Thursday, February 27, 2020

Resenha: Um Jogador

Cairo (Mubarak bateu o pacau...)

O segundo Dostoiévski lido na sequência do primeiro. Comecei "Crime e Castigo", como tantas pessoas, mas empaquei ali pouco antes do meio. Já está na estande aguardando nova chance. Mas antes preciso ler "Guerra e Paz". Sim, o catatau de quase 1.500 páginas de Tolstói considerado o maior romance já escrito e favorito de um bando.

Bem, vamos aos vícios libertinos de Fiódor na roleta e carteado. Dizem que este livro é bem autobiográfico devido as manias nao tao secretas do escritor que costumava se acabar nos casinos. Depois de quase falir, era só escrever outra obra-prima e sair torrando o rico dinheirinho.

Resenha postada no Instagram em 07APR2018 => https://www.instagram.com/p/BhSPTJenGIy/



"Desta vez Dostoiévski nos leva até Roletenburgo, cidade fictícia na Alemanha, revelando as artimanhas e vícios de cada jogador em busca do objetivo comum: ganhar dinheiro. Os personagens parecem saídos de uma piada de salao: o general russo atormentado, o misterioso lorde inglês, o ardiloso galanteador francês, a velha matriarca russa doente, rica e inconsequente e o próprio narrador, um misto de ficção e autobiografia já que o autor era chegado numa roleta.

Uma crítica contundente ao capitalismo e seus ganhos fáceis nos jogos, vide bolsa de valores, e perdas catastróficas.

O livro foi escrito em pouco mais de 20 dias quando Dostoiévski escrevia "Crime e Castigo". No inicio de Outubro de 1866 ele estava numa sinuca de bico: se não entregasse um novo romance até 1° de Novembro ao editor e vigarista F. T. Stielóvski este teria o direito de publicar durante 9 anos tudo que Fiodor produzisse sem lhe pagar um vintém.

Num ritmo de trabalho alucinante Dostoiévski rascunhava o material pela manhã, ditava tudo a taquígrafa Ana Grigórievna Snítkina, que viria a ser sua segunda esposa, entre meio dia e 4h da tarde e ela levava tudo pra casa fazendo a transcrição. Em 26 dias um dos romances mais vertiginosos e autobiográficos do autor estava pronto."

No comments: