Monday, December 09, 2019

Resenha: Sapiens, uma breve história da humanidade

Viena (indo pra natacao dos fofinhos)

Yuval Noah Harari é um historiador, filósofo, pensador e agora guru nascido em Israel. Estou terminando de ler Homo Deus do mesmo autor. Nao tao interessante como "Sapiens", na verdade bem monótono no meio, mas vou terminar na raca pra fechar a trilogia sobre Passado (Sapiens), Futuro (Homo Deus) e Presente (21 Licoes para o Século 21) do autor. Este último ouvi um audiobook em inglês no aplicativo audible da amazon. Recomendo muito.



"Um livro impossível de ser resumido. Tem que ser lido e tristes são aqueles que não o lerão. Misturando ciência, história, filosofia e economia Harari nos explica por que o Homo Sapiens dominou todas as outras espécies, se espalhou pelo mundo, deixou de ser um caçador-coletor e dominou a agricultura (ou foi dominado por ela) fixando residência, criando propriedades, cidades e impérios.

A criatividade do Sapiens em acreditar em coisas que não existem como o dinheiro, os direitos humanos ou as fronteiras entre as nações nos diferencia das demais espécies e nos fez literalmente os Donos do Mundo. Um exemplo de como a curiosidade do Sapiens movimentou muita gente e teve grande impacto no mundo na época foi a simples pergunta "Qual a distância entre o Sol e a Terra?" A busca pela resposta fez com que a expedição do capitão James Cook iniciasse a conquista e ocupação britânicas da Austrália, Nova Zelândia e tantas outras ilhas ao Sul. Um livro imperdível que merece nota 9,5."

 

O que este livro fez por mim?! Me fez ver a evolucao da espécie humana sobre uma outra perspectiva e contexto históricos. A importância do domínio da agricultura foi essencial para que o Sapiens fixasse residência por longos períodos num determinado local originando assim os primeiros vilarejos que se tornaram cidades e depois impérios.

Publicado no Instagram @pedro_livros em 08/10/2017: https://www.instagram.com/p/BaACCAVFTEP/

No comments: