Thursday, May 15, 2008

Ó Mundo Cruel

Düsseldorf (mudancas drásticas)

Passadas cinco corridas e Nelsinho Piquet nao fez nada de significativo, pelo contrário.

Segue confiante de que em breve pontuará. Disse que alguns pilotos levam mais tempo para aprender do que outros.

Tem o apoio incondicional da Renault e sua estrutura e corpo técnico o deixam confortável para trabalhar da melhor maneira.

Steve Nielsen, diretor esportivo disse: "Ele precisa protagonizar mais momentos bons e menos instantes ruins. Deve fazer isso o mais rápido possível". A pressao é clara e exige resultados imediatos.

A Formula 1 é cruel e nao espera muito por grandes períodos de adaptacao. É mais fácil trocar um piloto lento por outro mais rápido.

Eu particularmente estou decepcionado com Nelsinho. Esperava mais, muito mais. Achei que fosse andar meio segundo atrás de Alonso, no máximo. A distância é muito maior, tanto nas classificacoes como em ritmo de corrida.

Comparando o desempenho do brasileiro com Kovalainen, que correu na Renault em 2007, nas primeiras quatro corridas Heikki tinha 1 pt marcado na Malásia logo na segunda corrida, e outros 2 no GP da Espanha, num total de 3 pts. E o R27 era um carro pior do que o R28, notadamente.

Neste mesmo período, Fisichella marcou 4 pts na Austrália, 3 na Malásia e 1 pontinho no Bahrein, iniciando o ano com 8 pts. Alonso esse ano fez 5 pts em Melbourne e um mísero ponto na Malásia, comecando com 6.

Em 2008, tanto Alonso como Piquet mostraram pior desempenho com o R28 em relacao ao R27. A coisa tá feia pro Nelsinho, mas o bi-campeao vem sofrendo também.

Falar em substituicao do brasileiro é prematuro. Prefiro aguardar até o meio da temporada. Aí sim, Lucas di Grassi poderá esfregar as maos para assumir o cockpit do R28 se o filho do tri-campeao continuar no ritmo em que está.

Enquanto isso, ficamos com as F1 Girls que nao deixam passar nada.

No comments: