Friday, March 27, 2020

Elimine a China da sua Vida

Neufeld an der Leitha (... e veja o que acontece)

As teorias da conspiracao estao por aí. Uns dizem que o vírus foi plantado pelo exército americano no coracao da China para conter o avanco da potência do Oriente. Um texto apócrifo assinado por Noam Chomsky, o maior intelectual vivo e crítico feroz do imperialismo americano, detalha essa operacao.

Outros já contam que foi a China quem criou o COVID-19 em laboratório, espalhou primeiro em seu próprio território e depois pelo mundo. Já sabiam os impactos internos, quantos morreriam, como fariam pra reduzir a epidemia enquanto o resto do planeta se descabela pra tentar deter a pandemia.

Já que a China é pintada como o grande vilao da História pela maioria, facamos um exercício. Experimente eliminar a China da sua Vida e veja o que acontece. Comecando por este laptop onde escrevo. É da HP americana, mas fabricado na terra de Mao Tsé Tung.

E os celulares? Tirando os da Samsung a grande maioria é fabricada lá, vide Apple e afins, quando nao sao made in China mesmo como o meu Huawei que gosto bastante, os Xiaomi da Vida e tantos outros genéricos.

A fábrica do mundo está por todos os lados. A China responde hoje por uma parcela duas vezes maior no comércio global do que em 2003 quando surgiu a epidemia de SARS. Sao os maiores compradores de matéria prima do mundo. Desde insumos agrícolas, graos, minérios, gás e petróleo, a a lista é extensa. E a dependência do mundo também.



The Four Elegant Accomplishments (Kin Ki Sho Ga)

Atualmente, a China é o maior exportador mundial de bens semiacabados com cerca de 35% da parcela mundial. Índia, Indonésia, Bangladesh, Tailândia, Camboja ou Paquistão dependem desses bens semiacabados para os incorporarem em suas exportações de produtos acabados. Na Europa só para Espanha, Itália, Alemanha e Holanda, em 2018, a China exportou mais de USD 28 bilhões destes produtos semiacabados, enquanto que para os EUA esse valor foi superior a USD 37 bilhões.

Algumas multinacionais produtos acabados tentaram no curto prazo substituir a China por outro destino produtivo, mas nao encontraram substitutos. Mas muitas dessas multinacionais estão estudando alternativas para reduzir a dependência da China procurando novos locais de produção. Os países do Leste Europeu sao alguns dos prováveis destinos desses investimentos como a Polónia, Hungria e Roménia.

O Agribusiness brasileiro é bastante dependente da China também. Pra piorar, o acordo recém firmado entre EUA e China deve reduzir as exportacoes do agronegócio brasileiro. A saída seria ampliar os negócios com o Oriente Médio e sudeste asiático.

Antes de sair cacando as bruxas e apontando o dedo em culpados o mundo deve, primeiro, conter a pandemia, encontrar rapidamente um remédio pra curar os infectados e, em paralelo, buscar incessantemente por uma vacina eficaz. Além disso, rever nosso modo de Vida e o modelo neo-liberal esgotado que concentra renda nas maos de poucos e destrói o planeta.

Saturday, March 21, 2020

A Onda Invisível

Neufeld an der Leitha (viva a casinha!!!)

A onda invisível está impactando a Vida de todos os seres humanos. Comecou sorrateiramente e veio se alastrando, no início em silêncio, depois causando pânico e histeria por onde passou. Veio varrendo da China para a Europa e depois por todo o planeta. Nao há, hoje, uma só pessoa imune e 100% segura. Nem na Segunda Guerra Mundial foi assim.



De repente somos todos leprosos. As pessoas se entreolham com medo uma das outras. Todos podem estar infectados. Álcool gel vale mais do que ouro. Máscaras esgotadas, luvas cirurgicas estao por todos os lados e em várias maos. Recomenda-se 1 metro de distância entre as pessoas, mas por via das dúvidas ficamos 2 metros longe. Como saber quem tem o vírus? Se o cabelo da pessoa ficasse verde seria muito mais fácil. Ou se as orelhas piscassem como um sinal de alerta. Parece mentira.

Saramago
No livro "Ensaio sobre a Cegueira" do português José Saramago escrito em 1995 vivemos uma situacao bem parecida com a atual. O autor narra a história como pretexto para discutir o mundo do final do século XX através de uma doença que deixa as pessoas cegas. O 1° Cego está com o carro parado no sinal de trânsito e, de uma hora pra outra, não consegue mais enxergar. Vê apenas uma nuvem branca.

Ele um oftalmologista, O Doutor, que não entende o que está acontecendo pois os olhos do 1° Cego estão saudáveis. Assim começam as reflexões tao necessárias neste momento. Doutor diz ao 1° Cego: “Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.”

É como se toda a Humanidade soubesse e enxergasse o que está acontecendo com o meio ambiente e os impactos no Planeta, mas nao quisesse enxergar. A grande maioria apoia medidas para combater as mudancas climáticas, reducao de emissoes de carbono, eliminacao de sacolas e embalagens plásticas, limpeza dos rios e oceanos e por aí vai. Mas quais boas acoes cada um faz no dia a dia que servem de exemplo para conscientizar os demais de que mudancas de hábitos sao mandatórias?!



Menos é Mais
O mundo produz comida para 14 bilhoes de pessoas, mas temos 800 milhoes passando fome. Quase 70 norte americanos possuem a mesma quantidade de dinheiro que 50% da populacao dos EUA. Se você acha que esse modelo capitalista selvagem, essa economia de morte, é o certo sugiro procurar um psiquiatra.

Menos trabalho e mais tempo com a família e os amigos. Menos tarefas e mais produtividade e eficiência. Estar ocupado nao é a mesma coisa de estar produzindo. Menos dias de trabalho por  semana e um dia a mais com o Planeta girando num ritmo menor. Menos ganância e mais solidariedade. Menos lucros e mais amor. Menos esbanjamento e mais distribuicao de renda.


O medo de morrer
Schopenhauer (1788-1860), um dos mais celebrados filósofos alemães, afirmou que "a morte é a musa da filosofia". Já Sócrates definia a própria filosofia como "preparação para a morte". Sem a morte seria difícil que tivessem filosofado tanto.

O medo de morrer nunca esteve tao em alta. Todo mundo em pânico se isolando, acabando com os estoques dos supermercados como em tempos de guerra, principalmente papel higiênico, hahaha. Os idosos sao os que mais sofrem, mas pelo menos já viveram toda uma Vida, ou grande parte dela.

Ainda acho que vai morrer menos gente agora do que já morre normalmente quando o planeta está a todo vapor. Agora temos menos acidentes de trânsito, menos violência urbana, menos poluicao, mas por outro lado a violência doméstica, principalmente contra as mulheres, deve aumentar.

Alerta para a Humanidade
O COVID-19 é uma maneira que a Natureza encontrou de tomar as rédeas da situacao. Pode ser também um experimento de ETs, uma espécie de Big Brother Global onde todos estamos confinados dentro de casa, em teoria, e os aliens lá fora assistindo tudo às gargalhadas. A Terra parou por que precisa parar. Cada pessoa é responsável pelo planeta onde vivemos e cada estilo de Vida tem seus impactos. Resta a cada um mudar seus hábitos e dar exemplos positivos. Nao adianta ficar esperando governos, NGOs, celebridades e ditarem o que devemos fazer.

AIDS na África
No auge da epidemia da AIDS nos anos 1980/90 haviam 38 milhoes de pessoas infectadas somente na África. Ainda hoje 15% da populacao na África do Sul tem o HIV. A África subsaariana sozinha respondeu por cerca de 69% de todas as pessoas que viviam com AIDS e 70% de todas as mortes causadas pela doença em 2011.

O Mundo parou por causa disso? Nao parou na época e nem vai parar agora, apesar do número de mortes ser infinitamente maior que o Coronavirus. O mesmo aconteceu com a epidemia do ebola, localizada na África. Nao chegou aos centros urbanos, nao era transmitida pelo ar e, talvez por isso, nao se espalhou. Mas a África está longe e ninguém liga pra ela, sendo bem sincero.

O mundo Ocidental reage da mesma maneira quando um ataque terrorista mata 20 pessoas em Paris e um carro bomba mata 80 almas num mercado em Bagdá. A comocao pelos parisienses é gigantesca, mas para os iraquianos resta uma notinha de rodapé no jornal, se ainda existissem os pasquins impressos.

Economia de Vida
Se a Humanidade nao parar agora e mudar seus hábitos desconfio que nao teremos outra chance. Cada um deve servir de exemplo aos demais. Se dermos o exemplo mudando nossos hábitos em casa, nas comunidades onde vivemos, colegas de trabalho, vizinhos, amigos e familiares já será um grande impacto. Isso tudo multiplicado tem o poder de realmente alterar o curso das nossas Vidas. E nossos filhos terao um futuro menos sombrio.








Monday, March 16, 2020

Outras linhas sobre o Coronavirus

Neufeld an der Leitha (a bendita casinha é a salvacao da lavoura!)

Dizem que nos momentos de crise é quando o ser humano se revela. Na Austrália os supermercados estao abrindo mais cedo só para os mais velhos comprarem suas necessidades antes de todo mundo evitando o contato com muita gente. Em UK uma turma se organizou pra fazer compras a quem nao pode ou está impossibilitado. Na Itália a cantoria e as brincadeiras nas sacadas dos edifícios está aliviando a Vida de todos por lá. Sem falar no aviao de especialistas enviado pela China ajudando no combate ao vírus.

E no Brasil?! Bem, em Pindorama o presidente pateta decumpriu recomendacoes de ficar isolado após a viagem aos EUA e saiu ontem abracando e beijando o gado que ainda o apoia. Diz o Estadao que em 58 minutos ele cumprimentou 272 pessoas. Ainda soltou essa: "Quando você proíbe futebol e outras coisas, parte para uma histeria. Proibir isso ou aquilo não vai conter a expansão. Devemos tomar providências, pode se tornar uma questão bastante grave, a do vírus. Mas a economia tem que funcionar porque não podemos ter uma onda de desemprego.” (CNN Brasil)." Belíssimo exemplo. Mais preocupado com a economia do que a saúde da populacao.

Sinceramente, nao sei até quando vai a paciência dos donos do poder no Brasil. Esse sujeito vai terminar sozinho, abracado ao Moro esbravejando contra tudo e todos até espumar e morrer afogado em sua própria saliva.



Mas o que dizer de um país onde os trend topics do Twitter hoje eram sobre o paredao no Big Brother enquanto o mundo inteiro fala do Coronavirus?!

Recebi um email do Uber hoje, em alemao. Esses caras vao quebrar. Quem teria coragem de pegar um Uber com esse vírus aí?! E qual sujeito sairia catando passageiros pela cidade sendo exposto a um risco desnecessário? Sem demanda nao tem oferta e vice-versa. Aqui jaz um modelo de negócios que vinha revolucionando o mundo. Até encontrarem a vacina, a bendita. Dizem que 35 estao sendo testadas e Israel tá na frente. Dizem...

A Uniao Européia decidiu fechar hoje as fronteiras. Alemanha já tinha cerrado tudo do lado oeste, já que o leste estava fechado faz alguns dias. A Áustria já nao recebia trens nem avioes da Itália e na semana passada restringiu a vários outros países. Na sexta quatro russos colegas de trabalho vieram a Viena pra uma reuniao com meu chefe, aquele citado no último post sempre de bem com a Vida e eternamente bem humorado, alheio a tudo isso. Perguntei a ele se tinha feito compras. Me contou que aproveitou a espera no aeroporto pra comprar macarrao. "Só isso?!" perguntei. Ele disse que "sim, só isso." Detalhe: ele tem quatro filhos e o mais novo é um bebê que vai fazer 1 ano.


A partir de hoje, tudo aconteceu hoje, estamos em casa. A recomendacao é sair o mínimo possível. Escolas já estavam fechadas desde a semana passada, mas agora os Kindergarten também. Supermercados, drogarias, farmácias, postos de gasolina, correio, vendas de cigarro e algumas reparticoes públicas funcionam normalmente. Espacos públicos fechados, inclusive parquinhos. Só pode sair de casa quem for trabalhar, e nao puder fazer home office, ou pra fazer compras essenciais, ou ajudar quem precisa. Grupos de 4 pessoas ou mais vistos juntos em espacos públicos serao multados. Quem abrir seu negócio durante a proibicao leva uma paulada de 30.000 EUR no lombo.

Na teoria é uma prisao involuntária, mas na prática nao é bem assim. Se você sair pra correr sozinho ou com sua esposa, por exemplo, sem problemas. Pode passear com a família na natureza, desde que mantenha uma distância de seguranca dos outros. Levar o cachorro pra dar uma volta e fazer suas obrigacoes também é permitido.

Temos uma casa pertinho de um lago a meia hora de Viena. Viemos pra cá na sexta trazendo o essencial. Ontem voltei lá e peguei mais um monte de coisas "essenciais" e fiquei pensando na situacao. Parecia uma fuga ou preparacao pra guerra. Como se fugissemos de um furacao. tsunami ou enchente prestes a acontecer na cidade. Tudo isso com tempo e calma, sem stress pra sair de lá e chegar aqui. Sossegado.

Pensei nos judeus durante a 2a Guerra sendo retirados de casa à forca, enfiados num trem e deportados só com a roupa do corpo. Isso em si já é uma violência e trauma que nao consigo imaginar. Chegando nos campos de concentracao alguns já iam direto pra câmara de gás enquanto os mais fortes e saudáveis iam trabalhar, mas viveriam uma Vida miserável até o fim de seus dias. A morte era um alívio. Estou terminando de ler "Man Searching for a Meaning" do Viktor Frankl, um austríaco que sobreviveu a Auschwitz. Ele era psicólogo e vivia ali na pele a degradacao física e psicológica de cada prisioneiro sabendo a fundo o que cada um vivenciava. Uma aula de sobrevivência e viver o presente.

Hoje sai pra comprar mais coisas "essenciais" sem contar papel higiênico que nao existe mais. Virou artigo de luxo. Uma cagada aqui custa 20 EUR. Em Viena deve ser mais. No supermercado as pessoas se entreolham desconfiadas. Nao olham mais diretamente no olho. Todo mundo é suspeito de um crime. Uma mulher passava a léguas de distância da pessoa mais próxima. Quase saia correndo quando alguém chegava muito perto. Ela mesma me pareceu estranha e portadora do vírus. A compra mais interessante foram sementes de tomate, abobora, basilikum (manjericao), couve e alface, além da terra orgânica. Quem tem uma casinha com terreno ao ar livre tem tudo!!! Os meninos estao adorando mexer na terra. Sem falar que relaxa bastante.

A sábia Mae Natureza parece nos dar uma licao. Resolveu tomar as rédeas da situacao e parar o planeta. Talvez esteja apenas tentando se livrar do seu maior parasita: o homem. Ou pelo menos chacoalhar as estruturas e sistemas existentes mostrando que todo esse individualismo e egoismo, essa busca incessante pela riqueza, felicidade, esbanjacao, tiracao de onda sem fim, e a ganância de um lado e as desigualdades de outro nao podem continuar. Essa economia de morte que exaure os recursos do planeta tem que ser transformada numa economia de Vida. Assim disse John Perkins, ex- assassino econômico a servico dos EUA em seu livro que li recentemente.


A turma toda presa em casa nao terá alternativas. Os casais vao se entender e aprofundar os relacionamentos. Ou entao será uma onda de divórcios em massa. Que assim seja e cada um libere a Vida do outro pra se relacionar com alguém mais interessante ou que encaixe melhor em sua Vida. Pais e maes impacientes vao pirar de vez ou respirar fundo e observar seus filhos. Tentar entender suas demandas. Abracar, dar carinho, beijar, rir das situacoes. Dar banho pode ser uma festa e nao um estorvo. As refeicoes também. As empresas também vao perceber que muita gente consegue ser produtiva trabalhando de casa e podem surgir oportunidades de cortar custos com reunioes e viagens desnecessárias quando a pandemia estiver sob controle.

Ontem eu trouxe o som e todos os livrinhos de músicas clássicas do Gabriel. Agora a pouco ele quis ouvir Schubert. Pulou logo pra faixa 2 "Ave Maria". Nós quatro, eu, Ju, Gabito e Rafael, ficamos dancando ao som dessa música que invade a alma e traz Paz. Sem celular, tv, netflix, nada. Somente nós e a música.



Espero que a maioria das pessoas do mundo facam desse limao uma limonada e saiam revigorados com relacionamentos mais fortes e uma maneira diferente de viver neste planeta único que é a casa de todos nós.

Friday, March 13, 2020

Coronavirus e o Armaggedom da Humanidade


Viena (escolinhas fechadas até dia 14 de Abril!!!)


Minhas previsoes apocalípticas para o início do fim. Já dizia uma profecia de Nostradamus em 1555 numa de suas Centúrias publicadas no livro Les Prophecies que "uma grande crise econômica afetará a Humanidade, haverá uma seca jamais vista." Os mais e a Bíblia citam algo parecido.

Aqui em Viena desde ontem escolas, universidades, teatros e cinemas estao fechados. Todos os espetáculos e eventos para mais de 500 pessoas foram cancelados. Restriçoes no uso de restaurantes de empresas, metrô bem menos movimentado, e muita gente indo ao supermercado fazer um estoque de seguranca após um jornal local soltar uma lista de mantimentos com duração de 10 dias. Isso é criar pânico desnecessário na população. A partir de quarta que vem os Kindergarten públicos estarão fechados até depois da Páscoa. Os privados devem acompanhar e funcionarão em regime de emergência aceitando somente criancas que realmente nao tem com quem ficar.

Ontem Trump anunciou a proibição por 30 dias de todos os vôos vindos da Europa, exceto UK. Lá os casos já sao quase 600 e as autoridades públicas lutam para tentar controlar o surto do COVID-19. Bela exceção hein, Mr President! Imaginem o impacto disso na economia mundial. A série de eventos cancelados, desde mega encontros das empresas de tecnologias passando por festivais de música, congressos, exposiçoes e feiras de várias indústrias. Sem falar no número infinito de reunioes de negócios, visitas a clientes e tudo que gira ao redor disso. Os restaurantes às moscas, os aeroportos idem. A turma dos cafés, bares e mercados abertos vendendo 10% do que o normal.


Roma vazia após o cancelamento da missa papal dia 8 de Marco (Foto: A. Masiello/Getty Images)

O que esse pessoal vai fazer se essa contenção toda durar mais de um mês?! Demissoes em massa?! Venda de ativos pra compensar os custos fixos e a ausência ou queda brutal das receitas?! Férias coletivas?! Trabalho remoto para evitar grandes concentracoes de pessoas nos escritórios da Vida?!

O efeito cascata é impressionante. Eu tinha uma reunião na segunda que vem, 16 de Marco, aniversário da minha insuperável e inigualável mãe, em Sevilla. Só que o número de casos na Espanha explodiu nos últimos 5 dias. Já estão em 5° lugar na listagem mundial. Já estava pensando no encontro com um ex-colega de Doutorado, nos tapas espanhóis, nas canas geladas, as ramblas e até um provável jogging na manha da terça, 17. Sem falar na reunião em si com um potencial parceiro de negócios.

As plataformas de comunicação tipo Skype, Webex, Zoom, Duo, WhatsApp e afins baterão recordes de uso. É o que faremos na segunda: reunião via Webex. Acho que pra esse kick off inicial tá de bom tamanho. Mais rápido e barato. Quem sabe isso vira uma tendência mundial? Imagina a economia pras empresas?! E o desespero das redes de hotéis com a diminuição drástica da ocupação?!

Meu chefe russo, um otimista inveterado de bem com a Vida e completamente alheio a esse pânico generalizado, disse que, por outro lado, agora é uma ótima época para se viajar. De carro, claro, pois aviao, trem, ônibus, etc. é muito arriscado. Num carro estão ali 4, no máximo 6 pessoas se for uma van, e o ambiente é controlado. Pelo menos teoricamente. Se alguém ali naquele veículo estiver com o vírus incubado sem apresentar sintomas tá todo mundo lascado.

Contei a ele que eu iria hoje a um atacadao fazer uma compra grande de emergência. Ele me recomendou comprar whisky pois será muito importante nos dias em casa, sem poder sair. Claro que segui as ordens imediatamente adquirindo um Monkey Shoulder por um preço pra lá de convidativo.

Na próxima segunda, ao invés de Sevilla devo dar um pulo, de carro obviamente, a Jesenice na Eslovênia pra acompanhar o teste de um produto nosso. O gerente de vendas conta com a presença do time de instalação, mas a maioria mora na Itália. As fronteiras estão fechadas e só passa quem tem atestado médico datado de no máximo 3 dias. Mas esse nosso gerente comentou sobre as estradas pelas florestas onde a fiscalização de fronteira é bem menor ou inexistente. Disse no email, e fiquei curioso, que essas mesmas estradas eram muito usadas na época da Cortina de Ferro quando eslovenos davam umas bandas lá pros lados de Trieste e cercanias sem se importar muito com os Carabinieri. Vou pedir a ele detalhes sobre essa época.

Acabo de ver na minha TV uma foto de Veneza no álbum de fotos aleatórias. Fomos lá em 2009 com tudo pago pelo ex-chefe da Ju. Estávamos com viagem marcada pra lá num feriado em junho quando ele pediu que ela ficasse pra trabalhar num projeto importante. Consegui remarcar as passagens e cancelar o hotel, acho eu. Pra compensar o esforco, Thomas nos convidou pra ir a Veneza com tudo pago. Assim fomos e ainda demos sorte de estar lá justo nos dias de comemoração do padroeiro da cidade, o tal Redentor. Vimos uma queima de fogos de dentro da lancha de madeira alugada iguais as do filme do 007 e brindando champagne. Ou seria Prosecco?! Egal. Ficamos hospedados no Ca` Sagredo, um casarão do século XV na beira do Grande Canal em frente ao Mercado di Rialto. Um hotel suntuoso com piano no café da manha e toda pompa dos venezianos. Tinha um restaurante local logo atrás chamado La Vedova, a viúva acho eu, que servia umas polpetas e vinho da casa de chorar. Thomas dizia às gargalhadas que era uma lanchote. Ele teve que ir embora pra Roma com a amante brasileira e nos deixou mais uma noite paga no palácio. Ali ficamos, desfrutando daquela Vida de milionário por tempo curto. Na noite livre saimos flanando pelas ruelas nos perdendo até encontrar numa praca uma quermesse que comemorava o Redentor. Ali comemos uma costela com polenta e vinho de garrafa pet em copo de plástico como bons venezianos. Nos sentamos numa mesa só de italianos e todos diziam que Veneza era e ainda é uma Disneylândia de adulto. A Vida normal de quem vive ali passa despercebida pelos turistas que estão pouco se lixando pra isso. Querem passar ali alguns dias, comer, beber, se divertir, comprar souvenirs, sujar a cidade e cair fora.

                                                               Foto: Pedro Bresson

Voltemos ao coronavirus. O contato social já está bastante limitado. Quem for solteiro está no sal. Imagine se alguém em sã consciência vai querer abracar e beijar um desconhecido nessa altura do campeonato?! Apertos de mão são artigos raros. Agora é soquinho, como ontem antes e depois do futebol, ou mesmo com a ponta do dedinho. Uns dão apenas um tchauzinho de longe e olhe lá. Com essa quantidade imensa de viagens canceladas e a turma forcada a fazer home office fico imaginando todos aqueles caras que não fazem a menor ideia de como suas casas funcionam, qual é a demanda de seus filhos, onde fica o acucareiro e cadê aquela maldita toalha de banho que não acho nem a pau?! 

Juju minha sábia esposa já prevê um aumento na taxa de divórcios. Nego vai pirar o cabeção. Duas horas com um moleque de 2 anos é mais cansativo do que 8 horas de trabalho. Believe me!!! Passei mais de um ano cuidando dos pimpolhos e foi uma das melhores coisas que fiz na Vida, mas cansa e muito. É atencao total, cuidar da comida, banho, limpar o nariz escorrendo, socorrer quando machuca, ficar de olho pra não se machucar seriamente, gerenciar as birras, dar banho, escovar os dentes, contar estorinhas e fazê-los dormir. Isso quando você não vai junto sem tomar banho e muito menos escovar os dentes. Acorda amassado com uma espada nas costas e uma pecinha de lego na bochecha deixando marcas profundas na sua personalidade. Mas vale cada segundo. Hoje em dia quando chego em casa os dois vem me receber correndo e me dão um abração que reseta minha mente e recarrega meu coração. Nao tem nada melhor.

PornHub Premium de graça na Itália. Tráfico na internet subindo muito por causa dos jogos on line  sobrecarregando a banda larga. Cancelamento de eventos em todo mundo impactando serviços como restaurantes, hotéis, transporte (táxi, uber, etc.) e toda a roda econômica ligada a eles. Aqui na Austria novas medidas de contencao serao anunciadas hoje ainda. A partir de segunda dia 16 provavelmente os aeroportos serão fechados, somente supermercados e farmácias abertas, restriçoes ao transporte público e, em breve, proibição de circular livremente pelas ruas. É o toque de recolher estilo guerra. Assustador!

As próximas semanas serão determinantes para conter o vírus. Nos países onde medidas drásticas foram tomadas desde o início, como Austria, Singapura, Japao e Hong Kong, a curva de crescimento da doença é ascendente, mas moderada. A situação parece ainda estar sob controle. Países onde demoraram a implementar medidas assim como Alemanha, Espanha, Itália, Franca e Irã o total de doentes dobra a cada quatro dias sobrecarregando os sistemas hospitalares. Assim vai morrer muito mais gente.

Enquanto no Brasil o presidente faz piada sobre a pandemia, ele próprio pode ter o vírus, na Europa o alerta máximo está ligado para conter o Coronavirus. Vamos tomar todas as precauçoes necessárias e seguir as medidas implementadas.

Raul Seixas já previra há muito tempo o que estaria por vir. Um gênio!