Monday, February 18, 2008

Philip Roth é ATLETICANO!!!

Düsseldorf (Now: Sunny, 5° C)


Acabo de ler a ótima entrevista que Mr. Roth deu à Der Spiegel traduzida para o UOL (Parte 1 e parte 2, exclusivo para assinantes).
Entre outras coisas, ele também acha o Bush o pior presidente da história americana (grande novidade), mas diz o porque: o cinismo absoluto ao entrar na guerra, o desprezo pelas Vidas dos soldados americanos e o Tesouro, claro. Além da atitude de indiferenca em relacao ao aquecimento global e a qualquer tentativa de solucionar o problema. Fingindo de égua, como se diz. Ele vai votar no Obama, o negao que pode mudar a História dos EUA.
Sobre a Vida de escritor, revela fatos curiosos no processo de criacao. As frustacoes com a primeira versao, o processo doloroso de escrita, falta de organizacao, idéias que aparecem e somem e sobre sua Vida reclusa no campo. Quando Philip escreve um livro, este nunca o abandona.
Ao iniciar um novo, considera-se um amador já que ninguém nunca escreveu sobre o assunto. A dificuldade é sempre a mesma, apesar da experiência anterior. O medo de nao ser capaz de escrever outro livro ao terminar o atual está sempre presente. Perguntas como “O que é que eu escrevo afinal? O que há para ser escrito?” sao frequentes, mesmo assim um livro novo sai em outubro agora. Disse que tenta escrever uma página por dia. Nesse ritmo, em 1 ano tem 365.
“Sempre tento fazer com que haja algo acontecendo no livro além da história principal.”
Nas nossas Vidas também é assim: sempre acontece alguma coisa além das nossas histórias principais.
Um dia me mudo para o campo e viro escritor.
ps. O entrevistador pergunta se depois de uma certa idade, ele se permite mais liberdade:
“Eu trabalho a maior parte do dia. Em um determinado momento paro para me exercitar e vou a uma piscina no Clube Atlético de Nova York. Quatro vezes por semana. É maravilhoso.”

1 comment:

Anonymous said...

muito legal a entrevista. ainda bem que tem o der spiegel quando falta trabalho...