Essen (cinza eh o ceu, mas com Ela eh azul)
Antes de contar sobre o choque cultural da volta pra Alemanha, vamos a mais uma listinha. Agora de autores consagrados que preciso ler com certa urgencia.
Acredito que consigo achar muita coisa nas centenas de ebooks 0800 do CultVox UOL, mas o prazer de ler um livro de verdade eh inigualavel.
Tirei um dos milhares de papeizinhos do meu bolso e achei o seguinte:
1. Baudelaire
2. Rimbaud
3. Oscar Wilde
4. Fernando Pessoa
5. Saramago (ja li Ensaio sobre a Cegueira, fantastico)
6. Tolstoi
7. Dostoiewski (comecei Crime e Castigo, mas nao terminei. Sonho em conhecer St. Petersburg)
8. Pablo Neruda (quem ja viu O Carteiro e o Poeta?!)
9. Federico Garcia Llorca (o mais perto que cheguei foi numa estatua em Madrid)
10. Ernst Hemingway (ja li O Velho e o Mar, mas tenho varios sequestrados de um certo genio)
11. Jack London (ja li De Vagoes e Vagabundos e Por Um Bife. E acabo de comprar Caninos Brancos, a obra mais conhecida dele)
12. Charles Bukowski (li Misto Quente, vi Bar Fly e agora comprei Pulp que tem um filme de mesmo nome, mas nao tive chance de assistir ainda)
13. Henry Miller (ja me indicaram Tropico de Cancer mais de uma vez. Quem ainda nao viu Henry & June, o filme-biografia ou filmobiografia?!)
E vou incluir nessa lista Vargas Llosa (14) e Garcia Marques (15), os dois genios antagonicos que se completam. Ja li a obra prima Conversa na Catedral e Travessuras da Menina Ma do primeiro e quero agora partir pra cima da Festa do Bode, sobre a ditadura de Trujillo na Republica Dominicana. Deve ser bem parecido com Catedral que tem como pano de fundo o Peru nos anos 50 e 60 com o General Odría no poder.
E tento ler Cem Anos de Solidao ha anos, mas agora finalmente descobri que na mesma biblioteca sequestrada do Luiz existe uma versao original em espanhol.
Me falta agora Tempo, o bom, velho e implacavel Senhor que domina e regula nossas Vidas, pra ler tudo isso.
Faltam tambem as cronicas sobre esses livros ja lidos, e comentarios sobre as dobras feitas nas pontinhas das paginas marcando frases interessantes ou passagens inteiras que me chamaram a atencao ao longo da leitura.
Mas como sou completa mente contraditorio, comecei a ler 1984 do George Orwell (16) no voo pra Sampa. Recomendacao dele, Luizpedia como sempre. "Pare tudo que vc esta lendo e comece esse. E depois leia Animal Farm. Vai sentir uma paulada na cabeca quando terminar."
Nosso encontro no nababesco e ultra organizado aeroporto internacional de Guarulhos esta relatado aqui.
2 comments:
Caro Vovô,
Boa a sua lista, começando pelos poetas da decadência (é o nome do movimento literário) franceses, passando pelos russos e pelos norte- e sul-americanos...
Além do Garcia Marques, tem também Isabel Allende e Pablo Neruda (outro poeta) na "nossa" biblioteca, tudo em espanhol.
Você já sabe que venho há anos penando pra terminar Guerra e Paz. E também comecei Crime e Castigo, sem terminar. Mas o que eu li até agora é de cair o queixo, muito bom.
Por isso eu decidi nunca mais ler esses livrecos de aeroporto, tipo Código da Vinci, Paulo Coelho e outras merdas do gênero...
Só leio os clássicos, e tenho dito.
Abraços!
rated
chacrinha, vou incluir Neruda e Allende entao.
realmente perder Tempo com livreco de aeroporto quando se pode ler um clássico é triste.
falar nisso, 1984 tá cada vez melhor... ou pior, hehe.
pegou os livros no ibirapuera?!
abracao
Post a Comment