Saturday, July 03, 2010

Copa 2010 (50) - Milagre Celeste

Düsseldorf (Müller 3x2 Messi logo mais)

Dia 20 - 02/07 

De cada cinco nascidos em Ghana, quatro se chamam Asamoah. O número 3 da selecao ganesa, ou ganense, ainda tem Gyan no nome. É o melhor jogador do time. Marcou contra os sérvios no primeiro jogo, foi decisivo contra os americanos nas oitavas e ontem era o principal nome em campo.

Ao fim do jogo entre Celeste 1x1 Asamoahs, com dois belos gols em chutes de longa distância, fomos pra prorrogacao.

Mas no último minuto Suárez, o goleador, foi melhor e mais rápido que o goleiro uruguaio e salvou um gol certo e justo de Ghana. Saiu expulso, mas deu um penalty para os africanos no último lance do jogo. Ganeses mereciam vencer, pois nao pararam de atacar um só segundo.

Gyan mandou a bomba na trave e nao acreditou. Nem eu, nem ninguém. Jogou nas alturas a classificacao inédita pras quartas. Mas teve peito suficiente pra bater o primeiro e converter na disputa de penalties.

Sabia que a Celeste ganharia. Sao mais frios, experientes, acostumados a essas decisoes por seus times. Nao deu outra. Ghana perdeu dois, péssimamente batidos. Uruguaios mandaram uma Jabulani nas alturas também. Restou ao cabeludo de Montevideo a cobranca do derradeiro chute. Com uma frieza siberiana, converteu e partiu pra festa.

Gyan, inconsolável, chorava feito crianca nos ombros dos companheiros. Mas se nao fosse por ele, em grande parte, Ghana nao teria chegado tao longe. Pode deitar a cabeca no travesseiro com a sensacao de missao cumprida.

No comments: