Sunday, August 03, 2014

Tutankhamon e Companhia

Meerbusch (estou lendo Istanbul de Orhan Pamuk)

Assim como os dois relatos abaixo esse também foi digitado in loco, 11 days ago.

Kairo (o rei menino)

O Museo Nacional do Cairo, ou Museu Egípcio, é uma jóia rara muito bem guardada. Os tesouros ali sao incontáveis e incalculáveis. Tudo amontoado no primeiro edifício do Mundo planejado e construído para ser um museu. É necessária a habilidade de um Sherlock para encontrar a descricao das pecas. O conteúdo caberia facilmente num complexo pelo menos três vezes maior que o atual. As obras do novo Museu Egípcio estão em andamento, mas sabe-se lá quando ficará pronto.

Recusei a estimada oferta de um guia para me mostrar o essencial em duas horas e fui direto ver Tutankhamon. Me arrependi depois. O rei menino tem uma ala especial muito bem guardada nao só por cameras como também astutos vigias. Fiquei ali admirando a mascara mortuária com o abutre e a cobra no alto simbolizando a protecao dos deuses do Alto e Baixo Egito, respectivamente. O Segundo e o terceiro sarcófago também estão ali expostos. O primeiro ficou lá perto de Luxor no Vale dos Reis onde a tumba KV62 foi encontrada em 1922 praticamente intocada por um arqueólogo ingles naquela que é considerada até hoje a maior descoberta de todos os tempos. Ó faraó mais famoso de todos foi mumificado e colocado em três sarcófagos, um dentro do outro. A mascara mortuária protegia seu rosto e uma espécie de armadura em joías cuidava do resto. Mais sobre o Rei Menino aqui.

Outro ponto alto do museu é o Salao das Múmias. Ambiente com temperature e umidade controlada para guardar os corpos mumificados de pessoas normais, príncipes e princesas e grandes reis e rainhas como os faraós Ramsés II, III, IV e V. O terceiro é o mais famoso e deu origem àquela série de cinco livros escrita por Christian Jacq. Agora tenho que ler a saga de qualquer jeito. Outra ala mostra animais embalsamados. Sim, muitos deles eram considerados sagrados e acreditava-se que seus espíritos sairiam e entrariam nos corpos das pessoas enterradas com eles. Tinha cachorro, bezerro e até crocodilos com filhotes embalsamados!

O Vale dos Reis fica no Alto Egito, lá embaixo (olhando o mapa) ou lá em cima em relacao ao curso do Nilo, perto de Luxor, antigamente chamada de Tebas. Dizem que um cruzeiro entre Luxor e o Cairo é das viagens mais inesquecíveis de uma Vida.

Quem sabe um dia farei com Ela e Gabriel à tiracolo.

No comments: