Monday, January 24, 2011

Tits, techno & trumpet

Düsseldorf (I love Techno 2003... bons tempos)

O blog mais eclético do Universo apresenta "Berlin calling" filme autobiográfico sobre o DJ eletrônico e alemao Paul Kalkbrenner.

Esperava um festejo de música, cores, luzes e festivais de música eletrônica, mas nao. Estória bem contada do DJ amador Ickarus querendo ser profissional e viver do que mais gosta de fazer. E quem nao quer?! Seu álbum está sempre "quase" pronto, faltando um detalhe aqui e ali. A produtora vai se irritando, o DJ se acabando nas drogas normais (cocaína) e sintéticas (ecstasy, MDMA, PDA e outras tantas que nunca ouvi falar). Tem crises gigantescas de abstinência, briga com a namorada bacana e que o apoia o tempo todo e, entre um set e outro, é internado numa clínica de reabilitacao.

A clínica parece um hospício. Um maluco cabeludo e mudo, outro esquizofrênico com mania de perseguicao, um ajudante de enfermagem que é seu fan e conivente com suas loucuras e está formado o cenário perfeito. Para sua sorte, e talvez por exigência e pedidos insistentes da namorada, Ickarus leva seu laptop e aparelhagem de som para o quarto da clínica. A bela médica, mais velha mas que gosta do rapaz, tenta entendê-lo, ajudá-lo e explicar a ele que com tal quantidade de drogas injetadas no corpo nao vai ter álbum nem agora nem nunca.

Ickarus, que só veste camisas de times e selecoes de futebol e nao tira os raybans, bem que tenta se recuperar. Mas a carne é fraca, o beat é alto e contagiante, a batida perfeita sempre pode ser aprimorada e ele nunca consegue dar um fim ao álbum. Até ser trocado por uma... negona forte e disposta a arrebentá-lo de porrada e ver sua amada e cansada namorada o abandonar.

Mas o Amor é lindo, festival de música eletrônica é como carnaval e a pista do Maria em Berlin é a extensao de sua casa. Paul Kalkbrenner consegue te manter com os olhos pregados na tela, num ritmo hora suave, hora contagiante. E a trilha sonora é de matar... pra quem gosta duma batida perfeita.


Este filme foi indicado, por incrível que pareca, pelo ex-fan número 1 da banda Babado Novo, pelo menino que só ouvia sertanejo. Pelo sujeito que idolatrava Vitor & Leo, mas que gracas a Deus saiu do interior e foi morar na capitar. Capitar do Mundo: Berlin. Isso nao abre a mente, simplesmente ESCANCARA. O nome dele?! Rodrigao, vulgo Mancebo ou Elefante.

O filme me fez lembrar também o Leopoldo Magnífico, meu cunhado doido. Nos tempos de bon vivant em Paris Leopoldo fez uma música sobre a linha B do metrô com efeitos especiais pra cada estacao, inclusive o barulho do trem em movimento, as portas abrindo e fechando, etc. Pois nao é que Paul fez o mesmo! Gravou o abrir e fechar das portas do S-Bahn berlinense, repetiu e mixou o som e fez música em cima.



No comments: