Friday, February 25, 2011

A Revanche do Século na "Folha" do dia em que nasci

Düsseldorf (Santo Antônio dos Lopes, Maranhao)

Grata surpresa encontrei no Acervo Digital da Folha. Procurei pela capa do dia em que nasci e acabei descobrindo que na noite anterior, no Madison Square Garden em New York, o entao Cassius Clay e futuro Muhammad Ali, maior lenda do boxing mundial, derrotara Joe Frazier na chamada revanche do século.

Tenho um amigo, o Delegado, morador de Vienna, Santa Rita do Sapucaí, Santa Rosa no Rio Grande - terra da Xuxa - e agora de Juiz de Fora, vulgo JF ou Avenida Atlântica Hum Milhao, que é completamente apaixonado por boxing e principalmente pelo Ali.

Completamente influenciável que sou, comecamos a baixar várias lutas do Ali tentando completar uma colecao de um álbum visual com os arquivos digitais das históricas lutas. Passamos da metade, conseguimos algumas raridades, fizemos listas, pesquisamos aqui e ali até quase esgotar a WWW. Assisti algumas sozinho, outra com ele voltando nos lances polêmicos e magistrais de Ali, suas provocacoes características antes das lutas, suas falas de "I'm the Greatest!" apenas para irritar e intimidar o adversário.

Outra de suas falas marcantes era "float like a butterfly, sting like a bee", ou flutue como uma borboleta e ferroe como uma abelha.

Outros assuntos do dia,  na verdade o dia anterior ao meu fabuloso nascimento, descritos na capa eram sobre Proterra, árabes chegando ao Brasil para explicar a posicao dos países do Oriente Médio e o uso do petróleo como instrumento de pressao no conflito com Israel - alguma semelhanca com os dias de hoje?! - gasolina subindo, safra do trigo garantido para o restante do ano, carne uruguai, conspiracao internacional na Bolívia, o sequestro de Carlinhos (quem é esse meu Deus?!), peronistas jovens, pesticidas causando danos ambientais numa época em que os eco-chatos sequer pensavam em existir, bolsas caindo e o clássico Sao Paulo x Santos no Morumbi valendo vaga nas semi-finais do Campeonato Brasileiro de 1973, muito atrasado e entrando Fevereiro adentro. Mirandinha de um lado contra Pelé, já fora da Selecao, do outro.

Engracado como o Mundo é cíclico. Dessas notícias todas talvez só a do acidente com DDT poderia ter sido evitada. O produto seria diferente, talvez. O estrago nao.

Mas jamais teríamos uma luta monumental como essas hoje em dia. Aliás, nem sei quem é o atual campeao mundial de boxing. Mentira, sei sim. É aquele ucraniano/alemao, Klitschko ou o irmao gêmeo dele. Mas por qual organizacao?! Conselho, Federacao ou Organizacao Mundial de Boxing?!

"I'm the Greatest!"

Pra quem tiver tempo e interesse, a luta completa está aí embaixo. Vale a pena demais assistir.

No comments: