Saturday, July 03, 2010

Copa 2010 (49) - Afogando as mágoas

Düsseldorf (o Saara é aqui)

Depois da derrota, ficamos por ali bebendo e conversando. Sinceramente, nem tao triste fiquei. A chamada Selecao "Brasileira" tem apenas três jogadores atuando no Brasil atualmente. O resto joga na Europa ou outro continente qualquer.

Vocês acham realmente que o Maicon estava preocupado em ganhar a Copa ou com seu contrato milionário no Real Madrid, recém assinado, e a próxima temporada?!

Sao todos ricos, bem de Vida, seguidores das regras dos clubes pelo qual jogam. A selecao é um barato que acontece de vez em quando e mais atrapalha do que ajuda. Chegam cansados depois da temporada européia, seja pra disputar Copa América, Olimpíadas ou o Mundial.

Ah, mas a Copa mostra os jogadores para o Mundo inteiro. Quem entende e conhece o futebol de perto acompanha esses caras desde criancinha. Já chegam na Copa consagrados. Um ou outro aparece mais ali do que apareceria nos campeonatos europeus.

A Alemanha e Espanha tem selecoes onde a maioria dos jogadores jogam em casa. Ás vezes até perto dos pais, avós e amigos. Sao mais unidos quando jogam pelo selecionado nacional. O país também está acostumado a vê-los aos domingos na Bundesliga ou nos campeonatos europeus. Isso faz diferenca.

Bem, nao queria ter falado tanto assim da selecao, mas agora já foi.

Deixei Ela em casa, um pouco alta, é verdade. Busquei o ventilador no Keller, liguei e deixei-a no ventinho, dormindo tranquila e serena.

Deixei a amarela em casa e peguei minha camisa de Ghana. Fui pro buteco da esquina assistir o 1°T na certeza de encontrar um espaco numa mesa alema.

Lá chegando, no Himmelland onde se bebe a famosa Füchschen Altbier, cerveja encontrada somente em Düsseldorf, um gordao de camisa verde me disse que também torcia pelos ganeses.


Ao lado direito, outro cara comecou a puxar papo. Pedi um copo e ali fiquei. O gordao era finlandês, mas holandês de coracao. Havia morado lá uns bons 20 anos. Disse que estavam orgulhosos, que jogaram muito bem e que o Brasil perdeu o jogo no 1°T. Grande novidade. Pelo menos ele nao foi agressivo.

O austríaco do lado direito também torcia por Ghana, mas achava que a Celeste ganharia. Eu torcia pra dar 1x1. Meu palpite no Bolao. Acertei na mosca e agora estou a míseros 3 pontos do líder. Vou ganhar essa bagaca.

Os dentes do austríaco eram podres, amarelos, pra fora. Uma coisa terrível de se ver. Mas era gente boa. Falava muito. Nasceu em Innsbrück, nos Alpes austríacos chegando na Suíca. Disse que nasceu com esquis nos pés. Trabalhava como instrutor nas estacoes de inverno, ensinando, salvando, prevenindo, se divertindo. Perguntei o que fazia na Alemanha. Apontou pra mulher e levantou os ombros como quem diz "nao tive escolha".

Veio a segunda rodada e ele fez questao de pagar. Pedi um frikadele, espécie de bolinho de carne moída, com pao e mostarda. A daqui é uma das melhores do Mundo. Comi a primeira metade, mas a segunda caiu no chao. Os dois olharam o frikadele caindo, mas fui rápido e o peguei. Coloquei de volta no prato, cortei a parte que encostou no chao, enfiei dentro da outra metade do paozinho, passei mostarda por cima e mandei pra dentro. Eles sorriram, deram um gole e a conversa continuou.

Fim do 1°T e da minha cerveja. Paguei, me despedi e fui pra casa ver como Ela estaria dormindo. Tava tranquila, mas quando cheguei a primeira coisa que ela falou foi:

Eu mato
Eu mato
Quem roubou minha cueca
Pra fazer pano de prato

Caí no chao em gargalhadas, ela se levantou e fomos ver o 2°T. E ainda acertei o resultado do Bolao na mosca!

No comments: