Thursday, March 20, 2008

Ranking GP Austrália 2008

Düsseldorf (ainda dá tempo de jantar?!)







Pegando a idéia do Grande Prêmio, pretendo dar notas para cada atuacao dos pilotos e equipes ao longo da temporada de Formula 1 que apenas comeca, e muito bem por sinal.

Às notas, na ordem de chegada na corrida. Brazucas em vermelho:

Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes MP4/23 (9.5) - Fez a pole, largou bem segurando o Kubica e depois parecia estar passeando tranquilo no Albert Park. Nao foi ameacado em momento algum da prova. Por isso mesmo nao ganha um 10 de cara.

Nick Heidfeld, BMW-Sauber F1.08 (8) - O alemaozinho cara de castor saiu em 5° e conseguiu se manter na frente durante todo o GP, evitando as frequentes confusoes. Passou Rosberg nos boxes e merecidamente ficou no 2° degrau mais alto do pódio.

Nico Rosberg, Williams FW30 (8) - Saindo em 7° após sofrer nos treinos livres, Nico impôs um ritmo forte desde o início. Andou na frente das BMW por muito tempo. A temporada promete pra ele.

Fernando Alonso, Renault R28 (9) - Um dos grandes nomes da prova, andou acima do limite do carro e de si próprio. Os vários abandonos o ajudaram, assim como o erro de Kovalainen na última volta, mas tirou leite de pedra e mostrou por que é bi-campeao.

Heikki Kovalainen, McLaren-Mercedes MP4/23 (8) - Classificou-se muito bem em 3° à frente de Felipe Massa. fez boa largada e seguia rumo à dobradinha das flechas de prata nao fosse a terceira entrada do safety-car. Fez a melhor volta da corrida, mas meteu a mao no limitador de velocidade dos pits perdendo a posicao para Alonso na última volta. Mostrou estar perfeitamente adaptado ao estilo Ron Dennis.

Kazuki Nakajima, Williams FW30 (7) - Largou no meio do pelotao, envolveu-se em dois acidentes, tirando Kubica no segundo. Mudou de estratégia e ainda ganhou dois pontos do céu, mas a sorte sabe escolher seus pilotos.

Sebastien Bourdais, Toro Rosso STR-03 (9) - A estréia do canadense nascido em Le Mans teve de tudo. Classificou-se mal em 17°, mas escapou da bagunca na largada e manteve seu ritmo. Chegou a andar em 4° segurando ninguém menos que Alonso, Kovalainen e Raikkonen. Depois foi traído pelo motor Ferrari a poucas voltas do final. Uma pena, mas promete!

Kimi Raikkonen, Ferrari F 2008 (4) - Apesar da falha da equipe na primeira parte da classificacao, um campeao de F1 nao pode se dar ao luxo de cometer erros tao bobos. Kimi foi bem na primeira metade da corrida, mas depois virou estreante. E dos ruins. Rodou duas vezes e abandonou com problemas na válvula de alimentacao de combustível.

Robert Kubica, BMW-Sauber F1.08 (7) - Nao fosse o erro na última volta lancada e seria o pole. Na corrida foi perdendo rendimento, mudou a estratégia, a equipe nao soube aproveitar a entrada do safety car e no final foi tocado por Naka-san saindo da corrida maluca.

Timo Glock, Toyota TF108 (6) - Era pra largar em 9°, mas a troca de câmbio e ter bloqueado Mark Webber em sua volta rápida o jogaram para 19°. Saiu da confusao inicial e rendia bem até perder o controle do carro numa saída de curva e decolar em um relevo na grama. Machucou o pulso, mas deve correr na Malasya.

Takuma Sato, Super Aguri SA08 (6) - Largou lá atrás e fez o que pode com o carro mais fraco do grid. Saiu por problemas no câmbio.

Nelsinho Piquet, Renault R28 (3) - Decepcionante a estréia do filho de Nelson. Sofreu desde os treinos livres e nao se classificou bem partindo da penúltima posicao. Pelo menos fez boa largada, mas durou pouco no pelotao intermediário. Sua volta mais rápida ficou a mais de 3s da melhor. Melhor apagar tudo e comecar de novo em Sepang.

Felipe Massa, Ferrari F 2008 (1) - Classificou-se apenas em 4°, apesar da grande expectativa e promessas de pré-temporada. Enfiou primeira marcha após a curva 1 onde deveria entrar segunda. Perdeu a traseira e deu no muro. Tentou recuperar-se, mas acabou abandonando com o mesmo problema de Raikkonen.

David Couthard, Red Bull RB4 (5) - O último playboy da F1 fez pouco pra quem andou bem nos treinos livres e partiu em 8°. Vinha apagado a corrida inteira até fechar a porta para Felipe Massa destruindo seu carro. Nunca esperei nada dele.

Jarno Trulli, Toyota TF108 (6) - Vinha bem o italiano de Pescara e chegaria nos pontos se terminasse a corrida, mas... tem sempre um mas na Toyota. Sempre vai bem na classificacao e se perde na corrida. A Vida inteira foi assim...

Adrian Sutil, Force India VJM-01 (7) - Esse alemao ainda vai dar trabalho, podem apostar. É o famoso "come-quieto". Fez o que pode até abandonar por problemas no sistema hidráulico do primeiro F1 indiano da história. Largou dos boxes, diga-se.

Mark Webber, Red Bull RB4 (3) - Ah, o herói local. Famoso leao de treino, só que dessa vez nem isso. Seu freio explodiu na classificacao e abandonou a corrida devido às sequelas de um acidente na largada.

Jenson Button, Honda RA108 (6) - Largar em 12° com a eco-carroca japonesa foi louvável. Envolveu-se na leléia da largada e abandonou na primeira volta.

Anthony Davidson, Super Aguri SA08 (5) - Largou lá atrás e bateu na largada.

Sebastian Vettel, Toro Rosso STR-03 (7) - A nota é apenas pela excelente classificacao passando para o Q3, a última fase. Depois bateu na largada. Será que estará na Ferrari ano que vem?! Talvez nao, mas em 2010 ou 2011 nao tenham dúvidas.

Giancarlo Fisichella, Force India VJM-01 (5) - Fisico chegou perto do Q3, mas ainda falta algo mais. Bateu na largada e foi só.

Rubens Barrichello, Honda RA108 (7) - Ganharia um 9 nao fosse a trapalhada dele e da equipe no último pit stop. Quase passa ao Q1 com a lesma que pilota. Andou bem o tempo todo nao sentindo os efeitos da ausência das ajudas eletrônicas. Caminhava firme nos pontos, talvez até um pódio quando apareceu o 3° safety car. Aí entrou com os boxes fechados alegando pane seca e foi obrigado a um stop & go de 30". Saiu arrastando a mangueira de abastecimento e alguns mecânicos por culpa do homem do pirulito ou lollypop que errou. E por fim, avancou o sinal vermelho na saída dos pits sendo desclassificados. Resumindo: Rubinho precisa se benzer desde 1993 quando rodou sozinho no GP Brasil em 3° partindo pra cima do 2°.

E que venha Sepang!!!

No comments: