Thursday, March 15, 2012

Formula 1 2012, vai comecar

Saarbrücken (me sinto um Saarlander)

Finalmente a angústia tem data pra acabar. Amanha, ou daqui a pouco, comecam os treinos livres para o GP da Australia de 2012.

Mas antes, preciso atualizar o blog em relacao a temporada passada. O último post sobre F1 foi este aqui uma semana após o GP da Malaysia de 2011. Era apenas a segunda corrida do ano que teve Vettel como vencedor, Button segundo e o cara de castor e desempregado Heidfeld com uma entao surpreendente Renault.

Criei também mais uma das séries fantasma do blog que nunca tem continuidade. Os Velhos Tempos da F1 teve uma única e mísera edicao. Nao pode nem ser chamada de série ainda.

O que aconteceu depois?! Em 140 caracteres por corrida resumirei as acoes do ano passado pra dar uma relembrada na galera.

GP da China, Shanghai
Vettel fez a pole, mas chegou em 2° com Hamilton ganhando. Depois veio Petrov com a Renault detonando. Era blefe de início de temporada. Webber fez a volta mais rápida e sorriu.

GP da Turquia, Istambul Park
Vettel fez a pole, a quarta seguida, e ganhou com Webber em 2° seguido por Alonso desesperado por um carro mais rápido. Webber fez a volta mais rápida e sorriu de novo. O domínio de Sebastian era mais do que evidente.

GP da Espanha, Barcelona
Webber dessa vez foi o pole mas adivinha quem levou o caneco?! Sim, Vettel. Quarta vitória na temporada. Lewis foi segundo e cravou o giro mais veloz. O canequinho menor foi para o entao discreto Button. Webber?! Apenas 4°.

GP de Monaco, Monte Carlo
A pole?! Você já sabe. Quem foi ao degrau mais alto do pódio?! Você também já sabe. Vettel e sua quinta acachapante vitória no mítico circuito de rua que teve o prazer de me receber em 2005 para ver a vitória de Kimi Raikonnen de McLaren. Alonso dividiu o champagne do Principado em 2° com Button em 3°. O rolé mais ligeiro, vulgo migalha, quem marcou foi o canguru Mark Webber. O campeonato já parecia decidido.

GP do Canadá, Montreal
O maravilhoso circuito Gilles Villeneuve viu mais do mesmo: Vettel cravando a pole, sua 6ª no ano, mas o viu perder a vitória na última volta para um guerreiro de nome Button. Webber, Mr. Discreation, levou o terceiro posto. A volta mais rápida, talvez a última, foi para Jenson.

GP da Europa, Valencia
O circuito mais monótono do ano viu três vezes o nome de Sebastian no topo. Barba, cabelo e bigode. Perdeu a graca... Alonso em 2° e Webber em 3° completaram o pódio. E o Massa, tava correndo esse ano?! Schumacher?! Rosberg?! A Mercedes nao tinha comprado a Brawn em 2010 e voltado com as flechas de prata?!

GP da Inglaterra, Silverstone
Pelo segundo ano seguido essa foi a única corrida que perdi no ano. Uma pena, pois veria algo diferente com Webber na pole, Alonso fazendo a volta mais rápida e incrivelmente levando o caneco. Vettel foi apenas o 2°... talvez o início de uma crise, hehe. E o canguru pantola Webber contentou-se com o terceiro posto.

GP da Alemanha, Nürburgring
Em casa Tiao jamais decepcionaria, mas quem cravou a pole foi o canguru perneta. A melhor volta foi pra Hamilton que, nao satisfeito, levou a vitória também. Vettel?! Ficou longe do pódio em 4°, seu pior resultado na temporada. A crise crescia incontrolavelmente. Os rubro taurinos se descabelavam...

GP da Hungria, Hungaroring
O circuito só nao é mais chato que Valência por causa das húngaras e por que Hermann Tilke ali nunca encostou o dedo. Ou já?! Só sei que Sebastian entrou no carro revoltado antes do Q1 jurando vinganca. Fez a primeira de uma nova série de cinco poles seguidas, a de nr. 8 no ano. Mas chegou em segundo, atrás de Button, mestre na arte de conservar borracha. Em terceiro Alonsito de Oviedo, bufando feito um touro em Las Ventas. A volta mais rápida foi conquistada por um fênix que atende pelo nome de Felipe Massa.

