Monday, March 29, 2010

GP Australia 2010 => Corrida

Düsseldorf (PT ou BR?!)

Passei o final de semana em Luxa na casa do meu irmao, sócio do Mittal naquela aciarinhazinha que eles tem por ali. Nao deu tempo de escrever sobre a Austrália de lá. E chegando em casa, nao tinha internet. Me senti pelado, roubado, um inútil. Impressionante essa sensaçao de impotência virtual.

Melbourne foi palco de uma das melhores corridas dos últimos anos. Claro que a chuva teve papel fundamental para embaralhar as coisas no início, fazer Alonso tocar rodas com Button e levar o bico do Schumacher de lambuja. Além de causar o acidente impressionante do sushi-man Kobayashi levando junto o Nico da Williams e uma Toro Rosso.

Mas a grande sacada da corrida foi de Jenson Button. Arriscou a troca para slicks quanto a pista ainda estava molhada e se deu bem. Contou com um pouco de sorte e com o erro de estratégia da própria McLaren chamando Hamilton para uma segunda parada quanto ele era terceiro e vinha grudado no câmbio do polaco da Lada. Lewis fez uma das corridas "da Vida" como ele mesmo disse, mas poderia ter sido terceiro se nao fosse a parada extra. Mas desconfio que se ele nao tivesse pilotado agressivamente desgastando os pneus e querendo ganhar a corrida em poucas voltas seu resultado seria melhor.

Daily Mail, UK

Outro destaque foi Alonsito das Astúrias. Ficou em último na primeira volta, atrás até mesmo das Hispânias de Chandhok e Senna que nao esperaram por ele depois do enrosco com o inglês e o alemao. Depois disso, nao quis nem saber. Socou o pé e foi passando um a um até chegar em Massa. Pelo sim, pelo nao (ou pelo Montezemolo), resolveu nao arriscar a corrida da equipe e se contentou com o quarto. Se forcasse passaria, acho eu. Continua líder, mas agora com apenas 3 pontos de vantagem sobre Massa.

Felipe finalmente teve uma atuacao digna de seus anos Ferrari ontem em Melbourne. Deu uma escapada aqui e outra ali, foi um pouco prejudicado nos pits, mas se manteve na pista e num ritmo forte. Soube poupar pneus e combustíveis, aguentou a pseudo-pressao de Alonso no final, mas nao a de Hamilton e Webber no início. Azar o deles que ficaram pra trás no final. Tem seu melhor comeco de ano na carreira com um segundo e um terceiro lugares. Isso faz muita diferenca no final.

Kubica é outro que fez uma corridaca com o carro que tem. Foi agressivo na largada, assim com Massa diga-se, e manteve um ritmo forte o tempo inteiro. Suportou o assédio de Lewis e levou seu Renault-Lada até o fim chegando em segundo conseguindo o mesmo resultado que mereceu em 2009, nao fosse a lambanca feita por Vettel.

E por falar no alemaozinho, o novo prodígio da Formula 1 e queridinho da imprensa alema, de nada adianta ter o carro mais rápido se ele nao chega ao fim. No Bahrein foram as velas de ignicao do motor e agora os freios. Confiabilidade é a base para o sucesso. Ser rápido apenas nao adianta. Se Vettel nao ganhar na Malaysia a coisa vai comecar a ficar distante.

E Webber?! Ganhou o Troféu Estabanado 2010, impressionante. Como um piloto medíocre como ele pode pilotar um foguete como o RB6?! Kubica deve ficar indignado com isso.

Senninha e Di Grassi continuam seu calvário, mas ainda é cedo pra comecar a malhar. Equipes novas, curva de aprendizado, grana curta, etc.

Sexta agora já tem F1 de novo em Sepang. Meu palpite é Vettel de novo... pelo menos na pole, hehe.

2 comments:

Anonymous said...

Bruno Senna pretende abrir a mente em Spang. Duvido.

Anonymous said...

Malasia.

Ganhei o bolão, insisti no Vettel e duvidei que quebraria. Bxx foi de Alonso. Gostei do Petrov, adorei a largada do Rubinho e fiquei triste pelo Senna ter terminado a corrida, mas mesmo assim ficou atrás do indiano. Acho que a liderança do Zacarias é passageira.

Da próxima vez atualiza o blog para que eu possa escrever no lugar certo.