Saarbrücken (viva o astro Rei)
Pela primeira vez na história da categoria teremos seis campeoes mundiais nas pistas. Schumacher, Alonso, Vettel, Raikonnen, Hamilton e Button. O video oficial da FOM mostra bem isso:
Antes de ver o resultado dos treinos de hoje em Albert Park, Melbourne farei minhas previsoes mirabolantes para a temporada de Formula 1.
Cada equipe será analisada superficialmente baseado no que andei lendo nos sites e blogs por aí. Por ordem de importância, aí vao elas:
Red Bull
Chega como favorita indiscutível. Fez uma sólida pré-temporada onde se preocupou mais em dar confiabilidade do que velocidade a um carro que já nasceu rápido. Vettel o batizou de Abbey, mas nao explicou o motivo. Sebastiao é o favorito ao tri pelo que mostrou na temporada passada, está mais amadurecido e sabe que a pressao esse ano será bem maior. Tanto interna como da concorrência. Adrian Newey fez outro foguete, pelo menos é o que parece.
Mas esse ano o domínio no comeco da temporada nao será acachapante como em 2011. Mark Webber já disse que se querem parar Vettel é melhor comecar no sábado. O alemaozinho bateu ano passado o recorde de poles que pertencia a Mansell. Tudo bem que foi num número maior de corridas, mas sair da posicao de honra do grid foi a chave para a maioria das vitórias ano passado.
O canguru deprimido Webber sabe que se nao mostrar servico e marcar muitos pontos para a equipe nao terá seu contrato renovado no verao europeu. Veio com aquele discurso a la Barrichello de que se sente mais forte e confiante, o carro é rápido, está bem na equipe, bla bla bla, mas todos sabemos que ele é o segundo piloto e assim permanecerá. Por uma simples razao, Vettel é mais rápido. Nao só isso, mais carismático, jovem, a cara da Red Bull. È amado por seus comandantes, Christian Horner e o consultor mala Helmut Markko principalmente, e até pelo chefao da categoria, Bernie Ecclestone, que já cravou o tri do alemao.
McLaren
Button colocou Hamilton no bolso em 2011. Se aproveitou dos problemas pessoais e das confusoes do companheiro na pista, principalmente com Felipe Massa, para se sobresair e ganhar a equipe. Além disso, soube como nenhum outro piloto usar as borrachas Pirelli a seu favor pilotando suavemente e economizando o máximo possível. Conseguia ficar mais tempo na pista e fazer menos pitstops.
A equipe de Ron Dennis foi a única das grandes a nao adotar o bico ornitorríntico e monstruoso de acordo com as novas regras. O bico comeca baixo e vai subindo harmoniosamente até chegar no piloto. Assim como os rubro taurinos a McLaren preocupou-se em dar confiabilidade e ritmo de corrida ao carro que já se provou veloz.
Se Hamilton estiver em paz consigo mesmo, com a piriguete do Pussycat Dolls e com seu pai, tudo pode conspirar a seu favor. Mas Button nao é bobo, sabe que o companheiro é mais agressivo e mais rápido e vai comer pelas beiradas de novo. Ficará a espreita e no menor vacilo ele ataca e leva a posicao, o pódio e quem sabe até o título. Competência e carisma nao lhe falta. Elegância também nao. E seu pai é dez mil vezes mais gente boa que Anthony Hamilton e sua cara de bunda como se tivesse brigado com o Mundo. E a namorada, Jessica Michibata, além de linda parece ser simpática também. Alguma dúvida pra quem vou torcer em Woking?!
Mercedes
O novo carro parece realmente ter realmente dado um passo muito à frente. Ross Brawn anda saltitando de alegria pelo paddock. Logo ele que é comedido nas palavras, conservador e com os pés no chao. O orifício no bico do carro tem um efeito parecido ao daqueles buracos que os pilotos abriam e fechavam em 2010 que depois foram proibidos, como sempre. Só que o efeito é na asa dianteira grudando mais ainda a frente do carro no chao.
Assim como Red Bull e McLaren, as flechas de prata logo se mostraram velozes nos primeiros testes. A preocupacao entao foi torná-las confiáveis para a prova de abertura na Austrália e para o resto do ano, obviamente. O timaco de engenheiros e projetistas da Mercedes e o orcamento nababesco comecam e se tornar realidade. Aldo Costa (ex-Ferrari) e Geofrey Willis (ex-BAR e Red Bull) sob a batuta do competente Mr. Brawn e do eterno chefe da Mercedes, Norbert Haug (sósia do Barney dos Flintstones) comecam a fazer barulho pra ficar.
O problema da Mercedes sao os pilotos. Nico Rosberg nao me convence. É veloz nas classificacoes, mas nao tem ritmo de corrida constante. Nao é agressivo nas ultrapassagens, pelo contrário. Parece que tem um certo medo do sucesso ou das vitórias. Já esbarrou algumas vezes nela, mas nunca conseguiu de fato.
E Schumacher continua sendo um mistério. Será que ele ainda pode ser veloz como antigamente?! Se esse carro for realmente rápido como parece ele nao terá mais desculpas. Se pegar a mao, fizer alguns pódios e, quem sabe, beliscar até uma vitória ao longo do ano, poderá renovar por mais dois anos. Se nao, ficará desgostoso e passará o volante para Paul di Resta, Nico Hulkenberg ou até mesmo Lewis Hamilton, como anda especulando a impresa ultimamente.
Ferrari
A temporada nem comecou e já iniciaram o projeto do carro novo pra 2013. Maranello comeca o ano em crise ou será puro blefe de mestre?! A julgar pelas declaracoes pessimistas de Pat Fry, do chefe pastelao Domenicalli, da sinceridade seguida pelo silêncio de Alonso e Massa, e da pressa feita por Montezemolo acho que a coisa anda feia por lá.
Veremos talvez mais do mesmo. Fernando tirando leite de pedra ao longo da temporada. Desperdicando seus melhores anos com carros pouco competitivos. Massa reclamará que nao consegue aquecer os pneus como gostaria. Vai falar do tráfego intenso durante as classificacoes, cometerá erros bobos, ficará cada vez mais isolado dentro do time e sairá pelas portas dos fundos em Interlagos no fim do ano. A nao ser que tome banhos diários de sal grosso, comece a ignorar Alonso e fazer o seu jogo. Concentrar única e exclusivamente na sua corrida e performance. Aí sim os resultados comecarao a aparecer.
Mas que o calzone tá assando por lá isso tá. Prometeram um carro totalmente reformulado para Melbourne. Vao copiar o bico da Mercedes e o escapamento da Sauber/Red Bull. Podem apostar.
Force India
Do pelotao intermediário é a equipe que mais evolui. Uma evolucao constante, sempre na mesma direcao. Vijay Mallya mostra que entende bastante do riscado. Manteve sempre bons pilotos, agora com o rápido Hulkenberg e livre do enganador Sutil, tem um corpo técnico de respeito e goza de prestígio com Bernie.
Já incomodaram Ferrari e Mercedes ano passado. Esse ano eu arriscaria até um merecido pódio pra eles. Seria fantástico.
Lotus
Ano passado a Lotus Renault surpreendeu fazendo dois pódios nas duas primeiras corridas com Heidfeld e depois Petrov. Apesar da volta do Ice Man esse ano, gracas a Deus, a escuderia tem que manter o ritmo de evolucao das demais. Senao, corre o risco de ver Kimi Raikonnen e o imortal Grosjean ficarem pra trás.
Kimi dispensa comentários. È disparada a figura mais diferente entre os pilotos. Está cagando e andando pra tudo. Fala o que pensa e nao tá nem aí. Por isso gosto dele. Já no primeiro treino da pré-temporada cravou o melhor tempo. Mesmo que tivesse com tanque vazio foi pra falar “Voltei e nao esqueci nada”. Grosjean chega com grana da Total e muita vontade de se afirmar de vez. Se tiver a mesma performance de 2009 na Renault pode esquecer.
Sauber
Peter Sauber é um dos últimos românticos da Formula 1. E sabe como ninguém fazer um carro veloz com pouca grana. Mas esse é o problema. O carro é apenas veloz e pouco confiável. Esse ano vieram com um escapamento diferente, já copiado pela Red Bull. Aliás, isso deveria ser proibido, pelo menos por umas 3 ou 4 provas a novidade criada por uma escuderia deveria ser exclusiva por um tempo mínimo. Depois liberava geral. Seria mais justo.
Kobayashi e Perez terao mais um ano pra provar se serao eternas promessas ou pilotos realmente de futuro. Koba já é chamado de mito por muitos na imprensa brasileira por sua personalidade única, simplicidade e velocidade, claro. Sérgio faz parte do programa de jovens talentos da Ferrari e está de olho no lugar de Felipe faz tempo. Acho ainda um pouco precipitado apostar tanto nesse rapaz. Pra mim ele precisa mostrar mais servico.
A Sauber vai incomodar no início, mas se a grana rarear o carro despencará posicoes na mesma proporcao. Uma pena...
Toro Rosso
Ricciardo e Vergne vestem esse ano os macacoes da Red Bull B. Muito prazer. Desejo sorte aos dois. A briga de foice no pelotao da merda será intenso. Quem se destacar terá grandes chances de pegar o lugar de Webber em 2014. Nao acredito que irao promover esses moleques a equipe principal logo após a temporada de estréia.
Mas com certeza serao melhores que Alguersuari e Buemi, duas dragas que tiveram inúmeras chances de aparecer.
Williams
Senninha e Maldonado pagarao os pecados do intransigente tio Frank e sua teimosia. Mas parece que o último dos garagisters fez um carro decente esse ano. Pelo menos é o que andam falando. Vai brigar ali no meio, mas além de veloz tem que ser confiável. E ir evoluindo ao longo do ano.
Bruno tem sua derradeira chance de mostrar que nao é mais um sobrenome famoso querendo aparecer. Velocidade em voltas rápidas ele tem. Falta agora ritmo constante na corrida e um pouco mais de atencao nas largadas. Das oito corridas de 2011 em apenas duas ele foi bem. Muito pouco.
Catterham
A primeira equipe a mostrar a tendência do bico feio segue em evolucao. A ex-Lotus malaia defenestrou Trulli, já vai tarde, no início da pré-temporada contratando Petrov e os rublos de Putin. O apagadíssimo Kovalainen segue sua saga no pelotao do fundo. Dessa vez me parece que vao incomodar Williams e demais. Quanto mais equipes rápidas melhor.
Marussia
Difícil prever algo pra essas nanicas. Me lembro do Timo Glock como piloto, mas o outro?! Acho que é um francês com nome de chinês, vou checar. O time comecou bem pela Virgin, msa o bilionário Branson logo percebeu quanta grana teria que investir pra tentar fazer bonito ali do fundao para o meio e logo desistiu. Os russos parecem estar lavando dinheiro alegremente pouco se importando com os resultados.
Hispania
A piada do grid segue firme e forte. Imaginem o Rubinho numa draga dessas?! Até velotrol ia ultrapassar. Bom, meu xará de la Rosa e... quem é o outro piloto mesmo?! Chandhok, Khartikeyan... nao importa. Esse tipo de escuderia só serve pra fazer parte das estatísticas. Saudades da Minardi que tinha personalidade e de quando em vez lancava pilotos bons. Alonso que o diga. Webber idem.
No comments:
Post a Comment