Com o alcance mundial desse blog e a exposicao fotográfica "O Presente pelo Mundo" deste que vos bloga, sucesso em nove países na Europa e agora exclusivamente no Brasil, chamamos a atencao da mídia interplanetária.
O site Fala Turista me procurou com uma proposta interessante e irrecusável. Eles vao publicar um texto meu sobre, por exemplo, uma viagem que fiz a Borgonha, e eu publicarei um texto deles sobre, neste caso, a culinária de Fortaleza, Floripa e Rio.
Trato feito, segue abaixo a versao enviada pela intrépida Verônica Fassoni, espécie de faz tudo do Fala Turista. Agora só falta eu enviar o meu relato regado a pinot noir e chardonnay pra ela.
Em breve teremos o Truta no Fala Turista.
CULINÁRIA DO RIO DE JANEIRO, FLORIANÓPOLIS E FORTALEZA
Se é verdade que o peixe morre pela boca, o cardume que quiser permanecer vivo, por assim dizer, deve passar bem longe da cozinha do Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza – três cidades que abrigam variados estilos de cozinha para deliciar turistas de norte a sul do país. Só por cada uma das cidades citadas já estar em regiões diferentes uma das outras já dá para sentir que diversidade, aqui, é o que não falta. Mas só quem vai para cada um desses destinos é que sabe o quanto é literalmente gostoso viajar pelo Brasil.
Quem espera viver praticamente uma aventura culinária tem objetivo certeiro em Fortaleza, onde a cozinha parece ter vida própria – assim como sua linguagem, com nomes de iguarias super diferentes e nada pronunciáveis nas outras cozinhas do país. Como não poderia deixar de ser, a comida lá é tipicamente nordestina. O fato de estar à beira-mar não faz com que Fortaleza seja uma cidade onde as iguarias são necessariamente à base de peixe, com vários pratos feitos com carne de porco (sarapatel), paçoca (carne de sol frita com farina) e buchada de carneiro, além de mocotó. Há também churrasco de carneiro e o preparo de peixes não fica de fora, com as moquecas e iguarias que levam caranguejo. Ao escolher pratos de porco, principalmente, peça referências. Se uma aventura gastronômica não for seu forte, peça sem medo um “baião de dois”: prato de arroz com feijão que geralmente vem com carne de sol. E procure hoteis em Fortaleza assim que der vontade de ir: como a cidade é um dos destinos mais procurados do turista no Brasil, às vezes fica difícil encontrar uma data para hospedagem.
Em Floripa, o peixe é mais requisitado, principalmente a tainha – ingrediente de prato que quase pode responder também como personagem folclórico do estado. Lá, o pirão de água de linguiça e o caldo de feijão dominam as especialidades ao lado da própria tainha, seja frita ou ensopada. Fritada de ostra, casquinha de siri e banana frita também fazem parte do típico menu catarinense. No seu hotel Florianópolis peça dicas dos melhores restaurantes para degustação de um bom peixe – sem se esquecer, claro, da famosa tainha.
Já para a capital fluminense, qualquer hotel Rio de Janeiro pode te indicar um bom local para comer a iguaria dos praianos: a velha e boa feijoada. Lá também é servido uma espécie de frango assado chamado Galeto e o feijão preto domina a cozinha do carioca. Além disso, camarão e bacalhau também aparecem para fazer jus ao dia-a-dia de uma cidade de litoral. Nos dias mais frios, peça um caldo verde. E durante o dia, um peixinho nas famosas praias cariocas com uma boa água de coco são sempre ótima pedida para turistas de qualquer parte do Brasil e do mundo.
Curtir essas delícias pelo Brasil é uma aventura e tanto! Você não pode deixar nada relacionado a essa viagem para última hora. Compre suas passagens com antecedência e garanta bons descontos e acesso o site da FalaTurista e faça a reserva do seu hotel favorito. Boa Viagem (e bom apetite)!
No comments:
Post a Comment