Saturday, March 26, 2011

Melbourne 2011 - Qualifying

Düsseldorf (Alonso acaba de comprar um binóculo)

Daniel Munoz / Reuters

Como dito no post com a análise profunda, única e indispensável da temporada 2011 da Formula 1, Vettel só nao ganha amanha, e talvez o campeonato, se um koala bala ficar grudado em seu capacete após ser atropelado.

Além da pole, o alemao bateu o recorde do circuito e comeca a corrida amanha no mesmo lugar onde terminou 2010. Webber teve problemas com o KERS e larga em terceiro com Hamilton fazendo as vezes de presunto no sanduba rubro taurino.

Button completa a segunda fila seguido por Alonso em 5°, a léguas de distância do seu principal oponente ao título. Ao lado do espanhol um surpreendente Petrov da Renault Lotus JPS. Imaginem o que o Kubica nao faria com esse carro?! Brigaria pelo pódio com certeza durante a corrida.

Em 7°, Nico Rosberg metendo 1x0 na testa de Schumacher que decepcionou nao se classificando para o Q3 partindo apenas em 11°. Na oitava posicao do grid Felipe Massa, o rei das rodadas. Perdeu a traseira logo ao sair dos boxes no final do treino classificatório, mas já tinha passado aperto no início quase ficando de fora do Q1.

Fechando o top 10, Kobayashi da Sauber e Tiao Buemi, o suíco da Toro Rosso que mostra mesmo ter um bom carro.

Do resto, vale destacar a estréia de Paul di Resta largando na frente do companheiro de Force India, Adrian Sutil. Rubinho comecou bem a temporada rodando no início do Q2 e estacionando seguramente seu carro venezuelano na brita.

Nick Heidfeld, o substituto do polaco voador na Renault Lotus, fez o de sempre: nada. Eliminado no Q1, ficou com cara-de-castor na canoa tentando explicar o impossível. E pensar que Nico Hulkenbeck e Lucas di Grassi ficaram de fora dessa temporada...

Lá no fundao a Hispania nem vai largar. Pela regra dos 107% seus carros foram mais lentos que o melhor tempo do Q1 após adicionada a tolerância de 7%. Empacotaram as coisas e voltaram pra Espanha. Nem deveriam ter vindo, vexame completo. Ridículo. Mas quem tem um velho indiano pagante como piloto e Vitantonio Liuzi nao merece ir muito longe.

O comportamento dos pneus Pirelli pode mudar o óbvio durante a corrida. Ainda é cedo pra se fazer previsoes, quem para antes e quantas vezes, qual piloto vai cuidar melhor do equipamento e qual vai deitar o sabugo parando mais, mas descontando a diferenca na pista.

Button, Schumacher e até mesmo Webber saem em vantagem nessas situacoes. Vettel, Hamilton e Alonso sao conhecidos por socar o pé e o carro que aguente. Esse ano nao vai ser bem assim. Pelo menos nas primeiras corridas e, dependendo do circuito pra circuito, vai ser mais negócio pisar menos e trocar a borracha com parcimônia do que simplesmente acelerar.

Mesmo assim acho que amanha Vettel leva o caneco com Button em segundo seguido por Hamilton.

E você, meu único leitor, o que acha?!

A tabela de tempos é cortesia de nosso patrocinador e parceiro Autosport.

Pos  Driver                Team                  Time             
 1.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault      1m23.529s
 2.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes      1m24.307s  + 0.778s
 3.  Mark Webber           Red Bull-Renault      1m24.395s  + 0.866s
 4.  Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m24.779s  + 1.250s
 5.  Fernando Alonso       Ferrari               1m24.974s  + 1.445s
 6.  Vitaly Petrov         Renault               1m25.247s  + 1.718s
 7.  Nico Rosberg          Mercedes              1m25.421s  + 1.892s
 8.  Felipe Massa          Ferrari               1m25.599s  + 2.070s
 9.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari        1m25.626s  + 2.097s
10.  Sebastien Buemi       Toro Rosso-Ferrari    1m27.066s  + 3.537s
Q2 cut-off time: 1m25.882s                          
11.  Michael Schumacher    Mercedes              1m25.971s
12.  Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari    1m26.103s
13.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari        1m26.108s
14.  Paul di Resta         Force India-Mercedes  1m26.739s
15.  Pastor Maldonado      Williams-Cosworth     1m26.768s
16.  Adrian Sutil          Force India-Mercedes  1m31.407s
17.  Rubens Barrichello    Williams-Cosworth
Q3 cut-off time: 1m27.222s                          
18.  Nick Heidfeld         Renault               1m27.239s
19.  Heikki Kovalainen     Lotus-Renault         1m29.254s
20.  Jarno Trulli          Lotus-Renault         1m29.342s
21.  Timo Glock            Virgin-Cosworth       1m29.858s
22.  Jerome D'Ambrosio     Virgin-Cosworth       1m30.822s
23.  Tonio Liuzzi          HRT-Cosworth          1m32.978s
24.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth          1m34.293s

107% time: 1m31.266s

3 comments:

Anonymous said...

único não sei, mas eterno leitor sim. mesmo após ser hostilizado várias vezes.

nunca gosto do convencional, ver vettel largando na frente, e tão na frente me deu a impressão de fácil, se fosse na natação diria que é dopping.

torcer para o schummy tá cada vez mais díficil mas vou tentar.

não falou dos estreantes mas gostei deles, di resta e maldonado até me surpreenderam.

quanto a hispania, nunca deveria ter ido, se fosse o bruno senna que estivesse lá eu estaria delirando de alegria nesse momento.

vou de vettel também, acredito que ele irá ganhar, mas vou gorar para o jogo mudar.

concordo que a poupada no equipamento pode mudar a corrida. quem sabe não dá schummy ?

felipe massa ? quem é esse ? tá lá de teimoso. deve ser peixe.

já comprei a breja, salaminho e um belo brie. vou direto até as 3 da madruga.

aguardo o post de amanhã

Anonymous said...

Já estamos no hino

Cade a atualização ?

Pedro Silva said...

falei do di resta sim: "Do resto, vale destacar a estréia de Paul di Resta largando na frente do companheiro de Force India, Adrian Sutil."

atualizacao depois do meu café.