sabe um dia!
Seat dominou a abertura do WTCC em Curitiba nesse final de semana. Gabrielli Tarquini, sósia do Mr. Magoo sem óculos, ganhou a segunda corrida. Mas Seat é Espanha, Madrid, Barcelona, Marbella, Sevilla, jamon ibérico, cidra, el Rastro, Atocha, Goya, Picasso, Dalí, touradas, Real e Barca e tantas outras coisas boas. Nao pode ser ignorada. E os carrinhos de hoje em dia sao bonitos até. Esse que o Tarquini pilota é um que me agrada.
E pensar que alem dessas marcas todas, cheias de estórias e História, a Alemanha ainda tem BMW e Mercedes... mas aí já é outro post.
No comments:
Post a Comment