Ele já foi chamado de "o Cartier-Bresson do século 21".
Sua Arte em forma de painéis fotográficos subversivos em preto e branco, geralmente de mulheres, se espalha na "maior galeria de Arte do Mundo, as ruas" como ele mesmo disse.
Das favelas no Rio de Janeiro, as paredes das ruas em Nova Délhi, tanques abandonados em Phnon Penh no Camboja, telhados de corticos em Nairobi ou até mesmo em pontes demolidas na Libéria e os tetos de vagoes ferroviários em Nairobi, Kênia, tudo isso vira tela ou plataformas para expor a Arte do francês cuja identidade ainda é incerta.
Espécie de Banksy das fotos, JR espalhou recentemente uma série de chapas bicolores entitulada "Women are Heroes" mostrando o importante papel das mulheres em áreas para desabrigados nos países sub-desenvolvidos.
Me lembro de ter visto a foto abaixo em Paris, ali ao lado do Pompidou numa parede ao lado da fonte com a escultura da Niki de Saint Falle. Era essa foto sim, tenho certeza.
Face 2 Face | JR
Como ele faz isso e quem o ajuda, protege é o mistério em questao. Eu já o admiro bastante pela iniciativa e coragem. O site oficial do cabra é este.
ps. Acabei descobrindo logo antes de postar que JR fez o filme "Women are Heroes" selecionado para o festival de Cannes em 2010. O filme-documentário trata da pobreza das mulheres africanas mostrando numa série de entrevistas as condicoes terríveis em que elas vivem.
No comments:
Post a Comment