Friday, January 21, 2011

Viva o Fusca

Essen (MoU, EPC contract draft, EWA...)

Ontem foi o Dia Nacional do Fusca. Data escolhida porque em 20 de janeiro de 1972 o Fusca bateu o recorde do Ford T e tornando-se o carro mais produzido da História.

O carrinho foi criado por Ferdinand Porsche a pedido do ditador nazista Adolfo, como muito bem descrito e contado pelo humorista-mor aqui. Mas ha controversias em sua estoria.

Antes da guerra a produção dos KDF (Kraft durch Freude Wagen ou "Força pela Alegria") começou sim ja que existem varias fotos espalhadas pela internet da fabrica bombardeada e varios KDFs mostrados dentro da fabrica, destruidos. O carro ja estava pronto, ja tinham os moldes e tudo mais e em varios videos pela internet pode-se ver os Tipo 1 saindo de dentro da fabrica, ou do que sobrou dela...

…”O carrinho de Hitler, no entanto, nunca chegou à linha de produção durante o regime nazista. No mesmo ano do Salão de Berlim, estourou a guerra. E todos sabemos o que aconteceu”…

Na foto do artigo "O carrinho do ditador" citado acima vemos claramente os KDFs em frente a pedra fundamental da fabrica, ou seja, antes da Segunda Guerra.

Alem disso, quem fundou a Porsche foi Ferdinand Porsche sendo responsavel pela fabricação do primeiro VW, mas seu filho Ferry Porsche foi o verdadeiro criador do primeiro modelo Porsche que depois viria a ser o famoso 356. Durante o periodo em que o Dr. Ing. h. c. F. Porsche (Doktor Ingenieur honoris causa) estava preso por crimes de guerra, Ferry resolver criar seu proprio carro ja que nao gostava de nenhum modelo disponivel no mercado.

Mas isso eh Historia, ou são estorias. As minhas com Fuscas não são grande coisa. Sei que o Guidão teve um vermelho, seu primeiro carro, e depois um branco. Ou o contrario, nao importa. Bateu uma vez na subida do tobogã da Contorno, em BH, num acidente onde não teve culpa, diz o BO.

Pulamos para os anos 90. Eu tinha uma namorada cuja mãe, minha então sogra, tinha um Fuscão prateado daqueles feitos a mando do Itamar, não o Adolfo. Subia qualquer rua do Santo Antonio e São Pedro. Dirigi algumas vezes o besouro e sempre gostei da musica emanada pelo possante motorzão 1600.

Sempre que vejo um VW Käffer, o nome alemao do Fusca, pelas ruas do Mundo registro o momento. Abaixo alguns modelos interessantes encontrados pelo Mundo:

Aug2010 na Av. Conde de Valbon, Lisboa - Portugal

Set2010 em frente ao Leme Othon, Cidade Maravilhosa - RJ

Dez2010, Santa Teresa, Belo Horizonte - MG

Dez2010, Humaitá, Cidade Maravilhosa - RJ 

Dez2010, Rua Carangola, Santo Antonio, Belo Horizonte - MG

Pra saber mais sobre Fuscas no Brasil, clique aqui.

3 comments:

O sonho de uma sombra said...

Que é isso, Vovô, tá querendo me derrubar?! hahaha

Eu só disse que a linha de produção ainda não havia começado!

Por linha de produção, eu quis dizer produção em larga escala. Óbvio que já produziam os fuscas antes. Na verdade, estava tudo preparado para o começo da linha de montagem, e os veículos da foto são um exemplo dos primeiros a sair da montadora, em caráter de exibição, não de venda.

Quando a guerra estourou, a prioridade passou a ser a produção de veículos militares, e não carros para a alegria do povo.

E veja que, com a invasão da Polônia, o bigodinho não esperava o contra-ataque imediato dos aliados! Ele achava que aconteceria o mesmo que acontecera com a invasão da Áustria e da Tchecoslováquia: a Inglaterra
iria chiar, mas acabar engolindo. Só que os ingleses não aceitaram uma terceira afronta e declararam guerra. E o bigode teve de rever as estratégias sobre os fuscas.

Por isso as coisas na VW em Wolfsburg mudaram de figura. É verdade, a produção estava planejada para começar imediatamente, mas a nova condição econômica (economia de guerra) mudou todos os planos.

Aliás, não sou eu quem disse isso: está tudo no The Third Reich in Power, do inglês Richard Evans.

Mais um detalhe: o fusca parece ter sido inspirado em um automóvel chamado Tatra, do projetista austríaco Hans Ledwinka. Hitler teria dito a Porsche: "esse é o tipo de carro que eu quero nas minhas Autobahn!" Outra inspiração foi o Maikäfer do húngaro Jozef Ganz que, por ser judeu, não teve seus projetos levados (oficialmente) a sério.

Pra concluir, repito: não houve mesmo produção do fusca nem antes, nem durante a guerra. Apenas em torno de uma dezena de carros tinham sido produzidos antes de 1939, e são estes os que aparecem nas fotos. Mas já estava tudo pronto para a produção em massa. A guerra fez com que mudassem de ideia.

Abraços!
miropti

O sonho de uma sombra said...

Só pra completar, duas informações da Wikipedia:

1) durante a guerra, houve a produção de alguns poucos fuscas civis, destinados principalmente aos nazistas importantes. Nada em escala industrial, que viabilizaria economicamente o investimento.

2) os vídeos com a fábrica da VW em escombros, e com fuscas destruídos, não mostram fuscas, e sim Kommandeurwagen, que eram carros com carrocerias de fusca sobre chassis de Kübelwagen.

(Os Kübelwagen eram os "jipes" nazistas, que aparecem em qualquer filme sobre a guerra.)

De 1939 a 1945, apenas 669 Kommandeurwagen foram construídos. E eram veículos militares, e não destinados ao consumo.

Mais abraços!
nesser

Anonymous said...

Não tenho nem o que comentar, sugiro ao Luiz montar o próprio blog.