Düsseldorf (Miles é Davis!)
Nao é a continuacao do filme/animacao 300, tao bem resenhado pela máquina de ler livros.
Tampouco o post é sobre Quattrocento e a Arte e Cultura na Itália do séc. XV, fim da Idade Média e início do Renascimento.
Esse post é comemorativo no Truta, um blog que comecou meio que sem querer já em Düsseldorf no agora distante ano de 2006 com apenas quatro posts. Era pra ser um blog de fotos onde a Manuca Pinduca, hoje famosa e renomada fotógrafa paulistana e futuramente baiana Manu Melo Franco, e esse pobre escriba postariam suas chapas. Acabou virando outra coisa completamente diferente. Mas o ßlog de fotos do Pedro Bresson ainda está em construcao, como se fosse uma obra do PAC. Sem data pra inauguracao, mas com a verba já estourada.
Truta é a maneira carinhosa como a Manuca chama seus amigos do peito. Gracas a Deus faco parte desse seleto grupo, acho eu. Digitei o nome dela no Gugou agora e olha o que saiu:
O Flickr dela. Matéria no site Perspectiva. E no Kaunasfoto 2010. A garotinha nao tá fácil nao. A Senhora Modesta disse que nunca ganhou prêmio. Nao ganhou ainda. Ou os jurados ficaram cegos?!
Bem, em 2007 e apenas no mês de Maio nao sei por qual motivo, resolvi postar fotos de Vienna, Krakow (Cracóvia, Polônia) a cidade onde invadi uma casa às seis da matina em busca de uma cama (tenho que contar essa estória, me lembrem), Salzburg na Austria, Budapest (onde fui acordado por um mendigo) e o famoso banho de sacola em Aachen. Foram 14 posts, o número da sorte dEla e agora meu também. Ainda era um blog de fotos intermitente, moribundo, zumbi.
Em 2008 o Truta ganhou corpo e Vida própria. Foco total no automobilismo na maioria de seus 107 posts. Tentei ser repórter de Fórmula 1 e atingi alguns objetivos propostos. Apareci aqui e ali, principalmente no Blig do Gomes, meu chapa e principal responsável pela ampliacao da minha cultura automobilística e antigomobilista. Surgiu a série "Anoes do Mundo" com apenas dois posts em homenagem ao KXA, vulgo Daniel Silveira ou Delegado (DLG) que zoava os pequenos e me perguntava sempre coisas do tipo "Pedrao, você já viu anao andando de escada rolante no aeroporto?!"
Alguns textos avulsos sobre o Mundo que só piora, a rotina, o piloto alemao Wolfgang von Trips, a série "Auf der Straße" que serviria, se tivesse sequência, pra mostrar os tantos carrinhos interessantes que encontro pelas ruas do Mundo, um monte de promessas jamais cumpridas como essa das Sete Artes onde almejo escrever um post por dia sobre cada uma delas incluindo a Fotografia como Oitava Arte. Chega a ser hilária a minha megalomania e vontade de abracar o Mundo. Como diz o ditado, "quem abre muito os bracos aperta pouco". E tivemos o Centenário do glorioso Clube Atlético Mineiro, que nao ganhou nada em 2008 deixando furiosos seus torcedores, como eu. Mas o Galo sofreria muito mais depois disso.
E vislumbres do fotografo amador nessa dupla de chapas Chernobyl-Düsseldorf. Talvez o primeiro Diário de Viagem do blog, voltando de London. A influência inicial explicando a origem do pseudônimo árcade Pedro Bresson e a constatacao do óbvio, ainda escrevendo em minúsculas.
E um texto que realmente vale a pena, esse sim o primeiro Diário de Viagem.
Em 2009, com apenas 61 postagens, o Truta Photos é uma mistura de automobilismo, textos próprios, diários de viagens, críticas sobre filmes e livros, muita música e doideras que deram nesta telha e que valeram a pena virar postagem. Autômatos é simples, mas gostei de reler. A retrospectiva dos 5 anos no Velho Mundo me emociona pelo que já vivi, especialmente junto dEla (ainda devo o texto dos 6 anos, poe na conta). O inesquecível Gerd vindo de Leipzig e suas peripécias da DDR pra GDR e depois pra além mar. Nao sem antes rodar pela última vez no Leste Europeu, ser resgatado em München e pouco depois despachado em Hamburg para Montevideo. Arrependo de nao ter escrito sobre o Waltinho no calor dos acontecimentos. Os diários de Lisboa, a origem de nós todos brasileiros, pelo menos da maioria. O ano termina com o início da série jamais terminada sobre a viagem de Natal e Reveillon pra Big Apple. Fiquei devendo o resto, mais uma vez.
Em 2010 um ano de consolidacao. De mudanca para o estilo já citado acima com menos automobilismo e mais experiências e viagens próprias, causos da infância e adolescência, fatos cotidianos, mas ainda com muita música, livros e filmes. E um GP ou outro aqui e ali pra nao perder o costume. Já sao 210 posts com este. Conquistamos fama internacional, um relato bacana da epopéia que foi passar o Natal em Charlotte ano passado, críticas de filmes como "Hearts of Darkness" (se nao viu ainda, veja agora) e livros como "Nada de Novo no Front". A experiência única de ter conversado com Mr. Concert, outra viagem a Lisboa com direito a show da Anais Nin e muita Formula 1, bem mais do que eu imaginava.
E tem a família com a Marinoca, o Guidao e agora o prometido post Jane e Titas em fase final. Falta muito. O Rato, o Negro, o Murgas, a Vaca, Leocádio, Leopoldo, Dr. Matheus, Jonag, Marizoca, Debrildes, Maraia, Nico, Henrique e principalmente Ela.
Tivemos a fantástica, histórica e inigualável cobertura da Copa 2010 no Truta batendo recordes de audiência. Gastamos milhoes pra manter o Repórter Truta na ativa, entrevistando elefantes, gnus e girafas entre um chopp e outro pra trazer os bastidores do maior evento esportivo do Mundo pra vocês, meus caros leitores fiéis. Pra 2010 já fechamos patrocínio com a barbearia do Gomes, esquina de Fernandes Tourinho com rua da Bahia e alimentacao por conta da Galeria do Ouvidor e seus mágicos pastéis. Cafezinho e pao de queijo do Café Nice e os sapatos exclusivos que o Repórter Truta usará em solo tupiniquim serao fornecidos pela Sapataria do Amigao.
O Brasil nao levou, mas o infame Paulvo de Oberhausen aqui ao lado roubou a cena na Copa.
Mas a melhor crônica de 2010 é de ninguém mais ninguém menos do que Ela, minha amada, idolatrada, salve, salve mulher. Ainda chego lá! Mas relatei os choques culturais na ida (pra mim) ao Brasil e depois na volta.
La Memória - Magritte
As lâminas da nossa memória ficam lá embaixo, sendo sobrepostas dia a dia por novas experiências. Textos recentes como este seriam muito melhor escritos na época do ocorrido, sete anos atrás, mas da imaginacao fértil e de uma boa memória se vale um bom escritor.
Uma coisa é certa: preciso achar Tempo pra escrever mais. Tentar cumprir minhas promessas e dar continuidade às séries criadas e rapidamente esquecidas.
De grao em grao a galinha enche o papo. De post em post escrevo um livro. Ou pelo menos treino pra escrever um, quem sabe um dia.
Darei boas gargalhadas no futuro quando reler este ßlog. Meus filhos e parentes entao se deliciarao com as palhacadas aqui destiladas.
Este espaco é um lugar onde posso despejar tudo que se passa na minha cabeca. Ás vezes nao no mesmo momento. Aqui nao tem nem um décimo dos assuntos e causos que gostaria de contar.
Dedico este post aos meus poucos leitores, alguns conheco bem e pelo nome como o Leo Kroc, a Clara, o Luiz, a Pati, a Jackie de la Barba, o don Gomes e alguns que nao conheco e deixam comenttários como o Fernando. E a minha irma que diz passar por aqui duas vezes por semana pelo menos. E meus dois CUnhados Leonardos, um Leocádio, o outro Leopoldo pra diferenciar.
E a minha linda mulher que amo tanto e sempre me elogia e incentiva. De vez em quando eu acredito quando ela fala que escrevo bem. A alma agradece e o coracao sorri.
Boa noite e que venham os próximos QUATROCENTOS!
8 comments:
Gostei, dos quatrocentos acho que li uns 200, talvez mais.
Contribui com os anões no post do pequeno larapio.
Precisamos falar mais de recordes, esses dias fizeram o maior chocolate do mundo com 4T.
O ideal seria um, HUM, post por dia, salva o café com papaovo.
kroc or die,
tentarei atender sua sugestao.
pq nao assina os comentarios?! acho q nem precisa ne, hehe.
alem de recordes, o que mais vc gostaria de ver aqui?!
abracao,
radsup
Parabéns Vovô, acertou de novo, bela retrospectiva de mais de quatro anos de blog. Gostei muito da ideia!
Outros muitos e ótimos textos e fotos virão, tenho certeza!
Estou só um pouco confuso... nas minhas contas, pelo que consta do arquivo do seu blog, são 389 posts...
Abração e um balimo de goma,
Luiz
eh vero. contei com os 11 drafts ainda nao publicados. de qq forma fica o post comemorativo.
a primeira missao agora eh publicar os rascunhos pro numero ficar certo.
abracao
salve, salve pedro augusto, morenao, lindao, que eu amo!
400 posts: quero mais!!
um beijo
dEla
Não esquenta não Abuelo, você chega logo, logo nos 500 e vai comemorar e bebemorar ainda mais!
beijão!
acrum
pedroca, vc me dá um orgulho danado!
não pare de escrever nunca, vc sabe bem lidar com as palavras e conjugá-las com doses de humor fantásticas!
uma honra i-ne-nar-rável fazer parte deste começo!
avente, truta!
LOVE.
manuca pinduca
ops! avAnte!
Post a Comment