Sunday, February 27, 2011

A Crise do Capitalismo

Düsseldorf (pra que escrever se já tá tudo desenhado?!)

Eu poderia ficar horas, dias, meses escrevendo e relatando os fatos que resultaram na atual e longe de terminar crise do capitalismo. Mas meu amigo e alemao Walter Ballo mandou todas as respostas num singelo video do Você Tubo.

Boa noite!

Saturday, February 26, 2011

Que horas sao?!

Düsseldorf (lava roupa todo dia...)

Já que falamos da Itália no post abaixo, vamos homenagear a terra da redonda mais amada do Mundo, do Papa e sua conexao 4G turbo direta com o Senhor via Basílica de Sao Pedro, do Cinqueciento, da piazza Navona e di Spagna em Roma, das fabulosas mussarelas di buffala e do ravioli mimosa e sua receita secreta.

Fanfarrao, eu?!

Düsseldorf (especialista em quiches)

Link enviado por Domenico, alcunha Nico, pizzaiolo famoso de BH  e integrante da Camorra, a máfia napolitana.

Friday, February 25, 2011

A Revanche do Século na "Folha" do dia em que nasci

Düsseldorf (Santo Antônio dos Lopes, Maranhao)

Grata surpresa encontrei no Acervo Digital da Folha. Procurei pela capa do dia em que nasci e acabei descobrindo que na noite anterior, no Madison Square Garden em New York, o entao Cassius Clay e futuro Muhammad Ali, maior lenda do boxing mundial, derrotara Joe Frazier na chamada revanche do século.

Tenho um amigo, o Delegado, morador de Vienna, Santa Rita do Sapucaí, Santa Rosa no Rio Grande - terra da Xuxa - e agora de Juiz de Fora, vulgo JF ou Avenida Atlântica Hum Milhao, que é completamente apaixonado por boxing e principalmente pelo Ali.

Completamente influenciável que sou, comecamos a baixar várias lutas do Ali tentando completar uma colecao de um álbum visual com os arquivos digitais das históricas lutas. Passamos da metade, conseguimos algumas raridades, fizemos listas, pesquisamos aqui e ali até quase esgotar a WWW. Assisti algumas sozinho, outra com ele voltando nos lances polêmicos e magistrais de Ali, suas provocacoes características antes das lutas, suas falas de "I'm the Greatest!" apenas para irritar e intimidar o adversário.

Outra de suas falas marcantes era "float like a butterfly, sting like a bee", ou flutue como uma borboleta e ferroe como uma abelha.

Outros assuntos do dia,  na verdade o dia anterior ao meu fabuloso nascimento, descritos na capa eram sobre Proterra, árabes chegando ao Brasil para explicar a posicao dos países do Oriente Médio e o uso do petróleo como instrumento de pressao no conflito com Israel - alguma semelhanca com os dias de hoje?! - gasolina subindo, safra do trigo garantido para o restante do ano, carne uruguai, conspiracao internacional na Bolívia, o sequestro de Carlinhos (quem é esse meu Deus?!), peronistas jovens, pesticidas causando danos ambientais numa época em que os eco-chatos sequer pensavam em existir, bolsas caindo e o clássico Sao Paulo x Santos no Morumbi valendo vaga nas semi-finais do Campeonato Brasileiro de 1973, muito atrasado e entrando Fevereiro adentro. Mirandinha de um lado contra Pelé, já fora da Selecao, do outro.

Engracado como o Mundo é cíclico. Dessas notícias todas talvez só a do acidente com DDT poderia ter sido evitada. O produto seria diferente, talvez. O estrago nao.

Mas jamais teríamos uma luta monumental como essas hoje em dia. Aliás, nem sei quem é o atual campeao mundial de boxing. Mentira, sei sim. É aquele ucraniano/alemao, Klitschko ou o irmao gêmeo dele. Mas por qual organizacao?! Conselho, Federacao ou Organizacao Mundial de Boxing?!

"I'm the Greatest!"

Pra quem tiver tempo e interesse, a luta completa está aí embaixo. Vale a pena demais assistir.

Tuesday, February 22, 2011

Radio Truta

Düsseldorf (viva Brumado!!!)

O título do email do CUnha Leopoldo era "Para os que ainda nao ficaram sabendo" sobre a notícia da semana, talvez do mês ou do ano.

Radiohead lanca música e álbum novo com venda pelo site oficial e chegada nas lojas, talvez com vinil, só em Maio.

Thom Yorke balancando o esqueleto em B&W e o som característico dos ingleses. Sim, eles ainda fazem a melhor música do Mundo. O resto é o resto.

Engracado que Radiohead me traz da memória a cidade alema de Bayreuth, terra natal de Richard Wagner e local de sua famosa Festspielhause. Lá todo ano acontece o festival de música clássica cujos melhores ingressos já estao esgotados para 2021, sem exagero.

E Nando Reis e O Rappa me fazem lembrar de Sarajevo. Como assim?! É o poder incrível dos mp3 players que fazem a música colar imediatamente na imagem captada. Quando seu cérebro associa algo com aquelas cidades, as melodias vem junto automaticamente. Às vezes, vice e versa.

Tuesday, February 15, 2011

Karōshi

Lisboa (queijo de azeitao eh o melhor do Mundo)

Antes que eu sofra a morte subita japonesa ocorrida por excesso de trabalho, tenho que postar alguma coisa. Desde terca passada venho trabalhando numa media de 13 a 14 horas diarias, incluindo o sabado e domingo.

Propostas, contratos, planilhas, comentarios, opinioes contrarias, pouca gente pra muita tarefa, falta de organizacao, centralizacao de trabalho, uns fazendo muito (como eu), outros muito pouco. Junte a tudo isso um chefe incansavel que trabalha como um Panzer num ritmo alucinante passando por cima de tudo e de todos.

O resultado eh esse. Sao 21:50h e estou apenas com o almoco na barriga e uns tres cafezinhos. Daqui a pouco saimos pra "mandar alguma coisa pra dentro" por que jantar num restaurante, fazer um pedido, tomar um bom vinho do Alentejo como o Cartuxa... isso vai ficar pra proxima.
Nao posso reclamar. Apesar da correria pudemos fazer incursoes precisas na cervejaria Ribadouro, na marisqueria Mar & Sol, no Viriato em Cascais e ontem num italiano meia boca em frente ao Cassino do Estoril. Picanha, bacalhau com batatas ao murro ou na nata, mariscada de frutos do mar, carapauzinhos (ou joaquinzinhos como diz meu amigo quase lisboeta Ramiro) fritos com arroz de tomate e ate um misto quente passaram por essas maos que vos blogam e depois pela boca e esofago indo repousar no dilatado estomago.

Cerveja Sintra ou Super Bock, Guarana Antarctica, suco de laranja espremido na hora (acreditem, isso eh raro na Alemanha), bagaceira (a cachaca da uva portuguesa), whisky velho (12 anos, o novo eh 8), vinhos verdes como o otimo Alvarinho, e tintos como o ja citado Cartuxa balancaram de um lado pra outro, subiram e desceram, chegaram frios e foram esquentando nos incontaveis copos cujos pesos fizeram meus bracos, geralmente o direito, a exercitar e degustar as iguarias que Saramago tao bem conhecia.

O resultado de tanto trabalho ninguem ainda sabe qual será. Mas ninguem poderá dizer que nao fizemps a nossa parte. Tudo vale a pena quando a alma nao eh pequena, já dizia o primeiro estagiário de Fernando Pessoa.

E nao existe hotel algum no Mundo que me ofereça o conforto que tenho em casa. Desnecessario citar a saudade gigante DELA, da minha cama, casa, cidade, rotina.

Sunday, February 06, 2011

Radio Truta

Düsseldorf (o tropeiro ficou perfeito)

Jeff Beck e Joss Stone gravaram essa pérola no Ronnie's Scott, jazz club mais famoso de London. Foi lá que passei meu aniversário com Ela, dancando, ouvindo boa música e nos divertindo. Pela nao ter visto o show daquela noite quando Carleen Anderson cantou. Já tava tudo SOLD OUT.

A dica do video e do lugar foram dadas por Leopoldo Magnífico, cunhado e louco profissional.

People get ready - Curtis Mayfield/The Impressions
There's a train a-coming
You don't need no baggage
You just get on board
All you need is faith
To hear diesels humming
You don't need no ticket
You just thank the Lord
Yeah yeah yeah

People get ready
For the train to Jordan
Picking up passengers
From coast to coast
Faith is the key
Open the doors and board them
There's room for all
Among the loved and lost

Now there ain't no room
For the hopeless sinner
Who抯 hard on mankind
Just to save his own
Have pity on those
Whose chances are thinner
Cause there's no hiding place
From the Kingdom's Throne

Ohh people get ready
There's a train a-coming
You don't need no baggage
You just get on board
All you need is faith
To hear diesels a- humming
You don't need no ticket
You just thank the Lord
Yeah yeah yeah

I'm getting ready
I - I'm ready yeah yeah yeah
Oh I'm getting ready oh - oh
I'm ready yeah


Thursday, February 03, 2011

Só nao aprende quem nao quer

Düsseldorf (uvas ao invés de pizza)

A internet, ou world wide web, a grande rede de computadores e servidores interligando tudo e todos tem realmente coisas maravilhosas.

Através deste artigo cheguei neste outro que me levou a um Mundo de conhecimento e aprendizado ilimitados. Eu, você e qualquer pessoa com acesso a rede pode estudar em Harvard, MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Fundação Getúlio Vargas sem precisar sair de casa e o melhor de tudo, de graça.

Todos eles, MIT, Harvard - através da Khan Academy - e FGV, oferecem uma gama de cursos online impressionantes que vao desde matemática fundamental, gestao, arquitetura, antropologia, literatura, economia, ciências políticas, que me interessa muito, e o escambau. Preciso de dias para apenas ver o que me interessa.

Mas aprendizado que se tranforma em conhecimento só se adquire com muita disciplina, determinacao e paciência. Coisas que nao tenho, mas Ela tem e pode me ensinar.

Se tudo aí em cima for pouco, que tal aprender com os videos do itunes?! Várias aulas online estao disponíveis como a Jazz Insights que me chamou a atencao imediatamente. Conheco um certo humorista que vai pirar com esse.

Pra finalizar, como o conteúdo gratuito é tao vasto o Open Courseware Consortium centralizando tudo e te ajuda a encontrar o curso ideal pra você comecar. Depois é só sair por aí ensinando aos mais necessitados.

Tuesday, February 01, 2011

Meu nome nao é Johnny

Düsseldorf (um dia morarei em London)

Li primeiro o livro do Guilherme Fiuza para alguns dias depois ver o filme baseado nas páginas muito bem escritas do jornalista carioca.

Desnecessário dizer que o papel é muito melhor que a película. É quase sempre assim, em 98,7% dos casos. Muitos detalhes se perdem, o ritmo tem que ser mais rápido e dinâmico com as imagens, a duracao é limitada em 140 minutos na maioria dos filmes comercias, a sua própria estória criada com a imaginacao e no ritmo de cada um é substituída pela imagem imposta pela tela.

Mas nao é tao dramático assim. Ambos tem suas qualidades. O livro mostra a verdade nua e crua do tráfico na Zona Sul carioca no fim dos anos 80 e início dos 90. Na Vida boêmia do filhinho de papai que tudo pode e tem, a nao ser limites, comecando a ficar viciado em cocaína e na adrenalina de fazer os outros dependerem dele pra curtir o próprio vício. Uma coisa se confunde com a outra. Joao Guilherme Estrella nao sabe mais se é viciado, traficante, playboy ou bandido amador.

Como em "Faroeste Caboclo", Estrella comeca como capitão do time de doidoes do Baixo Gávea e Leblon, vira traficante oficial da turma, espande seus domínios no meio dos playboys e acaba virando um general do tráfico, a ponta final na rede de distribuicao que comeca na fronteira da Bolívia e acaba na corrente sanguínea da cidade, como o próprio autor diz.

Filme e livro contam a mesma história com detalhes diferentes. A Operacao Amsterdam no livro ocorre em Barcelona no filme. A morte do pai nas páginas nao é contada em detalhes, apenas um abraco marcante, ou uma tentativa, do pai tentando segurar o filho sem limites que ganhava o Mundo e nao recebe a esperada atencao. O filme é mais dramático e mostra que os dois vibravam em frequências completamente diferentes havia tempos.

A fase na prisao da Polícia Federal e no manicômio sao ricas em detalhes e sensacoes na mídia do escriba, além do relacionamento com a juíza, o passar vagaroso do Tempo, a agonia do preso, a esperanca de sair de uma situacao aparentemente perdida, os amigos sinceros do cárcere, a música, o futebol.

O filme cobre parte disso de forma rápida. Selton Mello representa a si mesmo, cheirador convicto que é. Aliás, qual artista na Grobo nao é?! A beleza feia de Cléo Pires também transforma a Sofia do livro num mulherao. A trilha sonora é das melhores com Barao, Cazuca, Lulu Santos, Leo Jaime e Pink Floyd na cabeca de Joao.

Se você ler o livro vai ver o filme com outros olhos, entendê-lo melhor e aproveitar muito mais. Se for escolher apenas um, fique com a riqueza de detalhes, perfis de personagens e relacionamentos intensos descritos nas folhas de papel.

Quanto menos TV você assistir, mais inteligente vai ficar.