Grata surpresa encontrei no Acervo Digital da Folha. Procurei pela capa do dia em que nasci e acabei descobrindo que na noite anterior, no Madison Square Garden em New York, o entao Cassius Clay e futuro Muhammad Ali, maior lenda do boxing mundial, derrotara Joe Frazier na chamada revanche do século.
Tenho um amigo, o Delegado, morador de Vienna, Santa Rita do Sapucaí, Santa Rosa no Rio Grande - terra da Xuxa - e agora de Juiz de Fora, vulgo JF ou Avenida Atlântica Hum Milhao, que é completamente apaixonado por boxing e principalmente pelo Ali.

Outra de suas falas marcantes era "float like a butterfly, sting like a bee", ou flutue como uma borboleta e ferroe como uma abelha.
Outros assuntos do dia, na verdade o dia anterior ao meu fabuloso nascimento, descritos na capa eram sobre Proterra, árabes chegando ao Brasil para explicar a posicao dos países do Oriente Médio e o uso do petróleo como instrumento de pressao no conflito com Israel - alguma semelhanca com os dias de hoje?! - gasolina subindo, safra do trigo garantido para o restante do ano, carne uruguai, conspiracao internacional na Bolívia, o sequestro de Carlinhos (quem é esse meu Deus?!), peronistas jovens, pesticidas causando danos ambientais numa época em que os eco-chatos sequer pensavam em existir, bolsas caindo e o clássico Sao Paulo x Santos no Morumbi valendo vaga nas semi-finais do Campeonato Brasileiro de 1973, muito atrasado e entrando Fevereiro adentro. Mirandinha de um lado contra Pelé, já fora da Selecao, do outro.
Engracado como o Mundo é cíclico. Dessas notícias todas talvez só a do acidente com DDT poderia ter sido evitada. O produto seria diferente, talvez. O estrago nao.
Mas jamais teríamos uma luta monumental como essas hoje em dia. Aliás, nem sei quem é o atual campeao mundial de boxing. Mentira, sei sim. É aquele ucraniano/alemao, Klitschko ou o irmao gêmeo dele. Mas por qual organizacao?! Conselho, Federacao ou Organizacao Mundial de Boxing?!
"I'm the Greatest!"
Pra quem tiver tempo e interesse, a luta completa está aí embaixo. Vale a pena demais assistir.
No comments:
Post a Comment