Friday, December 20, 2019

Resenha: O Zen e a Arte da Escrita

Viena (a toda velocidade!)

Eu avisei que as resenhas ficariam melhores e mais detalhadas com o passar do tempo.

Essa foi publicada dia 07/02/2018 em plena Mata de Sao Joao no Iberostar da Praia do Forte. Está no Instagram @pedro_livros: https://www.instagram.com/p/Be6NxFHlTdd/

Li dois "Bradburys" na sequência e recomendo muito o autor.



"Ray Bradbury publicou mais de 500 contos, roteiros para cinema e teatro, ensaios, estorias e livros somando sua produção ao longo da Vida. Até roteiro para o filme Moby Dick e toda a área espacial do Epcot Center criada nos anos 80 saiu de sua genial cachola. Ainda bem que Ray é um cara generoso e nos presenteou com esse raro livro de não ficção explicando em detalhes seus métodos de criação. E sentencia logo no inicio: PRAZER, ENTUSIASMO e CURIOSIDADE são essenciais para se tornar um bom escritor.

Seu método basicamente consistia.em Trabalho, Relaxamento e NÃO PENSE!!! Explica que ao escrever sistematicamente todos os dias isso se torna um hábito e depois uma rotina. Um ato mecânico como um ciclista pedalando ou um guitarrista tocando cada vez mais a ponto de não pensar pra executar o movimento. Vira um ato automático como respirar onde o escritor não vai mais pensar ao escrever. Tudo vai fluir naturalmente resultando em textos cada vez melhores.

Leitura essencial pra quem almeja escrever melhor."


O que esse livro fez por mim?! Poderia ter feito muito mais se eu seguisse os conselhos de Ray e criasse o hábito de escrever todos os dias. O comediante Jerry Seinfeld tem um método semelhante. Num calendário de parede mostrando o ano todo ele marca com um X todos os dias em que escreveu. Esses Xs vao se ligando uns aos outros e formando uma espécie de corrente. O conselho do Jerry é "Nunca quebre a corrente". Ele escreve todo santo dia desde 1975!!! Nao é à toa que se tornou um dos comediantes mais famosos e bem pagos do planeta.

No comments: