Thursday, March 13, 2008

Formula 1 2008: Já começou!!!

Düsseldorf (os hábitos foram para o espaço...)

















O atual campeao Kimi Raikkonen e o Kiss, que fará um show nesse final de semana em Melbourne, Austrália, sao apenas parte das atracoes da temporada que se inicia.

Mudancas no regulamento, pilotos estreando e trocando de equipe, duas novas pistas e uma corrida noturna pela primeira vez na história da categoria.

Eu ia fazer uma análise da pré-temporada, dos testes, mudancas e tudo mais, mas como já estamos na sexta 14Mar depois dos dois primeiros treinos livres (só vi o 1° que acabou às 1:45h da matina aqui) vou falar do que vi. Aliás foi complicado aqui na Alemanha. A TV nao transmitiu e gracas a uma dica do Victor Martins durante a narracao dos treinos no Grande Prêmio, consegui assistir atrávés de um link da iTV com alta qualidade de imagem e sem narracao, apenas o som único dos carros da F1.

As Ferraris e McLarens realmente estao nao um, mas vários passos adiante do resto. A diferenca deles para o 5° colocado, Mark Webber com sua evoluída e promissora Red Bull (apesar do australiano ser bom só em treinos) foi de 1.8s. Uma eternidade. Raikkonen voou baixo em sua volta rápida deixando o menino Lewis pra trás. Massa bem que tentou, mas terminou em 3° seguido do ótimo, e já adaptado às flechas de prata, Kovalainen.

As Toyotas surpreenderam também ficando entre os 10 melhores. A Williams decepcionou. Nao marcaram tempos e como nao li nada do que aconteceu, imagino que um problema grave foi detectado em ambos os carros.

Alonso e sua Renault bem que tentaram. O espanhol escapou da pista várias vezes demonstrando estar além do limite do carro e ficou em 6°. Nelsinho finalizou a 2s do companheiro, rodou provocando uma bandeira vermelha e acabou ali com seu treino. Nao conhece o circuito, tem a pressao enorme da estréia... vamos dar Tempo ao garoto.

As BMWs foram outro vexame. Kubica saiu só no final pra marcar um tempo razoável, mas foi apenas o 7°. E o cara de castor Heidfeld foi pior ainda. Parou no meio do circuito por problemas mecânicos e marcou apenas o 16° tempo. Para quem alardeou ser a terceira forca da temporada, foi um comeco pra esquecer.

(Acabo de receber informacoes valiosíssimas de um colega de trabalho polaco sobre as BMWs. Me conta ele que uma reportagem dos pasquins esportivos do Leste informaram que após uma das sessoes de testes em Valência, os alemaes reservaram a pista por dois dias só pra eles. E que tanto Kubica como Heidfeld fizeram tempos melhores do que Kovalainen, o mais rápido naqueles dias. Esse desempenho pífio nos treinos de sexta pode ser apenas um blefe de mestre de Herr Mario Theissen. A ver o que acontece no qualifying.)

E as carrocas ecológicas da Honda?! Pra quem tava em último em quase todos os treinos da pré-temporada, até que nao fizeram feio. Button em 11° e Rubinho um pouco atrás, como sempre, em 15°. Ross Brown já surte efeito ou pura coincidência?!

Os tempos estao aí embaixo:
Pos  Driver        Team                     Time              Laps
1.  Raikkonen     Ferrari             (B)  1:26.461          25
2.  Hamilton      McLaren-Mercedes    (B)  1:26.948 + 0.487  21
3.  Massa         Ferrari             (B)  1:26.958 + 0.497  25
4.  Kovalainen    McLaren-Mercedes    (B)  1:27.114 + 0.653  19
5.  Webber        Red Bull-Renault    (B)  1:28.263 + 1.802  18
6.  Alonso        Renault             (B)  1:28.360 + 1.899  22
7.  Kubica        BMW Sauber          (B)  1:28.579 + 2.118  12
8.  Glock         Toyota              (B)  1:28.913 + 2.452  16
9.  Vettel        Toro Rosso-Ferrari  (B)  1:28.957 + 2.496  22
10. Trulli        Toyota              (B)  1:29.014 + 2.553  23
11. Button        Honda               (B)  1:29.124 + 2.663  25
12. Fisichella    Force India-Ferrari (B)  1:29.230 + 2.769  24
13. Coulthard     Red Bull-Renault    (B)  1:29.301 + 2.840   5
14. Bourdais      Toro Rosso-Ferrari  (B)  1:29.363 + 2.902  32
15. Barrichello   Honda               (B)  1:29.533 + 3.072  17
16. Heidfeld      BMW Sauber          (B)  1:29.561 + 3.100   7
17. Sutil         Force India-Ferrari (B)  1:30.155 + 3.694  13
18. Piquet        Renault             (B)  1:30.357 + 3.896  21
19. Sato          Super Aguri-Honda   (B)  1:31.048 + 4.587   7
20. Davidson      Super Aguri-Honda   (B)  1:31.771 + 5.310   7
21. Nakajima      Williams-Toyota     (B)  1:35.053 + 8.592   3
22. Rosberg       Williams-Toyota     (B)  No time            3

Fonte: autosport.com

2 comments:

Anonymous said...

Assisti os treinos de sexta pela Sportv. Tive algumas surpresas. Os tempos foram mais altos um pouco do que do dia anterior, acho que uma idéia melhor só na classificação de fato. Hamilton na última tentativa fez um temporal, deixando o segundo colocado em quase 1s atrás, o Webber, que foi uma surpresa. O Massa forçou tanto que rodou,as RBR, foram boas surpresas
também. No mais, Alonso cumpriu tabela, assim como o Iceman, mas no caso deste último penso que o problema é só algum acertinho. Vamos ver, mas acho que o inglês vai dominar. Que venha a classificação.

Anonymous said...

Lembram-se da corrida maluca? Pois é, foi o GP da Austrália!!! Parecia corrida de resistência,no mais,domínio total do Hamilton e a BMW mostrando-se como a segunda força. E as Ferrari? Fiquei horrorizado!!! Primeiro o Massa apertando demais o pedal da direita na primeira curva e rodando, depois o Kimi passando reto e em outra oportunidade rodando tentando se recuperar, até quebrar e por último o motor Ferrari da STR do Bourdais estourando no finalzinho.
O Nelsinho, coitado, penou com o carro, acho que ele vai ser o laboratório da Renault este ano, até a equipe de box dele é nova, então não espero muito dele nessa temporada, não por falta de competência, mas por falta de apoio da equipe, é só comparar o rendimento dele com o do Alonso, que chegou em quarto, mas em decorrência das quebras dos outros, ele mesmo está ciente disso.
O Rubinho foi uma surpresa boa, pena que desclassificaram ele depois da trapalhada nos boxes, mas vale ressaltar que a culpa não foi dele.
No mais galera, penso que os pilotos vão ter que se acostumar com a falta do controle de tração, muito cachorro grande se atrapalhou sozinho nitidamente por falta de tal recurso, tá mais emocionante, tá melhor de assitir, mas segurar o Hamilton, vai ser difícil, o cara simplesmente não erra!!!

Um abraço e até a Malásia!

Cristiano Monteiro