Sunday, March 27, 2011

Melbourne 2011 - Vettel com o pé nas costas

Düsseldorf (o ilustre Luquinhas assistiu a corrida comigo)

Como dito, previsto e registrado os rubro taurinos e seu foguete venceram em Albert Park com facilidade. Vettel nao foi ameacado em momento algum da corrida. Hamilton, que partira em segundo, teve que se preocupar mais em defender a posicao de Webber do que atacar o pole.

O alemao campeao ditou o ritmo e controlou a corrida como quis. Parou nos pits, deu uma mijadinha, tomou café e ainda voltou na frente da concorrência. Lewis bem que tentou, mas o assoalho do seu carro se soltou e faíscas voaram em alguns pontos da pista fazendo-nos lembrar dos anos 90. Correu praticamente sozinho, percebeu que seria impossível vencer e se contentou com o segundo lugar. Já pensou no campeonato enquanto seus brilhantes engenheiros nao encontram o pulo do gato pra tirar a diferenca da Red Bull.

Os três primeiros mantiveram suas posicoes, mas lá atrás a coisa mudou completamente. Alonso ficou encaixotado por fora com Button espremendo sua F 150° na grama. Por dentro, Petrov, Massa, Rosberg e Kobayashi se mandaram. O asturiano caiu de 5° pra 9° e teve que recuperar no braco.

Schumacher foi tocado por Alguersuari e iniciou a temporada com o pneu traseiro furado e o resto da corrida em último lugar. Abandonou no meio da prova alegando preocupacao com seu FGTS e PIS/PASEP.

Rubens Pé de Chinello adorou a brita australiana. Passeou mais uma vez por lá no giro inicial. Depois até vinha num bom ritmo até acertar o meio da Flecha de Prata da eterna promessa Rosberguinho. Este abandonou com o motor estourado ou radiador furado. Rubinho cumpriu seu drive through voltando em 16° e quase último, acho.

Massa largou em oitavo pulando pra quinto logo atrás de Petrov que lhe roubou a posicao ainda na metade da primeira volta. Button colou na bunda do brasileiro tentando passá-lo de todas as maneiras. Felipe estava mais lento que o resto e aposto 30 cents de Euro na desculpa dada: problema em aquecer os pneus. Mas os Pirelli nao sao melhores ao seu estilo de pilotagem?! Aguardemos a declaracao oficial. Fato é que enquanto a esperanca nacional segurava Jenson, o gala britânico, Alonso vinha chegando até que chegou de vez. Ah, mas chegar é uma coisa, passar é outra, diria o maior poeta da língua portuguesa vivo. Button usou a chicane e nao devolveu a posicao. Alonso nao quis nem saber. Usou a asa traseira móvel e mandou o brasileiro pra escanteio. O inglês pagou um drive through devolvendo a posicao para o brasileiro. Mas no final recuperou a posicao terminando em 6° tamanha era a diferenca entre os carros com McLaren andando muito mais que a Ferrari. Zacarias foi o nono, perdendo uma posicao em relacao à largada e tomando 1x0 do espanhol. É seu último ano com os italianos. Kubica vem aí, podem apostar.

Enquanto isso, Petrov se mandou de Lada despachando o resto. Manteve ótimo ritmo durante a corrida, a equipe trabalhou com precisao nos pits e o resultado foi um honroso e inédito 3° lugar com champagne para Pátria Mae russa. Lenin e Tolstói deliraram em êxtase.

Webber foi coadjuvante o tempo todo. Deixou Alonso chegar e passar, recuperou a posicao nos pits, mas cedeu novamente. Comeca o ano vendo o companheiro de equipe e queridinho da equipe ganhar de ponta a ponta já deixando claro quem será o líder da equipe. O australopiteco ficou com o 5° lugar e Alonsito de las Astúrias com o 4° e pegando o boi.

Na foto ao lado Vettel perguntou: Entendeu como se faz ou quer que desenhe?!

Dos estreantes, destaque para Sérgio Perez chegando em 7° pontuando de cara e na frente do companheiro Kobayashi, o oitavo. E pra Peter Sauber dando mais uma aula de como fazer muito com pouca grana.

Di Resta andou na frente de Sutil metade da prova, mas chegou atrás. Pelo menos terminou a prova ao contrário de Pastor Maldonado da Williams PDVSA que ficou pelo caminho sem gasolina ou com cisco no carburador devido a "excelente" qualidade da gasosa do Chaves.

Fechando os 10 primeiros, Tiao Buemi e sua Minardi turbinada. Nao vi as Marussias nem as Lotus malaias. E o Heidfeld, correu hoje?!

As borrachas da Pirelli renderam bem suportando a abrasividade da pista, gracas à temperatura amena do outono australiano. Teremos poucas surpresas nas próximas duas corridas. Todos contra a Red Bull, mas com Vettel sempre na frente ditando o ritmo. As McLaren andaram bem mais do que todos esperavam. O cancelamento da prova no Bahrein caiu como uma luva pra turma de Woking. Resolveram os problemas de aderência e tracao entregando um carro confiável e veloz. Nao fosse a péssima largada de Button e teriam somado muito mais pontos.

Depois que eu ler os pasquins virtuais voltarei em edicao extraordinária, caso algo relevante tenha passado despercebido pelo olhar de lince desse que vos bloga.

Vou passear no Rheinpark e já volto. A tabela com o resultado final é cortesia do Grande Prêmio e seu intrépido dono, don Gomes.

F1, GP da Austrália, final:

1
Sebastian VETTEL
Red Bull Renault
ALE
1:29:30.259
58 voltas




2
Lewis HAMILTON
McLaren Mercedes
ING
+22.297




3
Vitaly PETROV
Renault
RUS
+30.560




4
Fernando ALONSO
Ferrari
ESP
+31.772




5
Mark WEBBER
Red Bull Renault
AUS
+38.171




6
Jenson BUTTON
McLaren Mercedes
ING
+54.300




7
Sérgio PÉREZ
Sauber Ferrari
MEX
+1:05.800




8
Kamui KOBAYASHI
Sauber Ferrari
JAP
+1:25.100




9
Felipe MASSA
Ferrari
BRA
+1 volta




10
Sébastian BUEMI
Toro Rosso Ferrari
SUI
+1 volta




11
Adrian SUTIL
Force India Mercedes
ALE
+1 volta




12
Paul DI RESTA
Force India Mercedes
ESC
+1 volta




13
Jaime ALGUERSUARI
Toro Rosso Ferrari
ESP
+1 volta




14
Nick HEIDFELD
Renault
ALE
+1 volta




15
Jarno TRULLI
Lotus Renault 
ITA
+2 voltas




16
Jérôme D'AMBROSIO
Marussia Virgin Cosworth
BEL
+3 voltas





Não completaram/número de voltas:


Timo GLOCK
Marussia Virgin Cosworth
ALE
50






Rubens BARRICHELLO
Williams Cosworth
BRA
49






Nico ROSBERG
Mercedes
ALE
22






Heikki KOVALAINEN
Lotus Renault
FIN
19






Michael SCHUMACHER
Mercedes
ALE
19






Pastor MALDONADO
Williams Cosworth
VEN
10








Melhor volta






Felipe MASSA
Ferrari
BRA

1:28.947
volta 55















Tempo






SOL
ar: 17-18ºC | pista: 17-23ºC

No comments: