Domingo passado, 4. Mai 2008, o primeiro piloto de Formula 1 alemao, Wolfgang Graf Berghe von Trips, faria 80 anos caso nao tivesse morrido tragicamente em um acidente no GP de Monza de 1961 a bordo duma Ferrari. O alemao colidiu ainda na segunda volta da corrida com ninguém menos que Jim Clark sendo arremessado para fora do cockpit. Além dele, morreram no acidente 13 espectadores num dos mais trágicos finais de semana da Formula 1.
Em Horren, perto de Colônia (Köln) fica a Villa Trips, um museu dedicado ao piloto e cuidadosamente mantido pelos membros da nobre família. A bela casa só abre aos domingos e feriados e este foi meu programa de domingo.

O segundo andar da casa é dividido em vários quartos. Cada um mostrando uma corrida famosa como a Mille Miglia ou Nürburgring. E tem até o próprio quarto onde von Trips dormia com troféus variados, discos, roupas e objetos de uso pessoal.
Mais de 2.000 miniaturas compoem a exposicao, a maioria da Ferrari, claro. E uma vasta biblioteca que faria pirar qualquer aficcionado por automobilismo, como eu. Fiquei umas boas 4 horas na casa vendo e revendo a história muito bem contada do alemao de família nobre apaixonado pela velocidade.

Descobri também que meu amigo Wolfgang foi o fundador da Scuderia Colônia e que se arriscou na construcao de carros de corrida fundando em Modena, na Via Begalli, sua pequena garagem. Chamava-se TCA (Trips-Collotti-Auto Union) onde foram construídos 8 bólidos. von Trips era o chefe, Colotti o construtor e Fantuzzi o fabricante da carroceria. Eram Formulas Junior e um modelo foi restaurado nos EUA e está no museu.

O cantor inglês Chris Rea é fanático por von Trips a ponto de ter feito o filme "La Passione" contando a história do piloto.
Wolfgang criou também um kartódromo próximo à cidade de Horren, em Kerpen, que depois foi comprado por um tal Rolf Schumacher, que vem a ser o pai do heptacampeao. Lá mesmo Schummy deu suas primeiras voltas num kart aos 4 anos de idade.
Mais sobre von Trips aqui. E agora minhas fotos.


O museu está nessa pequena casa amarela no meio. O resto é a Villa Trips, que infelizmente nao é aberta ao público.


Wolfgang e Michael, dois dos maiores mitos alemaes.

Com essa Ferrari 156 F1 von Trips morreu no GP de Monza em 1961, quando um 3° lugar lhe daria o título.

O alemao é um dos fundadores da tradicional Scuderia Colonia.

E ele tinha carteira sim, mesmo sendo um nobre.

O quarto com troféus e objetos pessoais.

4 comments:
Nunca ouvi falar desse cara. Gostei do post.
Maravilhoso o post, parabéns pelo blog ja add ao favoritos! Para quem não viu o acidente(muito triste por sinal) que vitimou Wolfgang von Trips mando o link: http://www.youtube.com/watch?v=w0-9Mls-5E0
Wolf von Trips?
C'est mon idole depuis mai 1961. Lorsque j'ai vu son accident sur une vidéo allemande en 2006 (eh oui seulement) j'ai eu l'impression de recevoir un seau de glace dans le dos. Je ne savais pas qu'il y avait tant de choses sur lui. Sans l'avoir oublié au fil des années j'ai eu le bonheur de le retrouver en août 2005. Depuis je surfe presque tous les jours à la recherche de quelques photos de lui. Toutes celles que j'ai déjà trouvées sont soigneusement classées dans des albums. Myriam.
C'est de nouveau moi...
Au sujet de la villa Trips qui a été construite à la demande de Thessa sa maman, qui a déserté le château Hemmersbach après la mort de son fils Wolf. A ma connaissance la famille s'est éteinte définitivement avec la mort de Thessa en 1978. Donc la villa est actuellement entretenue non pas par de la famille mais par des fans dont Monsieur Reinold Louis et d'autres fans. Le château Hemmersbach, quant à lui, est occupé par environ 25 entreprises qui y ont leur siège. Fiduciaires, agences immobilières etc.
C'est bien triste et c'est un gâchis car ce château aurait dû être habité par de la famille et des enfants. Myriam
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