Seth Wenig/Associated Press
A Grande Mídia nao vem noticiando como deveria o que acontece nos EUA com o movimento Occupy Wall Street. Umas 20 mil pessoas estão acampadas em frente a bolsa de valores de Nova York há 4 semanas. A polícia tentou remover os manifestantes no ultimo final de semana prendendo mais de 700 pessoas e não conseguiu dispersar a manifestação. Alguns hackers atacaram e derrubaram o sistema da bolsa de NY no dia 10.10.2011.
A coisa ganhou corpo e vai se alastrando por outras 1.000 e tantas cidades dos EUA que entraram no processo de ocupação e a mídia não está transmitindo. Segundo meu repórter USA, os manifestantes estão agora fazendo piquetes na frente das casas dos banqueiros.
No dia 15 de Outubro, vulgo sábado ou depois de amanha, está marcado pra acontecer a maior manifestação global de que se tem notícia chamada Global Revolution for Real Democracy.
E tem até brasileira mais do que engajada no movimento. E mais um monte de fotos aqui no sempre fantástico Big Picture do Boston Globe.
Desce o pano. Sobe de novo.
Eduardo Anizelli/Folhapress
Enquanto isso, em terra brasilis... os pasquins de hoje deram o retrato da preocupacao e o engajamento do brasileiro na luta contra a corrupcao. Vamos as manchetes de hoje:
O Globo
Não à corrupção de novo nas ruas
Em pelo menos 12 capitais, novas marchas contra a corrupção reuniram ontem cerca de 28 mil pessoas. Presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno pediu que o povo fiscalize os governos. (Págs. 1 e 9 a 11)
Folha de Sao Paulo
Arcebispo de São Paulo critica corrupção 'por toda parte'
A mobilização contra a corrupção não foi só nas redes sociais. O arcebispo de SP, dom Odilo Scherer, disse que a corrupção "está por toda parte". Segundo organizadores, 140 mil visitaram a basílica em Aparecida, e o padre Marcelo Rossi reuniu 70 mil em SP. (Págs. 1 e Poder A4)
O Estado de Sao Paulo
Foto Legenda: Protestos contra a corrupção em 18 cidades
Em Brasília, manifestantes participam da Segunda Marcha Contra a Corrupção, que reuniu 20 mil; em outras capitais, as passeatas foram menores. (Págs. 1 e Nacional A9)
Correio Brasiliense
Protesto organizado pelas redes sociais reuniu pelo menos 20 mil pessoas na Esplanada para exigir ética na política e pedir o fim da impunidade dos cascas-grossas que vivem de assaltar os cofres públicos. Também houve manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Goiânia. No Santuário de Aparecida (SP), o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, fez alerta aos fiéis: "Não podemos concordar com nenhuma forma de corrupção". (Págs. 1 e 2 a 4)
Estado de Minas
Foto Legenda: Basta de roubalheira
Centenas de pessoas se reuniram ontem na Praça da Liberdade na marcha contra a corrupção. Os protestos se repetiram em várias capitais, principalmente em Brasília, onde cerca de 11 mil manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios. (Págs. 1 e 3)
Zero Hora
Manchete: Internet arrasta às ruas do país um basta contra a corrupção
Protestos em todo o Brasil mostram a força da mobilização via redes sociais, e nova rodada de manifestações está prevista para sábado em Porto Alegre. (Págs. 1 e 6)Jornal do Comércio
Foto Legenda: Feriado é marcado por muitas brincadeiras, parques lotados e orações (Págs. 1, Capa Dois, 8 e Cidades 4)
Interessante mesmo é a chamada para a coluna da Dora Kramer que retrata numa frase a diferenca entre os dois movimentos. Se é que a versao brasileira pode ser chamada assim. Neste outro blog, um pouco mais de detalhes sobre as manifestacoes.
Dora Kramer
Talvez o brasileiro esteja bem menos interessado na corrupção do que supõe meia dúzia de motivados preocupados com a desmotivação geral. (Págs. 1 e Nacional A6)
No comments:
Post a Comment