Saturday, March 21, 2020

A Onda Invisível

Neufeld an der Leitha (viva a casinha!!!)

A onda invisível está impactando a Vida de todos os seres humanos. Comecou sorrateiramente e veio se alastrando, no início em silêncio, depois causando pânico e histeria por onde passou. Veio varrendo da China para a Europa e depois por todo o planeta. Nao há, hoje, uma só pessoa imune e 100% segura. Nem na Segunda Guerra Mundial foi assim.



De repente somos todos leprosos. As pessoas se entreolham com medo uma das outras. Todos podem estar infectados. Álcool gel vale mais do que ouro. Máscaras esgotadas, luvas cirurgicas estao por todos os lados e em várias maos. Recomenda-se 1 metro de distância entre as pessoas, mas por via das dúvidas ficamos 2 metros longe. Como saber quem tem o vírus? Se o cabelo da pessoa ficasse verde seria muito mais fácil. Ou se as orelhas piscassem como um sinal de alerta. Parece mentira.

Saramago
No livro "Ensaio sobre a Cegueira" do português José Saramago escrito em 1995 vivemos uma situacao bem parecida com a atual. O autor narra a história como pretexto para discutir o mundo do final do século XX através de uma doença que deixa as pessoas cegas. O 1° Cego está com o carro parado no sinal de trânsito e, de uma hora pra outra, não consegue mais enxergar. Vê apenas uma nuvem branca.

Ele um oftalmologista, O Doutor, que não entende o que está acontecendo pois os olhos do 1° Cego estão saudáveis. Assim começam as reflexões tao necessárias neste momento. Doutor diz ao 1° Cego: “Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.”

É como se toda a Humanidade soubesse e enxergasse o que está acontecendo com o meio ambiente e os impactos no Planeta, mas nao quisesse enxergar. A grande maioria apoia medidas para combater as mudancas climáticas, reducao de emissoes de carbono, eliminacao de sacolas e embalagens plásticas, limpeza dos rios e oceanos e por aí vai. Mas quais boas acoes cada um faz no dia a dia que servem de exemplo para conscientizar os demais de que mudancas de hábitos sao mandatórias?!



Menos é Mais
O mundo produz comida para 14 bilhoes de pessoas, mas temos 800 milhoes passando fome. Quase 70 norte americanos possuem a mesma quantidade de dinheiro que 50% da populacao dos EUA. Se você acha que esse modelo capitalista selvagem, essa economia de morte, é o certo sugiro procurar um psiquiatra.

Menos trabalho e mais tempo com a família e os amigos. Menos tarefas e mais produtividade e eficiência. Estar ocupado nao é a mesma coisa de estar produzindo. Menos dias de trabalho por  semana e um dia a mais com o Planeta girando num ritmo menor. Menos ganância e mais solidariedade. Menos lucros e mais amor. Menos esbanjamento e mais distribuicao de renda.


O medo de morrer
Schopenhauer (1788-1860), um dos mais celebrados filósofos alemães, afirmou que "a morte é a musa da filosofia". Já Sócrates definia a própria filosofia como "preparação para a morte". Sem a morte seria difícil que tivessem filosofado tanto.

O medo de morrer nunca esteve tao em alta. Todo mundo em pânico se isolando, acabando com os estoques dos supermercados como em tempos de guerra, principalmente papel higiênico, hahaha. Os idosos sao os que mais sofrem, mas pelo menos já viveram toda uma Vida, ou grande parte dela.

Ainda acho que vai morrer menos gente agora do que já morre normalmente quando o planeta está a todo vapor. Agora temos menos acidentes de trânsito, menos violência urbana, menos poluicao, mas por outro lado a violência doméstica, principalmente contra as mulheres, deve aumentar.

Alerta para a Humanidade
O COVID-19 é uma maneira que a Natureza encontrou de tomar as rédeas da situacao. Pode ser também um experimento de ETs, uma espécie de Big Brother Global onde todos estamos confinados dentro de casa, em teoria, e os aliens lá fora assistindo tudo às gargalhadas. A Terra parou por que precisa parar. Cada pessoa é responsável pelo planeta onde vivemos e cada estilo de Vida tem seus impactos. Resta a cada um mudar seus hábitos e dar exemplos positivos. Nao adianta ficar esperando governos, NGOs, celebridades e ditarem o que devemos fazer.

AIDS na África
No auge da epidemia da AIDS nos anos 1980/90 haviam 38 milhoes de pessoas infectadas somente na África. Ainda hoje 15% da populacao na África do Sul tem o HIV. A África subsaariana sozinha respondeu por cerca de 69% de todas as pessoas que viviam com AIDS e 70% de todas as mortes causadas pela doença em 2011.

O Mundo parou por causa disso? Nao parou na época e nem vai parar agora, apesar do número de mortes ser infinitamente maior que o Coronavirus. O mesmo aconteceu com a epidemia do ebola, localizada na África. Nao chegou aos centros urbanos, nao era transmitida pelo ar e, talvez por isso, nao se espalhou. Mas a África está longe e ninguém liga pra ela, sendo bem sincero.

O mundo Ocidental reage da mesma maneira quando um ataque terrorista mata 20 pessoas em Paris e um carro bomba mata 80 almas num mercado em Bagdá. A comocao pelos parisienses é gigantesca, mas para os iraquianos resta uma notinha de rodapé no jornal, se ainda existissem os pasquins impressos.

Economia de Vida
Se a Humanidade nao parar agora e mudar seus hábitos desconfio que nao teremos outra chance. Cada um deve servir de exemplo aos demais. Se dermos o exemplo mudando nossos hábitos em casa, nas comunidades onde vivemos, colegas de trabalho, vizinhos, amigos e familiares já será um grande impacto. Isso tudo multiplicado tem o poder de realmente alterar o curso das nossas Vidas. E nossos filhos terao um futuro menos sombrio.








1 comment:

Anonymous said...

Curti. Quem sabe esse confinamento muda o hábito e teremos o velho trutão de volta... quem sabe.