Friday, March 13, 2020

Coronavirus e o Armaggedom da Humanidade


Viena (escolinhas fechadas até dia 14 de Abril!!!)


Minhas previsoes apocalípticas para o início do fim. Já dizia uma profecia de Nostradamus em 1555 numa de suas Centúrias publicadas no livro Les Prophecies que "uma grande crise econômica afetará a Humanidade, haverá uma seca jamais vista." Os mais e a Bíblia citam algo parecido.

Aqui em Viena desde ontem escolas, universidades, teatros e cinemas estao fechados. Todos os espetáculos e eventos para mais de 500 pessoas foram cancelados. Restriçoes no uso de restaurantes de empresas, metrô bem menos movimentado, e muita gente indo ao supermercado fazer um estoque de seguranca após um jornal local soltar uma lista de mantimentos com duração de 10 dias. Isso é criar pânico desnecessário na população. A partir de quarta que vem os Kindergarten públicos estarão fechados até depois da Páscoa. Os privados devem acompanhar e funcionarão em regime de emergência aceitando somente criancas que realmente nao tem com quem ficar.

Ontem Trump anunciou a proibição por 30 dias de todos os vôos vindos da Europa, exceto UK. Lá os casos já sao quase 600 e as autoridades públicas lutam para tentar controlar o surto do COVID-19. Bela exceção hein, Mr President! Imaginem o impacto disso na economia mundial. A série de eventos cancelados, desde mega encontros das empresas de tecnologias passando por festivais de música, congressos, exposiçoes e feiras de várias indústrias. Sem falar no número infinito de reunioes de negócios, visitas a clientes e tudo que gira ao redor disso. Os restaurantes às moscas, os aeroportos idem. A turma dos cafés, bares e mercados abertos vendendo 10% do que o normal.


Roma vazia após o cancelamento da missa papal dia 8 de Marco (Foto: A. Masiello/Getty Images)

O que esse pessoal vai fazer se essa contenção toda durar mais de um mês?! Demissoes em massa?! Venda de ativos pra compensar os custos fixos e a ausência ou queda brutal das receitas?! Férias coletivas?! Trabalho remoto para evitar grandes concentracoes de pessoas nos escritórios da Vida?!

O efeito cascata é impressionante. Eu tinha uma reunião na segunda que vem, 16 de Marco, aniversário da minha insuperável e inigualável mãe, em Sevilla. Só que o número de casos na Espanha explodiu nos últimos 5 dias. Já estão em 5° lugar na listagem mundial. Já estava pensando no encontro com um ex-colega de Doutorado, nos tapas espanhóis, nas canas geladas, as ramblas e até um provável jogging na manha da terça, 17. Sem falar na reunião em si com um potencial parceiro de negócios.

As plataformas de comunicação tipo Skype, Webex, Zoom, Duo, WhatsApp e afins baterão recordes de uso. É o que faremos na segunda: reunião via Webex. Acho que pra esse kick off inicial tá de bom tamanho. Mais rápido e barato. Quem sabe isso vira uma tendência mundial? Imagina a economia pras empresas?! E o desespero das redes de hotéis com a diminuição drástica da ocupação?!

Meu chefe russo, um otimista inveterado de bem com a Vida e completamente alheio a esse pânico generalizado, disse que, por outro lado, agora é uma ótima época para se viajar. De carro, claro, pois aviao, trem, ônibus, etc. é muito arriscado. Num carro estão ali 4, no máximo 6 pessoas se for uma van, e o ambiente é controlado. Pelo menos teoricamente. Se alguém ali naquele veículo estiver com o vírus incubado sem apresentar sintomas tá todo mundo lascado.

Contei a ele que eu iria hoje a um atacadao fazer uma compra grande de emergência. Ele me recomendou comprar whisky pois será muito importante nos dias em casa, sem poder sair. Claro que segui as ordens imediatamente adquirindo um Monkey Shoulder por um preço pra lá de convidativo.

Na próxima segunda, ao invés de Sevilla devo dar um pulo, de carro obviamente, a Jesenice na Eslovênia pra acompanhar o teste de um produto nosso. O gerente de vendas conta com a presença do time de instalação, mas a maioria mora na Itália. As fronteiras estão fechadas e só passa quem tem atestado médico datado de no máximo 3 dias. Mas esse nosso gerente comentou sobre as estradas pelas florestas onde a fiscalização de fronteira é bem menor ou inexistente. Disse no email, e fiquei curioso, que essas mesmas estradas eram muito usadas na época da Cortina de Ferro quando eslovenos davam umas bandas lá pros lados de Trieste e cercanias sem se importar muito com os Carabinieri. Vou pedir a ele detalhes sobre essa época.

