Tuesday, April 22, 2008

Catalunya (1) - O Circuito mais exigente do ano

Düsseldorf (Tempo = $$$)

Depois da reclamacao oficial sobre a falta de frequência nas postagens, tentarei ser mais disciplinado.

Esta será minha primeira coluna, que pode ser escrita todas as tercas, por que nao?! Vamos a ela. Sempre em vermelho.

O circuito de Montmeló, na Catalunya, é o mais conhecido dos pilotos e engenheiros. As equipes fazem lá uma média anual de 10 mil km de testes por carro. Nao só o sol é um atrativo e a temperatura amena do inverno europeu, mas por ser uma pista altamente técnica, que em seus 4.627 metros possui todo tipo de curva, lenta, média, de alta, inclinacoes e formas de ataque diversos, retas longas e pontos de freada forte.

Além disso, o clima exerce uma influência importante na pista onde a aderência, ou o chamado grip, pode mudar a qualquer momento exigindo uma análise minuciosa dos engenheiros e pilotos para encontrar o acerto ideal.

Kimi Raikkonen certa vez disse que "Barcelona é imperdoável. Uma pista onde nao se pode esconder seus defeitos." Apesar disso, um bom carro lá, anda bem em praticamente todas as pistas da temporada. Tendo a aerodinâmica como ponto forte, exigindo fisicamente dos pilotos nas curvas de alta e considerando os fortes ventos como fatores determinantes para o acerto do carro, essa pista é especial e separa os pilotos e carros velozes com potencial de ganhar o campeonato dos outros que andam bem em apenas algumas pistas.

As ultrapassagens nao sao fáceis. O melhor ponto é no final da grande reta, na tomada da primeira curva. Ali mesmo onde no ano passado Massa e Alonso se estranharam e o brasileiro jogou o espanhol pra fora, levando a vitória pra casa. Felipe tem uma chance de ouro nas maos. As próximas duas corridas, Barcelona e Turquia, sao circuitos onde ele sempre anda bem e já venceu. Se enfileirar mais duas vitórias, volta com tudo pra disputa do título com confianca redobrada.

A saída das curvas lentas e o desgaste dos pneus, devido ao asfalto abrasivo, sao outros pontos a serem considerados. Os motores também sao muito exigidos, já que os carros ficam quase 13s em aceleracao máxima durante uma volta. Quem estiver usando o motor pela segunda vez tem que ficar esperto.

Por tudo isso, quem vence em Montmeló acaba se sagrando campeao no fim do ano. Em 2007 Massa ganhou a corrida, mas nao levou o título. E na outra única vez que isso aconteceu, um certo Michael Schumacher nao havia vencido lá, mas ganhou o caneco.

1 comment:

Anonymous said...

E o Rubinho ? Se derem um bom carro a ele será que ele ganha ?