
autosport.com © 2008 XPB / LAT.
Lewis Hamilton foi impecável e levou o troféu do primeiro GP da temporada. Conseguiu se manter fora das confusoes e pilotou soberano para sua primeira vitória. Mas o mais importante foi que seus concorrentes diretos ao título terminaram distantes.
Saindo da pole, Lewis só foi pressionado na largada por Robert Kubica da BMW. Depois controlou a prova como quis. Se manteve sempre fora das confusoes e parecia passear pelo pelo Albert Park, em Melbourne.
Nick Heidfeld da BMW repetiu sua melhor performance e da equipe bávara também, terminando em 2°. A experiência e o ritmo constante, além de ganhar a posicao sobre Nico Rosberg da Williams nos boxes, o colocaram no segundo degrau mais alto do pódio. A primeira vitória da BMW está mais perto do que muitos imaginam.
O filho-de-peixe-peixinho-é Nico Rosberg conquistou seu melhor resultado na categoria terminando em 3°. Se a equipe trabalhar bem e o carro for veloz e confiável durante todo o ano, o resto ele garante. Deve tomar mais goles de champagne esse ano. A TV brasileira nao mostrou, mas logo após a pesagem obrigatória dos pilotos, Lewis e Nico se abracaram como velhos amigos relembrando as tantas vezes em que dividiram um pódio nas categorias que correram juntos, desde o kart. Dois moleques rápidos e atrevidos estes dois.
Em 4° o melhor piloto da corrida, Fernando Alonso em seu Renault R28. Andou muito acima do limite do carro e dele próprio mostrando porque é bi campeao. Fez a ultrapassagem mais bela da corrida quando Kovalainen passava Kimi e Fernandito, espertamente, passou os dois de uma vez. No final, a batalha pelo 4° lugar entre Bourdais, ele e Heikki foi sensacional. O finlandês o passou, mas depois, acidentalmente, acionou o botao do limitador de velocidade em plena reta dos boxes e o espanhol recuperou a posicao.
Nao fosse a terceira entrada do safety car e a McLaren sairia da Austrália com uma dobradinha lavando a alma da equipe logo na primeira corrida. Kovalainen estreou bem nas Flechas de Prata mostrando estar totalmente adaptado à Doutrina Dennis. Foi sempre um escudeiro de Lewis, andou sempre entre os ponteiros e travou uma bela briga com Alonso nas últimas voltas. Até o passou, mas foi traído pelos botoes do volante e terminou em 5° marcando 4 pontos no certame. Aliás, a McLaren deveria rever a posicao dos botoes. Problema no botao é foda.
Kazuki Nakajima, o Naka-san filho de Satoru, terminou em um honroso 6° lugar após trocar de bico duas vezes. Tirou Kubica da corrida, é verdade, e ouvi dizer que perderá 10 posicoes no grid da Malasya. A ver. E com isso, a Williams inicia o ano com 9 pontos, 6 do Rosberguinho e mais 3 do bom japa.
Bourdais, o sétimo. Uma pena o motor Ferrari deixá-lo na mao a poucas voltas do final quando estava em 4° (dos 6 motores Ferrari, NENHUM terminou a corrida...). Pra quem duvidava do talendo do canadense que nasceu em Le Mans, ele tratou de mostrar a que veio. Segurou ninguém menos do que Alonso e Kovalainen nas últimas voltas e chegaria na frente, com certeza. Um ótimo comeco e tomara que ele e o outro Tiao da Toro Rosso, o Vettel, continuem assim.
Kimi Raikkonen, o campeao, fez ótima largada e fazia uma corrida honesta até a segunda intervencao do safety car. Nao sei porque nao foi aos boxes nesse momento, mas quando a corrida recomecou, o Iceman cometeu vários erros. Com os pneus desgastados, foi otimista demais ao tentar ultrapassar seu compatriota da McLaren, Heikki Kovalainen, e passou reto numa curva quase ficando na caixa de brita. Depois foi pra cima de Timo Glock da Toyota como um louco. Colocou uma roda na grama, rodou e quase termina sua corrida ali mesmo. Mas o dia nao era mesmo da Ferrari. Algumas voltas depois o motor o traiu fazendo-o abandonar. Como apenas 7 carros terminaram o GP e Rubens Barrichello fora desclassificado, o finlandês cachaceiro acabou ganhando o último ponto com o 8° lugar.
A corrida para os pilotos brasileiros foi um desastre. Massa foi estúpido e apertou o botao chamado acelerador como nos tempos do controle de tracao. Perdeu a traseira na saída da curva 1 e foi direto no muro perdendo o bico e as chances de vitória. Barrichello foi a surpresa do final de semana. É o piloto que menos sentiu a ausência das ajudas eletrônicas e seguia firme nos pontos, talvez até um pódio, nao fosse a Honda ter destruído sua corrida. Além de entrar com os boxes ainda fechados após a última entrada do safety car, quase atropela um mecânico levando a mangueira de abastecimento (culpa do homem que segurava o pirulito, vulgo lollypop) e pra piorar, saiu dos boxes furando o sinal vermelho. Resultado: desclassificacao. E o filho pródigo do tri-campeao, Nelsinho Piquet, decepcionou na estréia. É melhor apagar tudo e comecar de novo na Malasya. Espero que tenha aprendido muito.
ps. No próximo post, minhas notas para cada piloto e equipes, e algumas previsoes para a temporada que comecou muito bem.
2 comments:
Começamos bem o ano - poucos intrépidos pilotos sobreviveram ao Outback, que coisa! Ô corrida esquisita! O inglês dominou, mas como tem água pra passar sob a ponte... foi só o primeiro round. Vamos ver se o Alonso recupera, pois espera-se mais do catalão que torce pro Real Madrid (?!). Torci pra carai pro Nelsinho mas não era dia dele. O Massa tava cagado de
urubu e se deu mal, infelizmente.
No mais, nosso amigo Rubinho tá igual ao gaylo, indo rumo ao fundo do poço, só fez merda! Ok, a culpa foi do lollypop, mas dizer que é IMPOSSÍVEL ver o sinal vermelho... tá bom, Rubinho, você está certo. Mas vai preso assim mesmo!
Lembram-se da corrida maluca? Pois é, foi o GP da Austrália!!! Parecia corrida de resistência,no mais,domínio total do Hamilton e a BMW mostrando-se como a segunda força. E as Ferrari? Fiquei horrorizado!!! Primeiro o Massa apertando demais o pedal da direita na primeira curva e rodando, depois o Kimi passando reto e em outra oportunidade rodando tentando se recuperar, até quebrar e por último o motor Ferrari da STR do Bourdais estourando no finalzinho.
O Nelsinho, coitado, penou com o carro, acho que ele vai ser o laboratório da Renault este ano, até a equipe de box dele é nova, então não espero muito dele nessa temporada, não por falta de competência, mas por falta de apoio da equipe, é só comparar o rendimento dele com o do Alonso, que chegou em quarto, mas em decorrência das quebras dos outros, ele mesmo está ciente disso.
O Rubinho foi uma surpresa boa, pena que desclassificaram ele depois da trapalhada nos boxes, mas vale ressaltar que a culpa não foi dele.
No mais galera, penso que os pilotos vão ter que se acostumar com a falta do controle de tração, muito cachorro grande se atrapalhou sozinho nitidamente por falta de tal recurso, tá mais emocionante, tá melhor de assitir, mas segurar o Hamilton, vai ser difícil, o cara simplesmente não erra!!!
Um abraço e até a Malásia!
Cascão
Post a Comment