Outro dia Bernie Ecclestone, o dono dos direitos comerciais da Formula 1, elogiou Hitler dizendo que ele fazia as coisas acontecerem. Ou ele pirou de vez ou se esqueceu completamente da História. Ou pior ainda, nunca teve a curiosidade (e obrigacao) de visitar um campo de concentracao como Sachsenhausen, em Oranienburg ao norte de Berlin.
Já visitei Buchwald perto de Weimar e também Auschwitz. A sensacao é sempre a mesma. Absurdo, indignacao, impotência. Sente-se no ar a energia extremamente negativa. Fico me perguntando até que ponto chega a crueldade humana.
Nestes campos, nao bastava simplesmente matar. A humilhacao era o mais importante. Destruir o corpo era muito fácil. Tinha que destruir a alma. Deixar só o esqueleto consumido pela barbárie do ser humano.
Os restos de onde ficavam a câmara de gases e o crematório ainda estao lá. O chao afundou tamanha energia negativa. Nos outros lugares acontece o mesmo.
Todas as pessoas desse Mundo deveriam visitar pelo menos uma vez na Vida um campo de concentracao na Alemanha. Às vezes vemos declaracoes infelizes e, na minha opiniao passíveis de algum tipo de punicao, de pessoas públicas. Eles nao tem a menor idéia (e nem eu) dos horrores e sofrimentos das vítimas do Holocausto. Parecem desconhecer os fatos.
O humano vira desumano. E até hoje o Mundo é assim. Cruel e injusto. Parece que sempre será.
Mais de 1 bilhao de pessoas continuam morrendo de fome. Isso também pode ser chamado de o Holocausto da ganância.
No comments:
Post a Comment