Monday, October 25, 2010

Avanti, Fernando!

Düsseldorf (Caligola é um lixo)

Foto: bbc.co.uk/sport2

E don Fernandito Alonso é o novo líder do mundial de Formula 1. Viu seus principais oponentes, Webber e Vettel, saírem da sua frente e emplacou sua vitória mais importante no ano.

O GP da Korea, que custou a comecar devido ao excesso de preocupacao com a seguranca dos pilotos na chuva, nao teve tantas emocoes como deveria. Após a corrida comecar atrás do safety car e depois ser suspensa, recomecou novamente as 9:05 horário de Berlin. Várias e modorrentas voltas atrás da Mercedes SL 500 depois, Hamilton era o único reclamando com razao e perguntando o por que da demora. Disse que dava pra correr de intermediários, exagerando.

Vettel manteve todos sob controle o tempo todo e logo no início Webber se afobou, passou por cima duma zebra, rodou, ricocheteou de um lado para o outro da pista até ser acertado por Rosberguinho que vinha em 4° e nao teve como evitar a batida. Nova entrada de Bernd Maylander e sua Silberpfeile (Flecha de Prata). Todos aos boxes, menos Vettel e Alonso. Hamilton, Massa - que nao passou e nao foi passado por ninguém na corrida - seguidos por Schumacher se deram bem entrando antes. Uma porca marota da Ferrari deu o segundo lugar a Lewis com Tiao alemao firme na ponta.

Na relargada, vacilo de Hamilton e Alonso passando. Era o segundo e dali nao sairia mais. Vettel controlava o ritmo mantendo uma distância de seguranca de 2 segundos. Lá atrás, Sutil passava um, rodava ou saia da pista e perdia uma ou duas posicoes. E assim foi a corrida inteira. Acho que passou e foi passado pelo Kobayashi e Alguersuari umas 38 vezes. Até que bateu no japa arrebentando a roda dianteira direita abandonando. Schumi fazia boa corrida, seguindo Felipe e sendo seguido por Barrichello. Button, que parara mais cedo pra colocar intermediários, voltou atrás da dupla da Sauber e de Jaiminho. E dali nao saiu mais. Terminou a corrida na frente apenas dos fantásticos Senna e Yamamoto. Um assombro. Deixa assim oficialmente a disputa do título. Tem chances matemáticas sim, mas é mais fácil eu dar a bandeirada do GP em Interlagos do que ele ganhar o bi.

E lá na frente as coisas pareciam definidas com Sebastien, Fernando, Lewis, Felipe, Michael e Rubens nas seis primeiras posicoes. A chuva nao ameacava, ia sumindo aos poucos e o circuito construído no meio do nada e afundado em lama perdia luminosidade perigosamente.

Eis que senao quando Alonso encosta e passa facilmente Vettel na curva 1. Hamilton ia passar quando o motor Renault da Red Bull estoura e manda as chances iminentes de título do impetuoso prodígio alemao para o espaco. Ou pra lama.

Fernandito sorri e agradece a lideranca que caia em seus bracos. Hamilton tentou apertar no fim, mas nao tinha mais pneu para o ataque final. Contentou-se com o ótimo 2° lugar e nao fossem seus abandonos seguidos em Monza e Cingapura estaria brigando com tudo pelo bicampeonato.

Mas se meu pai fosse mulher eu teria duas maes...

Com o resultado de hoje o asturiano chega a 231 pontos, contra 220 do canguru Webber, 210 de Hamilton e 207 de Tiao Vettel.

E Alonso vai cumprindo a profecia que fez para si mesmo durante todo o campeonato. Nao jogou a toalha em momento algum, mesmo quando a Ferrari tinha um carro nitidamente pior que os energéticos. Agora é líder e duvido que dali saia. Sabe jogar o jogo pensando no campeonato como um todo, nas 19 corridas. Nao tentou ganhar corrida alguma na primeira volta, como tantas vezes esse ano tentou Vettel. Este sim perde o título mais ganho de sua carreira.

Já Webber jogou no lixo uma chance de ouro de tornar-se campeao. Ainda nao acabou, mas ficou mais difícil pra ele. Ainda mais sabendo que a Red Bull nao vai fazer jogo de equipe com 50 pontos em disputa. Vettel pode ser campeao, teoricamente. E enquanto existir uma chance eles apostarao tudo no alemaozinho que é o garoto propaganda perfeito pra vender taurina líquida mundo afora.

Se Alonso e a Ferrari ganharem darao uma aula de perseveranca, paciência e sorte, por que nao, em todos na Fórmula 1. Sorte de campeao!

1 comment:

Anonymous said...

Felipe Massa = Rubens Barrichello