
Comecei a ler domingo no trem vindo de Berlin o livro Gangs, de Tony Thompson. Como a capa diz, uma viagem ao coracao do submundo britanico.
Ainda na pag. 72 de 398, nao consigo mais largar. Impressionante a naturalidade com que os mais diversos tipos de crimes sao descritos. Comecando com assaltos a bancos e entrando agora no mundo das drogas, bem menos arriscado e lucrativo no final dos anos 80 e inicio dos 90. Parece uma coletanea das melhores cronicas policiais dos jornais dominicais.
Me disse meu amigo berlinense Dimas, o dono do livro, que Tony, o autor, viaja pra Bolivia, Colombia e Jamaica experimentando varias drogas e relatando suas sensacoes. Encontra-se também com varios baroes das drogas numa especia de Scarface ou Blow literario.
E hoje leio que encontraram uma mega fabrica de cocaina na Bolivia. A maior descoberta da Historia na "luta" contra o narcotrafico.
A principal pergunta feita é por que o DEA (a agência anti-drogas americana) não encontrou essas fábricas?!
Acho que nao quiseram. Ou a grana limpa vinda de lá nao justificava o fechamendo da fábrica. Muito mais fácil culpar os governos latinos de incompetencia no combate ao tráfico quando o maior mercado consumidor é justamente os EUA.
Cambada de hipócritas.
Ps. O autor do livro é o correpondente do Observer para crimes e autor do tambem aclamado Gangland Britain.
No comments:
Post a Comment