Monday, July 25, 2011

Cine Bresson 6 - Cumpleaños feliz

Düsseldorf (Energia concentrada) 

Quando: 27/08/2004, sexta
Onde: Chelsea, inferninho no Gürtel vienense
Quem: amigos argentinos e eu
Por que: virando tequila pra comemorar o aniversário do Warchomicka, acho


E foram tantas e tantas rodadas de tequila que perdia a conta. Os argentinos comecavam e a gente, Haroldinho e eu, entrava na onda. Muitos brasileiros nao gostam dos hermanos, mas eles sao exatamente como "nosotros": sao loucos por futebol (mais do que a gente), tem mulheres lindas, chapam todas nos butecos com os amigos e tem comida boa.

E quando cheguei na capital austríaca, nós, os brasileiros, éramos minoria. Haroldo e eu contra Guille (o careca que aparece no video), Warcho, Hombre Gato y Cecília. Acabei aprendendo um portunhol bacana por lá. Bem antes do alemao, língua infinitamente mais complicada.

O Chelsea foi palco de memoráveis comemoracoes como esta. Já fui barrado, enganei os segurancas, entrei com latinha de cerveja e fui expulso, paguei rodadas de bebi outras tantas de graca. Perdi um casaco de frio. Achei outro. Lá era nosso ponto de encontro. O centro do Universo de nossas Vidas durante um bom tempo. Tempo esse que ficou lá atrás, mas alguns momentos foram aprisionados na pequena maquininha que sempre me acompanhava.

Amy, 27

Düsseldorf (aguardem o Cine Bresson logo mais)

Mais uma alma brilhante e genial entra para o Clube dos 27. Talentos atormentados que se drogavam como se fossem imortais alimentam a lista fatal.

Brian Jones, Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix (com a letra J sempre em cena). Depois entrou Kurt Cobain. E agora Amy Winehouse.

Era uma morte anunciada fazia tempo. Sua auto-destruicao alimentou os jornais, sites e TVs do mundo por alguns anos. A mídia e as drogas a consumiram e depois cuspiram o que sobrou. De uma certa forma, paparazzis, traficantes e, principalmente, o ex-namorado, produtor e bandido Blake Filder Civil fizeram a carteirinha, carimbaram e assinaram sua entrada no clube.

Enquanto isso, lixos como Rihana, Katty Perry e Lady Gaga fazem sucessos estrondosos. Infelizmente sao sadias e nao usam drogas, acho eu. Um talento único se cala. Porcarias sao vendidas em massa para plebe ignara.

O Mundo tá mesmo do meio para o fim...

Quem entrar no site oficial da cantora verá a foto abaixo.

Friday, July 22, 2011

Lucian Freud, 88

Hilden (schönes Wochenende!)

Lucian Freud faleceu anteontem em sua residência londrina aos 88 anos. Talvez fosse ele o maior artista vivo de nosso tempo. Apesar do prenome, era alemao nascido em Berlin e neto de Sigmund, o pai da Psicanálise. Mas considerava-se inglês.

Tive o privilégio de ver uma exposicao sua no Pompidou de Paris ano passado. Seus quadros tem uma textura tao marcante que parecem vivos. Às vezes, em movimento. A tinta da pele dos retratados é quase como carne de verdade.



O Guadian inglês prestou uma homenagem a Lucian em a Life in Pictures.

Thursday, July 21, 2011

Cine Bresson 5 - Rollerskating no Prater


Düsseldorf (uma nova fase se inicia) 

Quando: 22/08/2004, domingo
Onde: Prater, o maior parque de Viena
Quem: eu
Por que: estreando o roller comprado de segunda mao do José Garcia, professor argentino


Hoje já é amanha, mas dá tempo de postar mais um capítulo do meu Doutorado, o Nr. 5 da intrépida série Cine Bresson. Pra quem nao entendeu nada, o longa metragem que deu origem a tudo está aqui. E o restante é facilmente encontrado aqui.

Aprendi a andar de roller em Santa Monica, Califórnia. Nao é pra poucos e posso me gabar disso. Lá, quando um americano grita "ON YOUR LEFT" significa que ele vai te ultrapassar a 200 km/h pela esquerda. Na maioria das vezes eu entrava na frente dos caras e quase causava um acidente. E uma briga também, já que os gringos ficavam revoltados com meu analfabetismo no trânsito da rollervia.

Em Viena resolvi testar minhas habilidades novamente. Enferrujado, há 9 anos sem repetir a experiência e engordando, comprei do José Garcia, argentino e quilombeiro, um inline skate. Ou roller para os íntimos.

Caí só chegando no Gasometer, onde morava. Derrapei na calcada tentando evitar uma batida frontal com duas gordinhas que vinham calmamente em sentido contrário se lambuzando de sorvete. Ralei os joelhos e a palma das maos, mas elas se safaram.

Aumente o som e curta o balancar das árvores no Prater e a reacao das pessoas ao ver um ás do skate rasgando as ruas do parque. Em duas partes, cada uma melhor que a outra.



 

Saturday, July 09, 2011

Cine Bresson 4 - O Danúbio nao é azul

Düsseldorf (saudades do Donau)

Quando: 18/08/2004, quarta depois do almoco
Onde: rio Danúbio, Viena
Quem: amigos polacos e eu
Por que: tava calor e eu afim de nadar


Ao contrário da valsa de Strauss as águas do rio na realidade sao muito limpas, mas esverdeadas. Talvez devido ao efeito das algas que flanam no fundo do rio. Ou pela incidência do sol após o almoco. Além de nao ter a cor prometida o rio passa longe do centro antigo de Viena. Por ali corre apenas um canal do rio, estreito e até sem graca.

Quem quiser ver um Danúbio, ou Donau em alemao, caudaloso e imponente deve pegar uma jangada e descer até Budapeste. Ali sim ele rasga a cidade em dois, Buda e Peste, recuperando toda sua grandiosidade.

Bem, o filminho mostra duas meninas polacas, a Karolina que depois virou Karolouca, e a Anetta. E o magrelo ao lado é o Matheuz, assim mesmo com z, "namorado" da louca. Entre aspas por que era um corno manso desgracado. Apelidamos o pobre coitado de Seu Madruga numa singela homenagem ao SBT.Hoje nosso Madruga polaco é fotógrafo e mora na Irlanda.

Fotos Históricas 2

Düsseldorf (amanha tem Rotterdam)

Continuando a série iniciada aqui, vamos agora para o Velho Oeste americano.

Uma das poucas fotos do famoso bandido Billy the Kid é mostrada com exclusividade aqui no Truta.


Além de Billy, outra dupla de larápios fez tanto sucesso nos EUA que virou filme: Bonnie & Clyde, com Warren Beatty e Faye Dunaway.

Achava Monaco uma loucura?!

Düsseldorf (os trens nao param nunca)

Como disse meu amigo e delegado Daniel, vulgo KXA (leia-se KAXA),  se você até hoje achava correr de F1 em Mônaco:
a) Sem nocao;
b) Andar de moto numa banheira;
c) Impraticável;
d) Andar de bicicleta num apartamento;
e) Sair do túnel dá diferenca na vista.

Veja entao o video abaixo da Tourist Throphy na Isle of Man

Repare as curvas de alta em 4:57, a ponte que o piloto passa voando no minuto 5:45 e o sem número de vezes que a moto levanta a dianteira e mesmo assim o maluco continua pilotando como se nada tivesse acontecido.

Wednesday, July 06, 2011

Cine Bresson 3 - A Prefeitura de Viena

Düsseldorf (saudades do Donau)

Quando: 18/08/2004, quarta na hora do almoco
Onde: em frente a prefeitura de Viena
Quem: Eu e Deus
Por que: indo nadar no Danúbio


A Rathaus, prefeitura em alemao, de Vienna talvez seja a mais bela da Europa. Feita em estilo gótico, assim como tantas outras catedrais católicas, sua imponência é vista desde o Volkspark lá de longe. Com o Burgtheater a sua frente, tradicional teatro austríaco, e o Landthaus Caffé ao lado, outra lenda da cidade, esse pedaco da cidade torna-se atracao principal durante várias épocas do ano.

No inverno monta-se uma pista de patinacao no gelo. E no verao uma mega tela de cinema é instalada na fachada da prefeitura para que os elegantes austríacos e turistas sortudos possam apreciar a Sétima Arte ao ar livre. Barraquinhas de comes e bebes, como a cerveja Ottakring vista no video, ajudam a refrescar o calor.

Parece texto tirado de algum guia ou reportagem de turismo. A verdade é que eu fui almocar e matei o resto da tarde - deveria estar na TÜ Wien - pra nadar no Danúbio com uns amigos e amigas. No próximo video, o # 04, vocês vao entender melhor.



Fotos Históricas

Düsseldorf (uma cama quente me aguarda)

Mais uma série se inicia com o lote de fotos imperdíveis enviadas pelo Cid, que nao é o Moreira. O texto inicial da mensagem diz algo sobre como teriam sido os registros fotográficos se Jesus Cristo tivesse uma Polaroid ou algo semelhante.

Essa sequência de imagens foi gentilmente cedida pelo fórum Oterspace, muito prazer. Algumas sao chocantes, outras inacreditáveis, e pelo menos umas duas você terá a chance de ver pela primeira vez. Pelo menos aqui no Truta.

Comecemos entao com o suicídio coletivo promovido pelos 909 adeptos da seita americana (de onde mais?!) em Jonestown, a 240km da capital da Guiana Inglesa, Georgetown. O líder, reverendo James Warren "Jim" Jones, dizia a seus fiéis que a seita pregava o desapego aos bens materiais e a entrega ao culto da personalidade do seu fundador, que modestamente dizia ser Deus.

Bando de dementes que seguiram a cabeca de um lelé da cuca com vontade de aparecer. Se "Deus" tivesse passado a mao nos bens dos pobres fiéis e se mandado teria sido menos trágico.

Nao sei quem fez a foto, portanto nao darei os devidos créditos.

Monday, July 04, 2011

Jim Morrison, 40 anos depois

Düsseldorf (boa noite)

A morte do Rei Lagarto há exatos 40 anos ainda hoje é um mistério. Dizem que foi overdose de heroína, mas nunca foi feita uma autópsia para comprovar. Na primeira vez em que visitei Paris fiz questao de dar um alô pra ele no Père-Lachaise. Algumas poucas velas e parcos turistas faziam ali suas homenagens. Mais info sobre as quatro décadas sem ele nesta fraca reportagem.


Além do fantástico filme dirigido por Oliver Stone onde Val Kilmer literalmente incorpora Jim, um documentário com imagens inéditas foi lancado esse ano nos States. O trailer:




Jim me faz lembrar outro louco amigo meu, Sérgio Urbieta Mallard, o Zavala. Apaixonado pelos Doors, Mallard já fez algumas performances pelos bares, festas e praias da Vida dignas de Morrison.

Minha preferida?! Love Street.

Cine Bresson 2 - Pelas ruas de Bratislava

Düsseldorf (bons tempos!)

Quando: 15/08/2004, domingo às 6h da matina
Onde: ruas de Bratislava
Quem: Haroldo e eu
Por que: andando pra rodoviária após uma noite de salsa eslovaca


Que tempo bom, que nao volta nunca mais. Seguindo com a série de videos feitos por este que vos bloga que comecou aqui. Mostram o relato de um "cientista" brasileiro pela Europa e seus árduos dias (e noites) em busca das respostas científicas para seus problemas.

No dia seguinte ao filme anterior resolvemos conferir como seria uma noitada na capital da Eslováquia, Bratislava. Distante 1 hora de ônibus uma da outra fomos várias vezes pra lá jantar, beber cerveja a menos de 1 EUR e depois cair na gandaia.

Como pioneiros, Haroldinho e eu fomos desbravar o desconhecido. Lembrei que o post #2 deste blog mostra uma foto de um prédio feito de vidros e aço eslovaco tirada precisamente nesta manha enquanto nos dirigíamos pra estaçao em busca do balaio salvador.