Düsseldorf (ovomaltine com pao sovado e queijo brie)
A temporada já comecou nessa segunda no circuito Ricardo Tormo em Valência com as principais candidatas ao título em acao. Sao muitas mudancas entre os pilotos, novas regras como a proibicao de reabastecimento durante as corridas resultando em tanques maiores nos carros, os pneus dianteiros 3cm mais estreitos fazem os projetistas e engenheiros quebrarem a cabeca para colocar mais pressao aerodinâmica ali na frente (por isso os sulcos no bico do carro, logo a frente do piloto).
Mas nenhuma mudanca supera a volta do alemao heptacampeao mundial Michael Schumacher. Que já voltou e andou na frente do alemaozinho Rosberg.
Valência Dia 3 - Final
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min11s470 ( 127 voltas )
2º. Pedro De La Rosa (ESP/Sauber Ferrari), 1min12s094 ( 79 )
3º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min12s438 ( 82 )
4º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min12s576 ( 96 )
5º. Jenson Button (ING/McLaren), 1min12s951 ( 82 )
6º. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min13s097 ( 75 )
7º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min13s669 ( 126 )
Com a tabela de tempos de hoje na mao (gentilmente cedida pelo Tazio) e comparando-os com os de ontem, chegamos a algumas conclusoes brilhantes:
1. A Ferrari acertou a mao no carro. Andou na frente logo de cara, tanto com Massa quanto com Alonso que hoje fez o melhor tempo da semana diante de 36 mil tifosi espanhóis. Uma doidera inimaginável em outros tempos;
2. A BMW Sauber com motor Ferrari andou em segundo com seu carro convencional, sem patrocínios ou invencionices. E o sushi-man Kobayashi promete se destacar nessa temporada. Mas também, se perder pro De La Rosa, vai ganhar de quem?!
3. A Mercedes nao comecou tao bem com o W01 quanto a Brawn ano passado, mas tem espaco para melhora, claro. O importante foi Schummy tirar a ferrugem e se sentir um estreante como em 1991, palavras dele mesmo, e para Rosberguinho entender que em um time de ponta o buraco é mais embaixo. Trocar Nakajima pelo maior campeao de todos os tempos nao é fácil;
4. A McLaren iniciou discretamente, apesar de ter o carro mais belo até o momento. Hamilton vs. Button será um belo duelo ao longo do ano. Muita gente acredita que Lewis vai colocar Jenson no bolso facilmente, mas pra mim a batalha vai ser dura. O campeao de 2008 leva ligeira vantagem sobre o de 2009. Vamos ver quem será o #1 de fato.
As demais sao um mistério. Williams sempre tem seus suspiro no início, meio e fim da temporada, mas nao se espere muito do time de Grove. Toro Rosso, com o primeiro projeto independente sem copiar Adrian Newey e com a mesma dupla do ano passado, pode se destacar no meio do pelotao. A Renault-Genii foi uma decepcao. A primeira dupla do Leste Europeu na história da categoria, Robert Kubica e Vitaly "Gaspron" Petrov andou lá no fundo durante esses três dias. Pode ser que a ausência de Pat Symonds tenha influenciado, mas a nao-presenca do Briattore com certeza ajudou.
Hoje a Virgin Racing mostrou o carro pela internet. Com atrasos na transmissao, projetado totalmente no computador via CFD (computational fluid dynamics), ah minhas aulas de Mecânica dos Fluidos da PUC..., mas com um piloto correto como Timo Glock e o brasileiro finalmente estreante e faminto Lucas di Grassi. Aposto minhas fichas nesse moleque, algo me diz que desse mato sai coelho. Sem falar no Richard Branson que mais parece um Midas. Vai ter sorte (e competência) assim lá em Joaíma, sô.
Sobre as nanicas Force India e as pseudo-equipes USF1, Campos e a obscura Lotus malaia e sua intrépida dupla Trulli, o imortal, e Kovalainen, o raio finlandês, esperemos até entrem com o bloco na rua. Mas o Senninha me parece ter entrado numa furada, coitado. E tem a Stefan GP dos sérvios doidos mandando carros pro Bahrein sem nem ao menos estarem participando do campeonado, ainda. Esperam, como um urubu assiste a morte lenta e agonizante do vira-latas, até que Campos ou USF1 abram o bico e eles pulem pra dentro. Vai que o Nelsinho volta numa dessas.
Mas de todas as equipes, a Red Bull foi a que nao sofreu mudanca alguma. Talvez isso seja uma enorme vantagem no comeco. Enquanto Alonso acerta o molho bolonhesa com o time, Massa confirma sua forca e ausência de sequelas, Michael desenferruja, Hamilton e Button brigam internamente pra ver quem fica com o fish e quem come as chips, Vettel e Weber podem comecar marcando pontos fundamentais que farao a diferenca no fim do ano.
Esse ano promete, mas se tivesse que cravar meu palpite para o campeao de 2010, diria que Sebastian Vettel comeca o ano com mísera vantagem de uma narina sobre os outros eqüinos.
1 comment:
Cabeção,
Torcerei para o Shummi, torço mais ainda, torço para ganhar roubado e com uma batida proposital na última prova.
Pra mim o carro que ficou mais belo foi o da Virgin
Torço também para o Seninha se dar mal.
Ass. Kroc and Never Die
Post a Comment