Düsseldorf (um dia de molho...)
A gripe nao me deixou trabalhar hoje. Vou ali tomar um Ibuprofen e já volto...
Voltei. Pude ver "Rastros de Ódio" com John Wayne no papel do herói que sai em busca de vinganca e da menina raptada pelo Cherokees, a Debbie.
O assunto aqui sao os livros. Sempre eles. Na última passada pela terrinha voltei carregado novamente. Tinha prometido nao comprar/surrupiar mais nada, mas nao teve jeito. Vamos as minhas recomendacoes para 2012. Pelo menos é o que tentarei ler.
A primeira lista está aqui. Dela comecei o nr. 7. Cartas a Theo - Van Gogh, li "1984", que faz parte do nr. 12. The Complete Novels - George Orwell, o 22. About a Boy - Nick Hornby está na minha cabeceira, mas nada de comecar e, por último 23. Lolita - Vladimir Nabokov, também iniciado, porém nao terminado.
Preciso acabar com o que inicio. Tem uma garrafa de Johnnie ali pela metade olhando pra mim.
1. Ligeiramente Fora de Foco - Robert Capa. O consagrado fotógrafo de guerra, que adorava ostras blue point com vinho Montrachet, também deixou sua marca na literatura nessa autobiografia.
2. O Aleph . Jorge Luis Borges. Me interessei pelo autor argentino após ler um conto do Torero numa dessas revistas de bordo. Era sobre a cidade de Santos, onde Torero nasceu e cresceu, e seus pontos turísticos. Torero usou um conto do Borges, onde ele encontra a si mesmo num banco de praca, pra falar sobre a cidade que tanto ama. O Aleph é o ponto de partida para se explorar a obra magnífica de Borges, o argentino, nao o atacante do Santos.
3. O Amor é um Cao dos Diabos - Charles Bukowski. O velho safado apronta mais uma. Comprei na Paulista numa das várias bancas vendendo muita coisa da colecao de bolso LM&P. Baratos e acessíveis ao povo sedento por literatura.
4. Era dos Extremos - Eric Hobsbawn. Antigo sonho de consumo, subtraí-lo-o das prateleiras de Janemamae que nada percebeu. Agora tenho comigo a colecao "Eras" que comeca com as "Revolucoes", passando pelo "Capital", depois "Impérios" e terminando nos "Extremos". Tenho dele sua autobiografia, Tempos Interessantes.
5. Carlos Gracie Biografia - Reila Gracie. Veio na mala após insistência e argumentos convincentes do Rato, meu irmao faixa preta de jiu-jitsu.
6. Murder on the Orient Express - Agatha Christie. Esse também tava meio perdido lá em casa, sentindo frio. Resolvi acolhe-lo.
7. O Goleiro de Deus em Preto e Branco - Joao Leite. Autobiografia do maior e melhor goleiro da História do Galo, o Joao de Deus. Recebi o livro de suas próprias e gigantes maos com dedicatória e tudo mais. E uma camisa do Atlético com o 13 atrás autografada por ele e pelo Batista, zagueirao que fazia dupla com o Luisinho no final dos áureos anos 80. Timaco era aquele, pena que nao ganhou nada importante.
Além desses, outros livros alimentaram a listinha de desejos:
- O Mal ronda a Terra - Tony Judt. Recomendado pelo Humorista-mor, só pode ser coisa boa.
- Franca e Adjacências - Amaury Temporal. Janemamae se encantou com os textos desse chef que nas férias aluga uma casa em regioes da Franca e faz dali seu QG para pesquisar ingredientes e prepará-los ao longo dos dias. Uma cozinha bem equipada e grande é o único pré-requisito que a residência deve ter.
Boa leitura a todos e um ótimo 2012.
No comments:
Post a Comment