Saturday, March 29, 2008

Centenario do Galo (6) - a Frase

Düsseldorf (tomando uma com o Leopoldo)

A frase do Centenário:

"Se um dia tiver jogo do Galo no céu,
eu morro só pra ver ele jogar."

Thursday, March 27, 2008

Where the hell is Matt?!

Düsseldorf (indo pra casa)

Quem me dera fazer 10% das viagens desse maluco e simpático americano.

A idéia foi brilhante. Matt saiu a viajar pelo mundo. Inventou uma dancinha qualquer e a filmava por onde passava. O legal é quem filmava. Eram desconhecidos que ao segurar a câmera a pedido do Matt pensavam estar tirando uma foto.

O site do doidao é wherethehellismatt. O mais bacana de tudo é o video dos lugares e a música escolhida. Perfeita combinacao entre som e imagens.

Aproveitem e usem como inspiracao.

Nada é impossível nesse Mundao de meu Deus!

Viva a Malaysia (4) - Charges

Düsseldorf (um olho no peixe e outro no gato)

Primeiro, a "sensacao estranha" com a colaboracao do ßlog do Capelli.



























Depois, o motivo e a saudade que bateu. Cortesia das F1 Girls.

















Vou fazer as minhas também. As Charges do Bresson vem aí! Tenho algumas idéias.

Tuesday, March 25, 2008

Centenario do Galo (5) - Roberto Drummond

Düsseldorf (o poeta alvi-negro)

Foto: Jonas Júnior, o rei das viagens

















 


O Atleticano é diferente de qualquer outro torcedor. É diferente, pois não se restringe a ser somente torcedor. Ser Atleticano é como casamento. Na saúde e na doença. Nas alegrias e nas tristezas. Mesmo quando a doença parece não ir. E as tristezas teimam em permanecer. O Atleticano é capaz de, após uma derrota humilhante, pegar a camisa no armário e sair às ruas. Mesmo sendo alvo de piadas. Isso por que o Atleticano não torce por um time. Torce por uma Nação. E tal qual em uma guerra. Um cidadão não renega um país. Mesmo que a derrota seja grande. O Atleticano apóia seu time na derrota. Pois os obstáculos engrandecem seu sentimento de nacionalismo. E que me perdoem os que têm apenas títulos. Claro que são importantes. Mas o Atleticano tem algo que os outros nunca terão: tem Paixão!!!


"Se houver uma camisa alvi-negra pendurada no varal num dia de tempestade, o atleticano torce contra o vento."
Roberto Drummond

Centenario do Galo (4) - Comemoracoes

Düsseldorf (overdose atleticana)

Minhas comemoracoes por aqui foram interessantes. Estao em andamento ainda. Hoje rezarei 70 Ave Marias e 800 Pai Nossos até à meia noite.

Depois desfilarei em carro do corpo de bombeiros alemao, vulgo Feuerwerk, pelas ruas de Düsseldorf comemorando o Centenário até parar no meio da ponte cruza o rio Reno. Rio este que antigamente dividia o Império Romano do Ocidente do resto do Mundo. Rio este que foi atravessado pelo Kaiser Napoleao I em sua entrada triunfal pela antiga Prússia em 1811. Um riacho de respeito, nao é pouca bosta.

Jogarei meu escudo de ouro do Galo que carrego no peito desde minha primeira hora de Vida nas águas geladas e revoltas do famoso córrego pedindo por dias melhores, craques intergaláticos e um deca-campeonato mundial em Tóquio.

Quem sabe Drogba, Eto', Kaká e Ronaldinho Gaúcho sejam atraídos pelo Glorioso e implorem por vestir o manto alvi-negro... de graca e pelo resto de suas Vidas?!

Depois marcharei até o centro de Düsseldorf onde, em frente à prefeitura (aqui chamada de Rathaus), entoarei o hino que Vicente Mota tornou famoso e que hoje é cantado em todas as galáxias deste pequeno Universo que nos contempla.

O Clube Atlético Mineiro e sua fanática torcida sao tao grandes, mas tao enormes que a via Láctea é apenas um pixel da letra A da sigla CAM no escudo. Deu pra imaginar a MAGNITUDE?!

VIVA O GAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOO!!!

Centenario do Galo (3) - Convite

Düsseldorf (agora sol, daqui a pouco neva de novo)

Centenario do Galo (2) - Craques

Düsseldorf (vi vários jogando)
 
Arquivo EM
Jorge Gontijo/EM O xodó da massa Segurança no gol atleticano
Do Galo para a Copa do Mundo Auremar de Castro/EM O maior artilheiro da década de 90
Euler Júnior/EM Tetracampeão é do Atlético Arquivo EM O Bomba de Vespasiano
Jorge Gontijo/EM Volta por cima no Atlético Arquivo EM O recordista de títulos
Arquivo EM Classe a serviço do Atlético Arquivo EM O artista da bola
Arquivo EM Dono do gol campeão brasileiro Arquivo EM O capitão de 71
Arquivo EM Nos braços da massa Arquivo EM O 1º atleticano na Seleção
Arquivo EM Raça e técnica no Atlético Arquivo EM O artilheiro Campeão do Gelo
Arquivo EM O eterno goleiro do Galo Arquivo EM O Perigo Louro
O Cruzeiro/ Arquivo EM O 9º maior artilheiro Arquivo EM O cérebro do Trio Maldito
Arquivo EM O Doutor da bola O Pai do Chute


Contribuicao essencial do blogueiro Leonardo Fonseca, vulgo Leozinho. Hoje joga na zaga do Olaria (RJ).

Centenario do Galo (1) - Programacao

Düsseldorf (é hoje!!!)

Segue a programacao que deveria ter sido postada ontem. Ainda falarei sobre o orgulho de ser atleticano e o fanatismo e fidelidade religiosos que acompanham a torcida mais fanática do Mundo.
“Queria aproveitar a oportunidade para fazer uma conclamação ao nosso torcedor nesta semana do centenário. O centenário não é do atual presidente. É do Atlético, de um passado glorioso, campeão do Brasil, do Gelo, campeão dos campeões, de jogadores de tradição, importantes no cenário mundial. Esta é uma festa de todo atleticano, mesmo aquele que momentaneamente ou permanentemente discorda da presidência do Atlético. É uma festa de 100 anos que temos que comemorar com alegria” disse Ziza Valadares, o atual presidente do clube.

Confira abaixo a programação da semana do centenário:
Segunda-feira
16h - Sessão Solene na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no Palácio Francisco Bicalho (Iniciativa dos vereadores Ronaldo Gontijo, Neila Batista, Geraldo Félix, Fred Costa e Reinaldo Lima)
19h - Concentração em bares para a virada (Bares decorados com as cores do Atlético)
- Academia da Carne (Caiçara)
- Ali-babar (Santo Agostinho)
- Amarelinho (Cidade Jardim)
- Anos 50 (Sagrada Família)
- Assacabrasa (Savassi)
- Assacabrasa (Lourdes)
- Bar Bola 7 (Planalto)
- Bar do Primo (Lourdes)
- Bar do Salomão (Serra) (Presença do Mascote)
- Bartiquim (Santa Tereza)
- Boi Prudente (Cidade Jardim)
- Espeto do Manoel (Cidade Nova)
- Já to indo (Barreiro)
- Kambeba’s (Coração Eucarístico)
- Maria da Fé (São Luis)
- Mercearia do Lili (Santo Antônio)
- Puleiro do Galo (Vera Cruz)
- São Bentinho (Santa Lúcia)
- Zero Grau (Buritis)
23h - Vigília na Sede de Lourdes

Terça-feira - dia do centenário
0h - Celebração da Virada
7h - Alvorada de fogos na Praça Sete
9h - Missa do Galo na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem - (Após a Missa, haverá passeata em direção ao Parque Municipal
11h - Homenagem aos fundadores no coreto do Parque Municipal (Marco zero da fundação do Clube) - (Descerramento de placa, banda da Polícia Militar e Charanga do Galo)

Quarta-feira
21h45 - Amistoso Internacional - Atlético x Peñarol - Mineirão

- Os portões serão abertos às 19h e haverá show musical antes da partida com a Banda Jamil e Uma Noites, além de espetáculo pirotécnico, brindes para a torcida (camisas e bolas alusivas ao Centenário), canhões de luz e ambientação do Mineirão, com bandeira gigante e redes em preto e branco.

Quinta-feira
14h - Sessão Solene na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Iniciativa do deputado Roberto Carvalho e demais parlamentares atleticanos) e lançamento do selo e do carimbo dos Correios, comemorativos ao Centenário - Plenário Juscelino Kubitschek.
19h30 - Solenidade do Conselho Deliberativo no Palácio das Artes (Homenagem aos conselheiros e presença da orquestra da Polícia Militar)

Monday, March 24, 2008

Chernobyl?!

Düsseldorf (nevando com sol...)

Nao, nao estou na gelada e radioativa cidade russa, mas aqui mesmo em Düsseldorf.

Impressionante como o tempo vira rápido aqui. De manha, vindo de bike pro trabalho, essa foi a minha visao.




























Sunday, March 23, 2008

Galo 2x0 Tupi

Düsseldorf (bacalhau e bolinho maravilhosos)











9 min - "GOOOOOOL DO ATLÉTICO!!! Danilinho toca para Marques na área e avança. O camisa 10 dominou no alto e mandou para a pequena área de bicicleta. A bola passou livre até Danilinho completar um lindo lance e marcar o segundo gol da partida."


Essa foi a jogada do segundo gol atleticano no Mineirao. Já tá 3x0. Isso nao é um time, é uma máquina do Futebol Arte!!!

Dia 25 é o centenário!!!

Viva a Malaysia (3) - Corrida

Düsseldorf (belo dia. corridinha tranquila!)

Acertei o vencedor, Kimi Raikkonen. A BMW comprovou a forca mostrada na Austrália e terminou em 2° com Kubica registrando o melhor resultado de sua curta carreira. Bom esse polaco. E feio também. Kovalainen completou o pódio.

E o Massa?! Rodou sozinho quando estava em 2°. Deve ter sido culpa dos pneus, desgastados prematuramente. Ou do asfalto malaio liso demais. Ou seria das nuvens de chuva que o distrairam enquanto fazia a curva?! Será que a Ferrari vai jogar a culpa na ECU, a centralina eletrônica padrao fornecida pela McLaren?! Poderiam dizer que havia um bug ou vírus já que a telemetria do carro de Felipe nao acusou nada de anormal.

Nao, nada disso. Massa errou. E errou feio, sozinho. Desnecessariamente. Nao conseguiu abrir vantagem suficiente para Kimi no 1° trecho da corrida. Parou antes que o finlandês nos pits e este, com duas voltas voadoras mais rápidas que a volta da pole, voltou na frente. E dali nao saiu mais, pelo contrário. Abriu uma segura vantagem.

Agora sao 11 x 0 em apenas duas corridas na briga interna da Scuderia. Se a boataria colocou Vettel na Ferrari logo após o fiasco da Austrália, agora serao capazes de dizer que ele já corre no Bahrain ao lado de Kimi.

Acho que é muito carro pra pouco piloto...

Saturday, March 22, 2008

Viva a Malaysia (2) - Qualifying

Düsseldorf (do trampo pra casa, daqui a pouco)

Associated Press

















A pole de Massa com 0.482 de vantagem sobre Raikkonen foi a 10° na carreira do brasileiro. Se nao fizer bobagem na largada, tem tudo pra conquistar a primeira e importantíssima vitória em 2008.

Kimi deve sair mais pesado. Fez o melhor tempo da classificacao voando baixo no Q2, mas perdeu a pole. Nao deve ser enroscar com Felipe, mas sem os sistemas eletrônicos de largada, agora é o piloto quem comanda, nao os engenheiros.

Com a punicao das McLarens pela trapalhada na pista sobre Heidfeld e Alonso, o grid ficou interessante. Kovalainen, que sairia em 3°, e Hamilton em 4°, cairam para 8° e 9°, respectivamente.

As Toyotas surpreenderam. Trulli parte da terceira posicao e Glock da décima.

As BMW subiram duas posicoes também saindo em 4° com Kubica e 5° com Nick cara-de-castor. Vamos ver se o polaco nao perde rendimento durante a corrida. Geralmente é assim.

O leao de treino Mark Webber comeca em 6°, mas nao vai fazer nada, como sempre.

Alonso, o marrento, reclamou das flechas de prata e vai abrir a quarta fila com uma do seu lado direito e outra atrás. Quero ver como vai fazer pra segurá-las.

Lá atrás, destaque para Button e sua nao tao ruim Honda que quase passou ao Q3.

Nelsinho Piquet vive um final de semana de sonhos após a tragédia australiana. Foi um dos que mais andou nos treinos livres, nao rodou, andou próximo do espanhol o tempo todo e larga em 13°. Tem que pensar em evitar as confusoes do início e terminar a prova. O que vier além disso é lucro.

Esse GP promete com as McLaren saindo de trás. E pra melhorar, poderia desabar uma tempestade logo após a largada, igual em Nürburgring ano passado.

Palpites:
Apostaria meus marcos alemaes, que já nao valem mais nada, em Raikkonen pela vitória, seguido de Massa e uma BMW em 3°. Provavelmente Heidfeld.

Lewis e Heikki saem de trás e com certeza mais pesados, mas acho que nao chegam no pódio. Em situacoes normais, claro.

ps. E a tao esperada chuva nao veio. Economia e previsao do tempo é tudo igual. Ninguém confia, mas sempre lê.

Friday, March 21, 2008

Viva a Malaysia (1)

Düsseldorf (caiu granizo 3 vezes... indo pra casa)

Vi apenas o treino livre 2, mas já dá pra tirar algumas conclusoes:

A McLaren fez a melhor volta do dia com Hamilton no finalzinho como quis. Parecia andar poupando os motores com limitacao de giro.

Massa fez o 2° melhor tempo, mas saiu com uma pulga atrás da orelha depois do que fez Lewis.

Será que Jean Todt saiu e levou embora o manual de instrucoes da Ferrari?! Mais uma fez tiveram problemas com Raikkonen. Sutil e Bourdais, que andam com motores Ferrari, também. Será que a bendita, ou maldita, ECU (electronic control unit), a centralina padrao da FIA fornecida e desenvolvida pela rival McLaren, nao se "adaptou" aos motores italianos?! Ou a peca teria um bug ou vírus ali inseridos propositalmente?!

A Honda nao é tao ruim assim. Prova disso foi o 4° tempo de Button. Barrichello ficou em 12° no geral, mas deve melhorar na classificacao. Imagino pelo menos um dos carros salvadores do Planeta no Q3.

Vettel a cada dia confirma sua condicao de promessa/realidade. Colocar uma Toro Rosso em 5°, mesmo em um treino livre, nao é pra qualquer um. Parabéns ao pimpolho e agora melhor amigo do Schumacher.

Nelsinho finalmente estreou. Terminou a 0.003 do Alonso, ou seja, um pentelhésimo de segundo. Nao quer dizer muita coisa pois ele poderia estar de pneus macios simulando a classificacao e Alonso fazendo as chamadas long runs, visando o acerto pra corrida. Mesmo assim andou bem o menino e comeca a apagar a péssima impressao da Austrália.

E vamos ao que interessa às 3h da matina aí no Brasil e às 7h aqui na Alemanha (melhor pra mim).

Thursday, March 20, 2008

Ranking GP Austrália 2008

Düsseldorf (ainda dá tempo de jantar?!)







Pegando a idéia do Grande Prêmio, pretendo dar notas para cada atuacao dos pilotos e equipes ao longo da temporada de Formula 1 que apenas comeca, e muito bem por sinal.

Às notas, na ordem de chegada na corrida. Brazucas em vermelho:

Lewis Hamilton, McLaren-Mercedes MP4/23 (9.5) - Fez a pole, largou bem segurando o Kubica e depois parecia estar passeando tranquilo no Albert Park. Nao foi ameacado em momento algum da prova. Por isso mesmo nao ganha um 10 de cara.

Nick Heidfeld, BMW-Sauber F1.08 (8) - O alemaozinho cara de castor saiu em 5° e conseguiu se manter na frente durante todo o GP, evitando as frequentes confusoes. Passou Rosberg nos boxes e merecidamente ficou no 2° degrau mais alto do pódio.

Nico Rosberg, Williams FW30 (8) - Saindo em 7° após sofrer nos treinos livres, Nico impôs um ritmo forte desde o início. Andou na frente das BMW por muito tempo. A temporada promete pra ele.

Fernando Alonso, Renault R28 (9) - Um dos grandes nomes da prova, andou acima do limite do carro e de si próprio. Os vários abandonos o ajudaram, assim como o erro de Kovalainen na última volta, mas tirou leite de pedra e mostrou por que é bi-campeao.

Heikki Kovalainen, McLaren-Mercedes MP4/23 (8) - Classificou-se muito bem em 3° à frente de Felipe Massa. fez boa largada e seguia rumo à dobradinha das flechas de prata nao fosse a terceira entrada do safety-car. Fez a melhor volta da corrida, mas meteu a mao no limitador de velocidade dos pits perdendo a posicao para Alonso na última volta. Mostrou estar perfeitamente adaptado ao estilo Ron Dennis.

Kazuki Nakajima, Williams FW30 (7) - Largou no meio do pelotao, envolveu-se em dois acidentes, tirando Kubica no segundo. Mudou de estratégia e ainda ganhou dois pontos do céu, mas a sorte sabe escolher seus pilotos.

Sebastien Bourdais, Toro Rosso STR-03 (9) - A estréia do canadense nascido em Le Mans teve de tudo. Classificou-se mal em 17°, mas escapou da bagunca na largada e manteve seu ritmo. Chegou a andar em 4° segurando ninguém menos que Alonso, Kovalainen e Raikkonen. Depois foi traído pelo motor Ferrari a poucas voltas do final. Uma pena, mas promete!

Kimi Raikkonen, Ferrari F 2008 (4) - Apesar da falha da equipe na primeira parte da classificacao, um campeao de F1 nao pode se dar ao luxo de cometer erros tao bobos. Kimi foi bem na primeira metade da corrida, mas depois virou estreante. E dos ruins. Rodou duas vezes e abandonou com problemas na válvula de alimentacao de combustível.

Robert Kubica, BMW-Sauber F1.08 (7) - Nao fosse o erro na última volta lancada e seria o pole. Na corrida foi perdendo rendimento, mudou a estratégia, a equipe nao soube aproveitar a entrada do safety car e no final foi tocado por Naka-san saindo da corrida maluca.

Timo Glock, Toyota TF108 (6) - Era pra largar em 9°, mas a troca de câmbio e ter bloqueado Mark Webber em sua volta rápida o jogaram para 19°. Saiu da confusao inicial e rendia bem até perder o controle do carro numa saída de curva e decolar em um relevo na grama. Machucou o pulso, mas deve correr na Malasya.

Takuma Sato, Super Aguri SA08 (6) - Largou lá atrás e fez o que pode com o carro mais fraco do grid. Saiu por problemas no câmbio.

Nelsinho Piquet, Renault R28 (3) - Decepcionante a estréia do filho de Nelson. Sofreu desde os treinos livres e nao se classificou bem partindo da penúltima posicao. Pelo menos fez boa largada, mas durou pouco no pelotao intermediário. Sua volta mais rápida ficou a mais de 3s da melhor. Melhor apagar tudo e comecar de novo em Sepang.

Felipe Massa, Ferrari F 2008 (1) - Classificou-se apenas em 4°, apesar da grande expectativa e promessas de pré-temporada. Enfiou primeira marcha após a curva 1 onde deveria entrar segunda. Perdeu a traseira e deu no muro. Tentou recuperar-se, mas acabou abandonando com o mesmo problema de Raikkonen.

David Couthard, Red Bull RB4 (5) - O último playboy da F1 fez pouco pra quem andou bem nos treinos livres e partiu em 8°. Vinha apagado a corrida inteira até fechar a porta para Felipe Massa destruindo seu carro. Nunca esperei nada dele.

Jarno Trulli, Toyota TF108 (6) - Vinha bem o italiano de Pescara e chegaria nos pontos se terminasse a corrida, mas... tem sempre um mas na Toyota. Sempre vai bem na classificacao e se perde na corrida. A Vida inteira foi assim...

Adrian Sutil, Force India VJM-01 (7) - Esse alemao ainda vai dar trabalho, podem apostar. É o famoso "come-quieto". Fez o que pode até abandonar por problemas no sistema hidráulico do primeiro F1 indiano da história. Largou dos boxes, diga-se.

Mark Webber, Red Bull RB4 (3) - Ah, o herói local. Famoso leao de treino, só que dessa vez nem isso. Seu freio explodiu na classificacao e abandonou a corrida devido às sequelas de um acidente na largada.

Jenson Button, Honda RA108 (6) - Largar em 12° com a eco-carroca japonesa foi louvável. Envolveu-se na leléia da largada e abandonou na primeira volta.

Anthony Davidson, Super Aguri SA08 (5) - Largou lá atrás e bateu na largada.

Sebastian Vettel, Toro Rosso STR-03 (7) - A nota é apenas pela excelente classificacao passando para o Q3, a última fase. Depois bateu na largada. Será que estará na Ferrari ano que vem?! Talvez nao, mas em 2010 ou 2011 nao tenham dúvidas.

Giancarlo Fisichella, Force India VJM-01 (5) - Fisico chegou perto do Q3, mas ainda falta algo mais. Bateu na largada e foi só.

Rubens Barrichello, Honda RA108 (7) - Ganharia um 9 nao fosse a trapalhada dele e da equipe no último pit stop. Quase passa ao Q1 com a lesma que pilota. Andou bem o tempo todo nao sentindo os efeitos da ausência das ajudas eletrônicas. Caminhava firme nos pontos, talvez até um pódio quando apareceu o 3° safety car. Aí entrou com os boxes fechados alegando pane seca e foi obrigado a um stop & go de 30". Saiu arrastando a mangueira de abastecimento e alguns mecânicos por culpa do homem do pirulito ou lollypop que errou. E por fim, avancou o sinal vermelho na saída dos pits sendo desclassificados. Resumindo: Rubinho precisa se benzer desde 1993 quando rodou sozinho no GP Brasil em 3° partindo pra cima do 2°.

E que venha Sepang!!!

"Não existe Guerra boa nem Paz má"

Düsseldorf (Páscoa sem chocolate...)






















Essa frase é de Benjamin Franklin, cientista, escritor e político nascido inglês e morto americano.

Hoje, 20 de Marco de 2008, completam-se 5 anos do início da absurda Guerra do Iraque. Absurda porque tem como objetivo apenas o controle das reservas de petróleo iraquiano garantindo o funcionamento do Império Americano a preco de banana.

E o atual presidente das Américas, a quem me recuso citar o nome, disse ontem que "O Mundo está melhor, e os Estados Unidos estão mais seguros". Melhor pra ele e sua trupe republicana armamentista e petroleira. E o resto?! Eles nem enxergam e se preocupam com o resto. O resto que se dane.

Engana-se o cowboy que vingou o papai, tirando e matando Saddam Hussein, de que os Estados Unidos estao mais seguros. Multiplicar por 10 os procedimentos de controle de bagagem nos aeroportos nao significa mais seguranca. É muito mais enchecao de saco pra quem viaja do que qualquer outra coisa. Mencionar a palavra bomb hoje em qualquer aeroporto do mundo é o mesmo que xingar a mae. Aconteceu comigo em Amsterdam ano passado. Se fosse em alguma cidade americana, estaria agora este blogueiro escrevendo de Guantanamo.

Há farto material especial no UOL sobre o conflito. Nao sou jornalista, político, intelectual ou sequer um escritor famoso. E nao escrevo tao bem assim para fazer uma análise mais detalhada do assunto, mas é incrível e inaceitável uma guerra como essa no ano de 2008. Sem falar no custo para manter esta operacao por tanto tempo.

Se os americanos sao os super-protetores do Planeta, quem vai nos salvar deles?!

Wednesday, March 19, 2008

Reles insignificantes...

Düsseldorf (chuva, granizo, sol, granizo de novo... é rally?!)



Vi esse video no ótimo Blig do meu amigo don Gomes.

É pra pensar na importância de cada um nesse planeta e o quanto somos "importantes" em relacao ao Universo. Portanto, esqueca aquela briguinha ridícula com sua mulher-namorada-esposa-amante, os orgulhos idiotas que impedem as pessoas de se relacionarem com elas mesmas e com o resto, e por aí vai.

E mil vivas para o pálido pontinho azul!!!

Tuesday, March 18, 2008

Vettel na Ferrari em 2009?!

Düsseldorf (e o circo pega fogo)

Saiu hoje no Grande Prêmio uma reportagem da Autosprint italiana. A Itália Racing também falou o mesmo.

Pode ser pura especulacao ou o famoso terrorismo italiano, mas a batata do Massa comecou a assar. O contrato dele até 2010 seria encurtado em 2 anos. Nicolas Todt é o empresário de Felipe e hoje mesmo Jean Todt, o pai, avisou que larga o osso da Scuderia Ferrari para se dedicar a assuntos mais burocráticos e representar o cavallino na FIA.

Além disso, hoje a Toro Rosso, que anda de motores Ferrari, foi colocada à venda. Essa troca teria o aval de ninguén menos que Michael Schumacher. Após pilotarem juntos na Race of Champions ano passado em Wembley, Schumy e Vettel foram campeoes por equipe.

Tudo se encaixa direitinho e na Formula 1 nada é impossível.

Falem ao Massa que o acelerador precisa de carinho... senao a traseira vai embora e nao tem mais software para ajudar.

Pedro & Frankensheep

Düsseldorf (vai cair granizo?!)



Será que termino o Doutorado assim também?!

Brawn & Theisen

Düsseldorf (nublado, como em toda Alemanha...)

Ross Brawn (Honda) e Mario Theisen (BMW) foram os dirigentes que melhor souberam lidar com as expectativas da imprensa e do público na pré-temporada. Foram os famosos "come quietos" desse início de temporada na Formula 1.

Ross mais ainda. Agora acho que foi até proposital deixar os carros em último nos treinos do início do ano. Ou entao foram pra pista de tanque sempre cheio, evitando fazer voltas realmente rápidas.

Já a BMW, comecou o ano prometendo ser a terceira forca e uma evolucao aerodinâmica agressiva em relacao a 2007. Descobriram alguns problemas que foram rapidamente solucionados e mantiveram o discurso. Mas o golpe de mestre foi nos treinos livres da Austrália onde Kubica e Heidfeld só foram bem somente na última sessao e classificaram-se em 2° e 5° respectivamente. O segundo lugar de Nick foi apenas o primeiro do ano.

Briatore da Renault tentou o mesmo blefe. Alonso também, mas nesse caso o carro ainda é lento e nao surpreendeu ninguém. Estao no mínimo a 1s de McLaren e Ferrari, uma eternidade.

Sunday, March 16, 2008

Hamilton ganha corrida maluca na Austrália

Düsseldorf (daqui a pouco indo pra Krefeld)


















autosport.com © 2008 XPB / LAT.

Lewis Hamilton foi impecável e levou o troféu do primeiro GP da temporada. Conseguiu se manter fora das confusoes e pilotou soberano para sua primeira vitória. Mas o mais importante foi que seus concorrentes diretos ao título terminaram distantes.

Saindo da pole, Lewis só foi pressionado na largada por Robert Kubica da BMW. Depois controlou a prova como quis. Se manteve sempre fora das confusoes e parecia passear pelo pelo Albert Park, em Melbourne.

Nick Heidfeld da BMW repetiu sua melhor performance e da equipe bávara também, terminando em . A experiência e o ritmo constante, além de ganhar a posicao sobre Nico Rosberg da Williams nos boxes, o colocaram no segundo degrau mais alto do pódio. A primeira vitória da BMW está mais perto do que muitos imaginam.

O filho-de-peixe-peixinho-é Nico Rosberg conquistou seu melhor resultado na categoria terminando em . Se a equipe trabalhar bem e o carro for veloz e confiável durante todo o ano, o resto ele garante. Deve tomar mais goles de champagne esse ano. A TV brasileira nao mostrou, mas logo após a pesagem obrigatória dos pilotos, Lewis e Nico se abracaram como velhos amigos relembrando as tantas vezes em que dividiram um pódio nas categorias que correram juntos, desde o kart. Dois moleques rápidos e atrevidos estes dois.

Em o melhor piloto da corrida, Fernando Alonso em seu Renault R28. Andou muito acima do limite do carro e dele próprio mostrando porque é bi campeao. Fez a ultrapassagem mais bela da corrida quando Kovalainen passava Kimi e Fernandito, espertamente, passou os dois de uma vez. No final, a batalha pelo 4° lugar entre Bourdais, ele e Heikki foi sensacional. O finlandês o passou, mas depois, acidentalmente, acionou o botao do limitador de velocidade em plena reta dos boxes e o espanhol recuperou a posicao.

Nao fosse a terceira entrada do safety car e a McLaren sairia da Austrália com uma dobradinha lavando a alma da equipe logo na primeira corrida. Kovalainen estreou bem nas Flechas de Prata mostrando estar totalmente adaptado à Doutrina Dennis. Foi sempre um escudeiro de Lewis, andou sempre entre os ponteiros e travou uma bela briga com Alonso nas últimas voltas. Até o passou, mas foi traído pelos botoes do volante e terminou em marcando 4 pontos no certame. Aliás, a McLaren deveria rever a posicao dos botoes. Problema no botao é foda.

Kazuki Nakajima, o Naka-san filho de Satoru, terminou em um honroso lugar após trocar de bico duas vezes. Tirou Kubica da corrida, é verdade, e ouvi dizer que perderá 10 posicoes no grid da Malasya. A ver. E com isso, a Williams inicia o ano com 9 pontos, 6 do Rosberguinho e mais 3 do bom japa.

Bourdais, o sétimo. Uma pena o motor Ferrari deixá-lo na mao a poucas voltas do final quando estava em 4° (dos 6 motores Ferrari, NENHUM terminou a corrida...). Pra quem duvidava do talendo do canadense que nasceu em Le Mans, ele tratou de mostrar a que veio. Segurou ninguém menos do que Alonso e Kovalainen nas últimas voltas e chegaria na frente, com certeza. Um ótimo comeco e tomara que ele e o outro Tiao da Toro Rosso, o Vettel, continuem assim.

Kimi Raikkonen, o campeao, fez ótima largada e fazia uma corrida honesta até a segunda intervencao do safety car. Nao sei porque nao foi aos boxes nesse momento, mas quando a corrida recomecou, o Iceman cometeu vários erros. Com os pneus desgastados, foi otimista demais ao tentar ultrapassar seu compatriota da McLaren, Heikki Kovalainen, e passou reto numa curva quase ficando na caixa de brita. Depois foi pra cima de Timo Glock da Toyota como um louco. Colocou uma roda na grama, rodou e quase termina sua corrida ali mesmo. Mas o dia nao era mesmo da Ferrari. Algumas voltas depois o motor o traiu fazendo-o abandonar. Como apenas 7 carros terminaram o GP e Rubens Barrichello fora desclassificado, o finlandês cachaceiro acabou ganhando o último ponto com o lugar.

A corrida para os pilotos brasileiros foi um desastre. Massa foi estúpido e apertou o botao chamado acelerador como nos tempos do controle de tracao. Perdeu a traseira na saída da curva 1 e foi direto no muro perdendo o bico e as chances de vitória. Barrichello foi a surpresa do final de semana. É o piloto que menos sentiu a ausência das ajudas eletrônicas e seguia firme nos pontos, talvez até um pódio, nao fosse a Honda ter destruído sua corrida. Além de entrar com os boxes ainda fechados após a última entrada do safety car, quase atropela um mecânico levando a mangueira de abastecimento (culpa do homem que segurava o pirulito, vulgo lollypop) e pra piorar, saiu dos boxes furando o sinal vermelho. Resultado: desclassificacao. E o filho pródigo do tri-campeao, Nelsinho Piquet, decepcionou na estréia. É melhor apagar tudo e comecar de novo na Malasya. Espero que tenha aprendido muito.

ps. No próximo post, minhas notas para cada piloto e equipes, e algumas previsoes para a temporada que comecou muito bem.

Saturday, March 15, 2008

Escondendo o leite - GP Australia 2008

Düsseldorf (ninguém sabe o que vai acontecer)

Hamilton na pole e as BMWs confirmando a história contada por meu amigo polaco ofuscaram a Ferrari. Raikkonen com problemas na bomba de gasolina foi punido e proibido de participar do Q2. Massa nao conseguiu ir além do 4° lugar e, pra variar, jogou a culpa em um problema no aquecimento dos pneus antes da volta rápida. Ele nunca tem culpa de nada.

Vai ser interessante a primeira largada do retorno da era sem controle de tracao. Separaremos as criancas dos guerreiros. Quem larga bem?! Quem larga mal?! Os pilotos conseguirao manter a concentracao e o domínio do carro durante a corrida e debaixo de um calor de 30°?! Sao muitas interrogacoes.

Quero ver também como os carros mais rápidos de Kimi, Webber, Glock e Alonso irao se comportar no início da corrida. Partem pra cima com tudo ou mais uma vez a estratégia de corrida e as ultrapassagens nos pit stops falarao mais alto?!

Uma coisa é certa: a corrida será imprevisível. E tenho um palpite: a primeira vitória da BMW vai chegar mais cedo do que se espera.

ps. e o Nelsinho?! Pressao por pressao, Glock e Bourdais também sofreram. O peso do nome é maior do que qualquer estréia.

Sansão, o primeiro

Düsseldorf (F1 pegando fogo!)

Se Deus disse, quem somos nós para desdizer.

Nas leituras noturnas, deparei com o versículo abaixo. Descobri o primeiro atleticano da humanidade: SANSÃO!

Juízes 15: 4 - Sansão saiu e capturou trezentas raposas; e, tomando fachos, as virou cauda com cauda e lhes atou um facho no meio delas.

Isso aconteceu há mais ou menos 4.500 anos. Senhor eu não me engano, o Sansão é atleticano! Tacou fogo no rabo das raposas! É de comover. Temos que fazer uma bandeira para o próximo clássico: Sansão com a camisa do Galo e os dizeres: O primeiro atleticano da humanidade!

ps. Para quem acha que tudo isso é invencao, confira na própria Bíblia Online no versículo 4.

Tubarão

Düsseldorf (acompanhando o 3° treino livre)
























O que dizer de Steven Spielberg em 1975?! Um reles desconhecido. Acabo de assistir ao filme que tem quase a minha idade. Na verdade sou um ano mais velho. Como passa o Tempo...

Será que minha mae me levou, ainda no colo, pra ver o filme no cinema?! Só pra me deixar corajoso e sem medo do mar?! Vou perguntar pra ela qualquer dia desses.

A sensacao de suspense, nao só pela trilha característica, mas pelas imagens feitas na água e a expectativa do que vai acontecer após cada investida do monstro branco tornaram este o primeiro sucesso do diretor de E.T.

Entre o treino 3 e a classificacao vou ver O Iluminado. Nunca vi. Vergonha.

Thursday, March 13, 2008

Formula 1 2008: Já começou!!!

Düsseldorf (os hábitos foram para o espaço...)

















O atual campeao Kimi Raikkonen e o Kiss, que fará um show nesse final de semana em Melbourne, Austrália, sao apenas parte das atracoes da temporada que se inicia.

Mudancas no regulamento, pilotos estreando e trocando de equipe, duas novas pistas e uma corrida noturna pela primeira vez na história da categoria.

Eu ia fazer uma análise da pré-temporada, dos testes, mudancas e tudo mais, mas como já estamos na sexta 14Mar depois dos dois primeiros treinos livres (só vi o 1° que acabou às 1:45h da matina aqui) vou falar do que vi. Aliás foi complicado aqui na Alemanha. A TV nao transmitiu e gracas a uma dica do Victor Martins durante a narracao dos treinos no Grande Prêmio, consegui assistir atrávés de um link da iTV com alta qualidade de imagem e sem narracao, apenas o som único dos carros da F1.

As Ferraris e McLarens realmente estao nao um, mas vários passos adiante do resto. A diferenca deles para o 5° colocado, Mark Webber com sua evoluída e promissora Red Bull (apesar do australiano ser bom só em treinos) foi de 1.8s. Uma eternidade. Raikkonen voou baixo em sua volta rápida deixando o menino Lewis pra trás. Massa bem que tentou, mas terminou em 3° seguido do ótimo, e já adaptado às flechas de prata, Kovalainen.

As Toyotas surpreenderam também ficando entre os 10 melhores. A Williams decepcionou. Nao marcaram tempos e como nao li nada do que aconteceu, imagino que um problema grave foi detectado em ambos os carros.

Alonso e sua Renault bem que tentaram. O espanhol escapou da pista várias vezes demonstrando estar além do limite do carro e ficou em 6°. Nelsinho finalizou a 2s do companheiro, rodou provocando uma bandeira vermelha e acabou ali com seu treino. Nao conhece o circuito, tem a pressao enorme da estréia... vamos dar Tempo ao garoto.

As BMWs foram outro vexame. Kubica saiu só no final pra marcar um tempo razoável, mas foi apenas o 7°. E o cara de castor Heidfeld foi pior ainda. Parou no meio do circuito por problemas mecânicos e marcou apenas o 16° tempo. Para quem alardeou ser a terceira forca da temporada, foi um comeco pra esquecer.

(Acabo de receber informacoes valiosíssimas de um colega de trabalho polaco sobre as BMWs. Me conta ele que uma reportagem dos pasquins esportivos do Leste informaram que após uma das sessoes de testes em Valência, os alemaes reservaram a pista por dois dias só pra eles. E que tanto Kubica como Heidfeld fizeram tempos melhores do que Kovalainen, o mais rápido naqueles dias. Esse desempenho pífio nos treinos de sexta pode ser apenas um blefe de mestre de Herr Mario Theissen. A ver o que acontece no qualifying.)

E as carrocas ecológicas da Honda?! Pra quem tava em último em quase todos os treinos da pré-temporada, até que nao fizeram feio. Button em 11° e Rubinho um pouco atrás, como sempre, em 15°. Ross Brown já surte efeito ou pura coincidência?!

Os tempos estao aí embaixo:
Pos  Driver        Team                     Time              Laps
1.  Raikkonen     Ferrari             (B)  1:26.461          25
2.  Hamilton      McLaren-Mercedes    (B)  1:26.948 + 0.487  21
3.  Massa         Ferrari             (B)  1:26.958 + 0.497  25
4.  Kovalainen    McLaren-Mercedes    (B)  1:27.114 + 0.653  19
5.  Webber        Red Bull-Renault    (B)  1:28.263 + 1.802  18
6.  Alonso        Renault             (B)  1:28.360 + 1.899  22
7.  Kubica        BMW Sauber          (B)  1:28.579 + 2.118  12
8.  Glock         Toyota              (B)  1:28.913 + 2.452  16
9.  Vettel        Toro Rosso-Ferrari  (B)  1:28.957 + 2.496  22
10. Trulli        Toyota              (B)  1:29.014 + 2.553  23
11. Button        Honda               (B)  1:29.124 + 2.663  25
12. Fisichella    Force India-Ferrari (B)  1:29.230 + 2.769  24
13. Coulthard     Red Bull-Renault    (B)  1:29.301 + 2.840   5
14. Bourdais      Toro Rosso-Ferrari  (B)  1:29.363 + 2.902  32
15. Barrichello   Honda               (B)  1:29.533 + 3.072  17
16. Heidfeld      BMW Sauber          (B)  1:29.561 + 3.100   7
17. Sutil         Force India-Ferrari (B)  1:30.155 + 3.694  13
18. Piquet        Renault             (B)  1:30.357 + 3.896  21
19. Sato          Super Aguri-Honda   (B)  1:31.048 + 4.587   7
20. Davidson      Super Aguri-Honda   (B)  1:31.771 + 5.310   7
21. Nakajima      Williams-Toyota     (B)  1:35.053 + 8.592   3
22. Rosberg       Williams-Toyota     (B)  No time            3

Fonte: autosport.com

Wednesday, March 12, 2008

A Melhor Balada do Mundo

Düsselodorf (criar hábitos é quase impossível...)

É o MOB Festival 2008. Uma rave de 60 horas e mais de 30 artistas. Um navio de 12 andares com bares sem fila. Biquínis aos montes de dia, saias curtas à noite. Cerca de 1000 mulheres (900 gatas!), e – antes que você pergunte – população masculina menor que feminina. O paraíso na Terra passou pelos mares do Rio no verão e nós fomos conferir, eu e Ela!!!



Life is a Loop

Afeganistao + Iraque = US$ 845 bilhões

Düsseldorf (hábitos sao difíceis de ser desenvolvidos...)

















Esse será o valor das duas guerras, Afeganistao e Iraque, em setembro de 2008.

Valeu a pena?! As reservas do Iraque podem ser 200 bilhões de barris. A cotacao atual é de US$ 108 o barril. Isso dá aproximadamente 21,6 TRILHOES de dólares. O "grande" Império agradece, afinal a tranquilidade e Paz mundial estao acima de tudo.

A reportagem do prêmio Nobel de economia Joseph E. Stiglitz e Linda J. Bilmes informa também que a guerra chega a seu sexto ano com um custo de aproximadamente US$ 12 bilhões por mês.

Quanto custa a fome na África?! Enviar dinheiro simplesmente nao resolveria o problema. Seria apenas esmola sem estímulo para que as economias africanas se tornem auto-sustentáveis, mas que US$ 12 bilhões por mês de investimentos em infra-estrutura, saúde e educacao ajudariam, disso nao tenho a menor dúvida.

Esse Mundo tá do meio pro fim, como dizia minha vó.

Vou procurar uma reportagem do Robert Fisk, inglês e mais antigo correspondente de guerra do Mundo. Saiu na Trip e depois publico aqui.

Tuesday, March 11, 2008

Uma foto em 1 milhão

Düsseldorf (desenvolvendo hábitos)

1001 Discos para ouvir antes de morrer

Düsseldorf (quinta meia noite comeca a Formula 1 2008... alelóea!)

É só clicar aqui. Dá para ouvir todos os discos.

Clique na bolinha vermelha com fone antes do no nome do álbum, ou no próprio e depois em "Asculta tot albumul" em romeno, acho.

É música por muito Tempo...

Tuesday, March 04, 2008

Porsche compra VW

Düsseldorf (jetzt: schneeregen, 2° C = agora, chuva de granizo, ou granito diriam alguns incautos)










A Porsche agora tem o controle acionário da VW que comprou a Scania e que já era dona da Audi, Lamborghini, Bentley, Bugatti, Skoda e Seat. Nada mal. Sao 9 marcas no bolso e uma gama completa de veículos, desde pequenos e urbanos até superesportivos e caminhoes.

Aqui Porsche é igual Marea no Brasil. Todo dia vejo no mínimo uns 10 a 20 nas ruas. O Cayman novo é maravilhoso. Tem um branco com rodas negras que de vez em quando fica parado na esquina de casa que é show. Na verdade, um Porsche nada mais é do que um Fusca com aerodinâmica melhorada e motor mais potente. Ferdinand criou o besouro primeiro e depois lancou a baratinha. Aliás, a empresa se chama Dr Ing. h.c. F. Porsche AG. F de Ferdinand.

VW é Fusca e Kombi. O resto é detalhe. O tal Beetle nao me agrada. Coisa pra americano. Milhoes de pessoas choraram o fim da fabricacao do Fusca na fábrica do México em 2005, se nao me falha a memória. Depois falo mais deles.

Scania pra mim sao aquelas antigas, vermelhas e desbotadas que ainda se vê pelas estradas do Brasil. Devem ter uns 500 mil KM e rodado país inteiro umas 20 vezes. E quando a gente passava de carro e buzinava, escutava um urro de locomotiva como resposta.

Audi é a antiga Auto Union com as quatro argolas. Elas representam a Audi, DKW, Horch e Wanderer, marcas tradicionalíssimas na Alemanha. O Waltinho da Volta de Paris é um IFA que nada mais é do que um DKW da antiga DDR, a Alemanha Oriental. Depois da II Guerra, as fábricas que ficaram do lado socialista foram reativadas com outros nomes. Alem da IFA, que fabricou o famoso Trabant (vulgo Trabi) tem a NSU que fabricava motos também, assim como a DKW.

Lamborghini é a Countach, aquela futurista das cartas do jogo Super Trunfo. Quem nunca jogou?! Coincidência ou nao, o carro entrou em producao no ano de 1974 quando eu nasci. Hoje em dia temos os Murciélagos e Gallardos, mas preferia os Diablos que eram mais potentes e robustos.

Bentley vem a ser o carro de luxo da ilha das corridas, UK, Great Britain, Inglaterra, whatever! Acho os carros de hoje em dia muito iguais e feios, com excecao ao projetado pelo designer brasileiro Raul Pires, o Bentley Continental. Custa baratinho...

Bugatti é associada aos superesportivos imediatamente. Lembro-me das primeiras fotos do EB, uma versao protótipo do atual Veyron de 1001 CV, uma tropa de elite. Já vi um no shopping da VW em Berlin na Unten den Linden esquina com Friederichstraße. Esquina mais famosa e cheia de História na Alemanha, impossível. O carro ainda está lá e logo ao lado ficava o Bentley EXP Speed 8 que ganhou as 24H Le Mans de 2003. Depois só deu Audi. Sao maravilhosos, mas extraterrestres.

Skoda é carro com nome de mulher. Comprei uma Fábia. Amanha saio de Octavia e por aí vai. Eram fabricados na antiga Tchecoslováquia, hoje República Tcheca e Eslováquia, das capitais Praga e Bratislava. Os antigos sao charmosos e já vi alguns à venda no ebay.de. Quem sabe um dia!

Seat dominou a abertura do WTCC em Curitiba nesse final de semana. Gabrielli Tarquini, sósia do Mr. Magoo sem óculos, ganhou a segunda corrida. Mas Seat é Espanha, Madrid, Barcelona, Marbella, Sevilla, jamon ibérico, cidra, el Rastro, Atocha, Goya, Picasso, Dalí, touradas, Real e Barca e tantas outras coisas boas. Nao pode ser ignorada. E os carrinhos de hoje em dia sao bonitos até. Esse que o Tarquini pilota é um que me agrada.

E pensar que alem dessas marcas todas, cheias de estórias e História, a Alemanha ainda tem BMW e Mercedes... mas aí já é outro post.