Düsseldorf (o famoso Denny)
Antes de falar sobre o Led recomendo o blog Bier Cool de um ex-colega da PUC e agora amigo Denny. Ele sempre esteve conectado à Confraria dos Engos através do Leo Kroc, meu único leitor. Fizemos várias votacoes para decidir se o Denny entrava ou nao para o grupo e nunca chegamos a um resultado. O problema é que sempre chapavamos demais e ninguém conseguia contar os votos.
O único a conseguir tal facanha, a de entrar pra Confraria, atende pelo nome de Cascao, vulgo Homem Lata. E na turma é chamado de PenetrEngo justamente por ter sido o último. Anda meio sumido e cogita-se expulsá-lo duma vez por todas abrindo espaco para outro Engo. Quem sabe o Denny dessa vez.
Bem, o blog dele é sobre cerveja. Comecou com o livro "Larousse das Cervejas" que ele viu na casa dum amigo. A esperta e observadora esposa o presenteou alguns meses depois. Resultado: tá virando expert em cerva, fazendo amigos a rodo e comendo do bom e do melhor.
Como morador da Alemanha fiz a minha parte contando um pouquinho sobre as marcas daqui e da cerveja tipo Alt. As principais marcas de massa sao a Frankenheimer e a Schlössel. Mas as tradicionais Brauereien (cervejarias) da cidade sao quatro: Füchschen (raposinha) com um site doida e colorido, Schumacher (nada a ver com o piloto), Zum Schlüssel (chave) e Ueriger, a mais tradicional e amarga delas.
As comidas servidas nesses lugares sao fabulosas. Nem passe perto se você é vegetariano ou tá fazendo regime. Se você é o Obelix ou tem o mesmo comportamento dele, entre correndo e antes de sentar pegue um copo. Joelho de porco assado ou cozido, Kasseler, vários tipos de carne de porco, Frikadelles (espécie de bolinho de carne moída) e qualquer salsichao acompanhado da fantástica mostarda da cidade é uma maravilha.
Na saída, peca um Killepitsch como digestivo e volte pra casa com um sorriso estampado no rosto que vai durar até a manha seguinte.
Ah, tava esquecendo da rivalidade entre Düsseldorf e Köln (Colônia). A primeira é a capital do estado da Renânia do Norte e Westfália (NRW) e a segunda a maior cidade possuindo uma das maiores catedrais do Mundo, o Kölner Dom. Acontece que os habitantes da Colonia Claudia Ara Agrippinensium, antiga cidadela romana a beira do rio Reno, só bebem a famigerada Kölsch bier. Eu prefiro as Alt, já que a outra é muito aguada. Gosto nao se discute. Mas outro dia ouvi uma piada com essa cerveja, em inglês:
Which is the similarity between Kölsch bier and to make love in a canoe?!
.
.
.
.
.
It's fucking close to the water...
2 comments:
Injustiça! Eu também sou seu leitor!
E aí Vovô, como vai o Neues Arbeit? Meu desejo é de muito sucesso!
Para informação dos seus leitores: a Bamberg lançou a safra de 2011 da sua Altbier sazonal, produzida no interior de SP. Ainda não provei porque, como tudo de bom neste país, o preço é ridiculamente caro: 7 reais por uma garrafinha de 355mL. Quando der coragem, experimento.
Abração!
ducess (process também!)
Injustiça II, pois tbm sou seu leitor !!
Valeu pela citação do meu blog ! Ainda estou engatinhando, nesse treco. Tenho muito que aperfeiçoar e melhorar. Mas um dia eu chego lá !
Abraço
Post a Comment