Acabo de ver na minha TV uma foto de Veneza no álbum de fotos aleatórias. Fomos lá em 2009 com tudo pago pelo ex-chefe da Ju. Estávamos com viagem marcada pra lá num feriado em junho quando ele pediu que ela ficasse pra trabalhar num projeto importante. Consegui remarcar as passagens e cancelar o hotel, acho eu. Pra compensar o esforco, Thomas nos convidou pra ir a Veneza com tudo pago. Assim fomos e ainda demos sorte de estar lá justo nos dias de comemoração do padroeiro da cidade, o tal Redentor. Vimos uma queima de fogos de dentro da lancha de madeira alugada iguais as do filme do 007 e brindando champagne. Ou seria Prosecco?! Egal. Ficamos hospedados no Ca` Sagredo, um casarão do século XV na beira do Grande Canal em frente ao Mercado di Rialto. Um hotel suntuoso com piano no café da manha e toda pompa dos venezianos. Tinha um restaurante local logo atrás chamado La Vedova, a viúva acho eu, que servia umas polpetas e vinho da casa de chorar. Thomas dizia às gargalhadas que era uma lanchote. Ele teve que ir embora pra Roma com a amante brasileira e nos deixou mais uma noite paga no palácio. Ali ficamos, desfrutando daquela Vida de milionário por tempo curto. Na noite livre saimos flanando pelas ruelas nos perdendo até encontrar numa praca uma quermesse que comemorava o Redentor. Ali comemos uma costela com polenta e vinho de garrafa pet em copo de plástico como bons venezianos. Nos sentamos numa mesa só de italianos e todos diziam que Veneza era e ainda é uma Disneylândia de adulto. A Vida normal de quem vive ali passa despercebida pelos turistas que estão pouco se lixando pra isso. Querem passar ali alguns dias, comer, beber, se divertir, comprar souvenirs, sujar a cidade e cair fora.

                                                               Foto: Pedro Bresson

Voltemos ao coronavirus. O contato social já está bastante limitado. Quem for solteiro está no sal. Imagine se alguém em sã consciência vai querer abracar e beijar um desconhecido nessa altura do campeonato?! Apertos de mão são artigos raros. Agora é soquinho, como ontem antes e depois do futebol, ou mesmo com a ponta do dedinho. Uns dão apenas um tchauzinho de longe e olhe lá. Com essa quantidade imensa de viagens canceladas e a turma forcada a fazer home office fico imaginando todos aqueles caras que não fazem a menor ideia de como suas casas funcionam, qual é a demanda de seus filhos, onde fica o acucareiro e cadê aquela maldita toalha de banho que não acho nem a pau?! 

Juju minha sábia esposa já prevê um aumento na taxa de divórcios. Nego vai pirar o cabeção. Duas horas com um moleque de 2 anos é mais cansativo do que 8 horas de trabalho. Believe me!!! Passei mais de um ano cuidando dos pimpolhos e foi uma das melhores coisas que fiz na Vida, mas cansa e muito. É atencao total, cuidar da comida, banho, limpar o nariz escorrendo, socorrer quando machuca, ficar de olho pra não se machucar seriamente, gerenciar as birras, dar banho, escovar os dentes, contar estorinhas e fazê-los dormir. Isso quando você não vai junto sem tomar banho e muito menos escovar os dentes. Acorda amassado com uma espada nas costas e uma pecinha de lego na bochecha deixando marcas profundas na sua personalidade. Mas vale cada segundo. Hoje em dia quando chego em casa os dois vem me receber correndo e me dão um abração que reseta minha mente e recarrega meu coração. Nao tem nada melhor.

PornHub Premium de graça na Itália. Tráfico na internet subindo muito por causa dos jogos on line  sobrecarregando a banda larga. Cancelamento de eventos em todo mundo impactando serviços como restaurantes, hotéis, transporte (táxi, uber, etc.) e toda a roda econômica ligada a eles. Aqui na Austria novas medidas de contencao serao anunciadas hoje ainda. A partir de segunda dia 16 provavelmente os aeroportos serão fechados, somente supermercados e farmácias abertas, restriçoes ao transporte público e, em breve, proibição de circular livremente pelas ruas. É o toque de recolher estilo guerra. Assustador!

As próximas semanas serão determinantes para conter o vírus. Nos países onde medidas drásticas foram tomadas desde o início, como Austria, Singapura, Japao e Hong Kong, a curva de crescimento da doença é ascendente, mas moderada. A situação parece ainda estar sob controle. Países onde demoraram a implementar medidas assim como Alemanha, Espanha, Itália, Franca e Irã o total de doentes dobra a cada quatro dias sobrecarregando os sistemas hospitalares. Assim vai morrer muito mais gente.

Enquanto no Brasil o presidente faz piada sobre a pandemia, ele próprio pode ter o vírus, na Europa o alerta máximo está ligado para conter o Coronavirus. Vamos tomar todas as precauçoes necessárias e seguir as medidas implementadas.

Raul Seixas já previra há muito tempo o que estaria por vir. Um gênio!


3 comments:

oskar fanta said...

excelentes reflexoes, li ontem pelo seu post no facebook. e terminar com o sábio raul, esse eu já tinha esquecido. genial. se cuidem, meus caros.

marcelo theo said...

bacana pedro... como sempre seu texto me arrancou boas risadas...

Anonymous said...

embananou tudo, tudo misturado. Devia ter feito 2 posts, fica com preguiça e gera esse texto gigante que atrapalha toda a logística da dieta com o esquema do polvilho. Mas curti.