GP da Bélgica, Spa Francorchamps
Favorito de 11 entre 10 pilotos, o circuito cravado nas florestas das Ardenhas teve a honra de me receber em duas ocasioes. A primeira durante a sessao de treinos coletivos em Julho de 2007. Depois na corrida de mesmo ano, aquela quando Lewis e Fernando fizeram a Eau Rouge lado a lado nas McLarens. Kimi ganhou com a Ferrari. Descobri que o finlandês dá sorte quando estou no circuito. Vettel fez a pole, mas dessa vez ganhou. Webber foi 2° marcando também a melhor volta e Button o terceiro.

GP da Itália, Monza
Ainda verei uma corrida no templo da velocidade. A pole vocês já sabem quem fez. O alemaozinho de Heppenheim ganhou brilhantemente a corrida Button em 2° seguido por Alonso que continuava desesperado por um carro mais rápido. Hamilton, se envolvendo numa confusao atrás da outra, fez a volta mais rápida e nao sorriu.

GP de Singapura, Marina Bay
Corrida noturna, visual espetacular, mas o circuito nao ajuda muito. Mais um Tilkódromo sem sal. Vettel fez a pole (já escrevi isso onze vezes) e ganhou com Button em 2° seguido por Mark “Coala” Webber. Jenson fez também a volta mais rápida e a alegria de seu pai bonachao, John Button, e de sua gatinha Jessica Michibata.

GP do Japao, Suzuka
Mais um circuito das antigas, palco de grandes decisoes. Lá Vettel fez mais uma a pole. Nao cansa nao?! Button ganhou com Alonso em segundo e Sebastian apenas em 3°. Outra crise vindo?! Button dedicou a volta mais rápida a seu antigo companheiro de Honda, Rubens Pé de Chinello.

GP da Coréia do Sul, Yeongam
Finalmente algo novo no P1 antes da largada. Hamilton foi o responsável por acabar com a série interminável do alemaozinho voador. Mas nao adiantou nada. Vettel ganhou a corrida com os dois pés no difusor e ainda levou a volta mais rápida. À plebe ignara restaram o 2° lugar pra Lewis e o seguinte para o sumido Webber que com a mesma Red Bull nao fazia nem metade do companheiro.

GP da Índia, Buddh
Quem diria, um GP de Formula 1 na paupérrima e imunda Índia. Só mesmo Bernie Ecclestone pra conseguir tirar tanta água de pedra. Adivinhem quem voltou pra pole pra nao mais sair até o fim do ano?! E levar o caneco e cravar a volta mais veloz?! Vettel. As migalhas do segundo e terceiro lugares ficaram para Jenson e Fernando que quase pedia pra voltar pra barra da saia da mamae em Oviedo.

GP de Abu Dhabi, Yas Marina
Lindo por fora, monótono por dentro. Assim sao as modelos maravilhosas de hoje em dia e o circuito em questao. Nao falo mais quem saiu da P1, okay?! O mais veloz foi o canguru perneta. A vitória caiu no colo do controverso Hamilton após a roda traseira do carro do campeao se soltar inexplicavelmente fazendo-o abandonar ainda na segunda curva. O feliz Alonsito foi 2° seguido de Button firme e forte na luta pelo vice campeonato.

GP do Brasil, Interlagos
A pole nao me interessa, cacete. Vettel dominou a corrida toda, mas deixou Webber ganhar. Jenson foi o terceiro na corrida e o 2° no campeonato. O canguru também fez bonito cravando a volta mais veloz. Vi a corrida só até a volta 25. Depois me mandei pra Arena do Jacaré com Ramirinho e cia. ver o meu Galo massacrar o Botafogo, 4x0 fora o baile. Monstro espacial Butinius me levou na beira do gramado, tiramos foto e o escambau. Matamos quase um litro de Black antes de entrar. O resto foi consumido nas comemoracoes em pleno estacionamento setelagoano.

No comments: