Monday, August 29, 2016

Nanjing e Hangzhou

Vienna, 29.08.16 (bolucho dorme a sono solto!)

Artigo originalmente escrito dia 08 de Agosto de 2016 in loco.

08.08.2016 Nanjing, China (Rio 2016: China 2x0 Itália, vôlei feminino)
O que eu sabia sobre Nanjing antes de chegar aqui?! Seria a cidade onde foi criado o nanquim, nosso companheiro das aulas de desenho no primário? Capital da indústria automobilística chinesa? Polo de tecnologia dos tecnocratas comunistas/capitalistas? Sinceramente, nunca tinha ouvido falar de Nanjing. E me assustei ao saber que havia um vôo direto de Frankfurt pra cá.
Continuei no escuro sem pesquisar populacao, atracao turística mais famosa, hábitos de seus cidadaos, comidas típicas, vegetacao, relevo e clima. Simplesmente pulei no A340 da Lufthansa e vim.
Na descida do aviao só via campos verdejantes, algumas casinhas e plantacoes aqui e ali, uma montanha acolá. “Vamos pousar no meio do mato ou o aeroporto é longe da cidade, que nem em BH?”. A segunda opcao se confirmou. Miss Chang me esperava com uma plaquinha onde se lia “Mr Pedro”. Nao sei por que os asiáticos, e outros povos nao ocidentais como os egípcios, te chamam pelo prenome com um Mr na frente ao invés de Mr Silva. Jamais saberei.
A falante Miss Chang foi me contando o que ela fazia da Vida e seus sonhos de viajar pra fora da China e conhecer Londres e a realeza qualquer dia desses. A cidade foi aos poucos se descortinando pela janela do taxi. Todas as marcas mundiais de carros estão presentes: Toyota, Hyundai, Nissan, GM, Audi, Mercedes, BMW, Buick, muitos VWs e até Cadillac, quem diria. Mao se retorceria no túmulo! Mas muitas marcas chinesas estão nas ruas também. Só nao me pergunte os nomes.
As ruas e avenidas tem sempre uma pista lateral pra acomodar as milhares de mobiletes, scooters, motinhas elétrica, bicicletas, triciclos e qualquer gambiarra que se mova em duas ou três rodas. A fauna de pilotos é curiosa. Senhoras com viseiras de plástico colorido e luvas da Hello Kitty, velhos caquéticos transportando algo, casais jovens flanando, maes levando ou buscando os filhos, moleques apressados e inconsequentes, senhores folgados dirigindo na calcada e tantos outros personagens.
Ainda sem saber muito sobre a história de Nanjing escuto Mr Luo, nosso gerente regional e agente, dizer sobre um templo de Confúcio e um jardim com flores de lótus. Tentei sair pra comprar um notebook barato da Lenovo ou Asus mas, para minha surpresa, sao mais caros aqui do que na Europa. Mesmo sendo made in China o lucro do vendedor e os impostos encarecem o produto localmente. O mesmo vale para roupas e outros artigos de necessidade diária.
Meu maior temor era a comida. Ainda bem que me enganei. O jantar estava ótimo. Um panelao com legumes e verduras em fervura fica no meio da mesa, em cima de uma trempe de forno de inducao. Joga-se aos poucos carnes de todos os tipos, queijo tofu, legumes, folhas, mini almondegas, tripa de porco (provei e gostei) e comemos todos de palitinho junto com os diversos molhos. A cerveja é leve e refrescante com apenas 2,5° de álcool. A tradicao é encher um copinho de no máximo 100ml brindar falando “Kampei” virando duma vez. (Na verdade depois aprendi que é Ganbei!). Bebi uns 150 copinhos sem ficar bêbado. Sobremesa e café nao existem, mas nao fizeram falta. À tarde quando fui procurar o notebook acompanhado de Miss Chang entramos numa lanchonete pra comer pastel de nata parecido com o português e tomar um cappuccino honesto.
No quarto do hotel tentei ver algo das Olimpíadas, mas a tv chinesa só mostrava o levantamento de peso dos patrícios locais. Acho que algumas medalhas foram amealhadas devido às reacoes de alegria e jubilo dos chinas. O salto ornamental em duplas me impressionou pela sincronia e perfeicao. Mereceram a medalha de ouro. No vôlei feminina a China venceu a Itália por 3 sets a 0. Acho que os italianos sao bons apenas no masculino.
Li que nossa selecinha decepcionou de novo empatando em 0x0 com o “fortíssimo” Iraque! A geracao do 7x1 ainda nao entendeu que o buraco é mais embaixo. Pelo menos o Galo meteu 3x1 na Chapecoense e deve terminar o 1° turno em 3° lugar a um ponto apenas de Palmeiras e Corinthians. Esse ano tá com cara de Galo!!!
Agora estou num trem rumo a Hangzhou, província de Zhejiang. O trem é um ICE igualzinho ao alemao. A estacao tinha 29 plataformas, um pé direito gigantesco e mais parecia um aeroporto moderno. Marcas famosas todas lá, Starbucks e Haagen Daz, propagandas de carros ocidentais etc.. A China medieval ficou pra trás faz tempo, pelo menos em infraestrutura e acesso a produtos do mundo todo. Dizem que agora o objetivo é desenvolver a parte oeste do país nao tao rica quanto o sudeste. Estao até investindo em ferrovias no Paquistao ligando o país de norte a sul e interligando a China com a Tailândia, Malásia e Cingapura. Um assombro!!!

Será que Mao algum dia pensou em ver seu país assim?!

No comments: