Tuesday, May 22, 2012

Dominguinhos, 6.3...

Düsseldorf (descanse em Paz meu amigo)

Uma das figuras mais folclóricas do Condomínio Estância das Amendoeiras em Lagoa Santa (MG), nos deixou hoje pela manha. Cacá, sua mulher e fiel companheira, foi acordá-lo hoje pela manha as 7:10h para alimentá-lo e ele nao respondeu. Dominguinhos já havia tomado o elevador. Calmamente, ao contrário do que fez em Vida, saiu de cena silenciosamente sem dizer nada.

Em compensacao, hoje a noite tem festa no céu. No menu, dobradinha, é claro. Dois caldeiroes já estao no fogo. Um é pra turma comer. O outro é pra jogar no Carlos, o famigerado gerente do condomínio, hoje a noite quando ele colocar a cabeca no travesseiro. As correntes ao lado do ""Cantinho do Dominguinho" ali no Clube nao serao mais obstáculo. Dominguinho vai passar por cima de todas com facilidade e leveza.

Outro que pode esperar é Joao Marcelo, estelionatário e cafajeste morador do Condados. Ficará alguns meses sem pregar o olho. Numa festa dessas no Clube, acho que foi reveillon, Domingos Orlando defendeu o filho Marcao com unhas e dentes. Eu presenciei a cena de dentro do banheiro masculino empapucado. Uma corrente foi a única forma encontrada pelo bandido do condomínio rival para se defender do pai protegendo a cria. Abriu-lhe um rasgo na testa encerrando covardemente o combate.

A Palmeiron dormirá em luto esta noite. Seu melhor vendedor nao está mais aqui. Responsável por recorde em cima de recorde, ano após ano, Domingos dobrava as toneladas vendidas de salsicha, ervilha, milho, massa de tomate, palmito e tantos outros alimentos. Foi nessa época que Marcao e Tavinho foram agraciados com um mini buggy. Mas nao era um qualquer. Desfalcando o carrossel de um parque de diversoes, Dominguinhos mandou colocar um motor atrás, freios fracos pra dar emocao e acelerador sensível pra ventilar os rostos da turma na rua B do Mil Metros.

D. O., como era chamado por alguns, era como um time de futebol. Amava-se ou odiava-se. Tinha fan clube encabecado pelo Rato. Notórios e invejosos inimigos também que jamais tiveram 10% do seu carisma. Era tratado como um rei pela mulher Cacá, santa a ser canonizada pelo Vaticano em breve. Passou a Vida comendo o melhor feijao da face da Terra. Na verdade uma sacanagem em forma de bagos, molho e tempero. Capaz de estampar um sorriso no rosto do mais ranzinza, de fazer lamber os beicos e pedir mais, muito mais.

A fase áurea foi quando Domingos virou representante exclusivo no Brasil da RC Cola. Carros caríssimos, reforma da casa com direito a área pra meditacao, maletas cheias de dólares, capotamentos, viagens, fugas no melhor estilo 007 e sacolas de dinheiro eram rotina numa tarde de terca-feira. O Rato mesmo viu uma vez D.O. chegando em casa a tarde com um seguranca da Emive a tira-colo. Este portava uma maleta negra algemada ao pulso. Chegaram em casa, o seguranca destravou as argolas entregando em seguida a maleta ao dono e dizendo no rádio "A operacao foi completada."

Hoje a noite Dominguinhos terá o privilégio único de se encontrar com o Guidao. Vao falar de Lagoa, dos filhos, das esposas, causos e mais causos, cairao na gargalhada se lembrando da época do Repolho Nervoso e da babacao de ovo pra cima do Walfrido e de tantas outras estórias.

Mas uma coisa é certa: servirao de licao para todos nós pela Vida que tiveram.

Cacá, Marcao e Tavinho, parabéns pelo marido e pai que vocês tiveram. Beijo do Cabralito.

ps. As fotos foram tiradas no dia 30 de Agosto de 2009 durante uma feijoada sinistra da Cacá. Depois Rato e eu fomos ao Gigante das Alterosas conferir Galo 1x1 Sport.


Wednesday, May 16, 2012

Viva o Fortuna na Bundesliga

Düsseldorf (An Tagen wie diesen)

O Fortuna Düsseldorf está de volta a elite do futebol alemao, a Bundesliga. Num final dramático agora a pouco o empate em 2x2 contra o Hertha Berlin foi suficiente pra subir o F95 para a primeira divisao.

O sistema aqui é diferente do Brasil. Os dois últimos da 1. Bundesliga caem e os dois primeiros da segunda sobem automaticamente. Pra dar emocao e matar muito torcedor do coracao uma espécie de repescagem chamada Relegation coloca em campo o antepenúltimo contra o terceiro da segundona. Jogo de ida e volta com o segundo sempre na casa de quem está querendo subir.

Quinta passada o Fortuna arrancou uma histórica vitória de 2x1 em Berlin contra o Hertha no estádio Olímpico de Herr Führer. Bastava um empate na noite de hoje na Esprit Arena. Esprit vem a ser uma marca de roupas famosa por aqui e nao uma versao paraguaia do Sprite.

Aos 28 segundos de jogo, Fortuna 1 a 0. O estádio quase veio abaixo. Quem estava comprando o salsichao com Altbier antes de entrar perdeu o gol. Depois o Hertha, com melhor toque de bola e organizacao no meio campo, empatou com justica.

Veio o segundo tempo e num contra-ataque rápido Düsseldorf - capital da Renânia do Norte e Vestfália que presenteou Frau Merkel com uma derrota acachapante do seu partido, a CDU, nas eleicoes locais - ficou novamente em vantagem contra a capital federal. Antes disso Berlin teve um jogador expulso e foi justamente o turco ou filho de turca que marcara o tento berlinense na primeira metade da peleja.

A partir daí foi só cozinhar o jogo e aguardar o apito final. Mas tirando forcas do Além o Hertha empatou de novo. Tensao na torcida que apoiou o time sem parar um segundo. Jogaram foguetes no gramado, os jogadores pediram calma, uns 300 policiais vestidos como transformers passaram a proteger o canto onde estava a torcida da capital federal. Na confusao um início de briga entre os jogadores fez o Fortuna perder um zagueiro, um negao bom de bola e brigador.

Sobe a plaquinha mostrando 7 minutos de acréscimo. Düsseldorf parte em contra-ataque novamente. Tudo indica que o terceiro e matador gol vai acontecer. Mas o atacante erra bizarramente. A torcida, que já cercava o gramado e havia pulado as placas de propaganda, nao se contém e simplesmente invade o campo. Parecia final da Libertadores na Argentina. Estamos na Alemanha mesmo?!

Teve torcedor arrancando pedaco de grama pra levar de lembranca. A torcida me é tao fanática quanto a Massa do Galo. Os jogadores correm para os vestiários. Fiscais e segurancas tentam conter a matilha de malucos. O locutor fala em alto e bom tom que se os dois minutos finais nao forem jogados o Fortuna nao sobe. O que sao 120 segundos pra quem esperou 15 anos?! Milagrosamente conseguem limpar o campo e as laterais. Voltamos pra Alemanha.

O juiz deixa rolar apenas 90 segundos até a explosao final. Um enxame de alvi-rubros invade o gramado. Beijam os jogadores, os carregam nas costas, pedacos de grama somem rapidamente. Serao vendidos amanha no mercado negro a preco de ouro. Parece a final de 70.

Campino, o vocalista da banda da banda de rock mais famosa da Alemanha, Die Toten Hosen, que por acaso é de Düsseldorf - assim como Wim Wenders, Kraftwerk e tantos outros - literalmente "as calcas mortas", mas é uma expressao pra falar que uma pessoa é uma mosca morta - vai ao delírio. Havia prometido durante a semana fazer um show de graca no estacionamento do estádio caso o time subisse. Aliás, Campino já deu uma de ator no filme "Palermo Shooting" do Herr Wenders. Faz o papel de um fotógrafo famoso, mas de saco cheio da mesmice de sua Vida. Resolve ir pra Palermo atrás de aventuras e acaba encontrando coisa bem melhor.

Alguns anos atrás o Fortuna caiu pra quarta divisao e estava quase falido. A banda se mobilizou e comecou a bancar o time até ele se recuperar e arrumar um patrocinador. Quer paixao maior que essa?!

Vou comprar amanha minha carteirinha de sócio. Fui ao estádio na última rodada quando o Fortuna precisava pelo menos empatar pra garantir o 3° lugar e ter direito de jogar a Relegation. Acabou 2x2 contra os zebras de Duisburg.

Pra festejar até amanha, com vocês, Die Toten Hosen.

Tuesday, May 08, 2012

Cine Bresson 9 - Budapest Parade, the Day After

Düsseldorf (essa cidade é demais)

Uma das sessoes mais festejadas desse blog volta com forca total. Isso aqui tá parecendo um castelo mal assombrado e abandonado. Mas vamos em frente.

Quem nao entendeu nada pode conferir a série toda clicando aqui. No Cine Bresson 8 estava eu no meio da Budapest Parade em Agosto de 2004 com meu amigo e tutor Haroldinho. Bem, nessas alturas ele já tinha se dado bem e desaparecido. Em caso de sumico, combinamos de encontrar na rodoviária pra pegar o balaio das 7h de volta pra Vienna.

Na saída da festa, sozinho, fiz amizade com um maluco. Tava com a camisa do Brasil e eu também. Nao lembro o que conversamos, mas ele e os amigos riram bastante. O tempo tava curto, precisava pegar um bonde e chegar na Népliget, rodoviária em húngaro.

Claro que nao consegui. Chegando lá fui informado que o próximo ônibus com destino a capital austríaca sairia ao meio dia. Eram 7:15h da manha. A ressaca comecava lentamente a invadir meu cérebro. Tava sozinho, com fome e sede. Sentei num banco e fui escorregando de cansaco até me deitar. O guardinha sacana me cutucou dizendo que ali nao era cama.

Resolvi explorar as redondezas. Um parque ao lado me pareceu convidativo. Haviam várias árvores frondosas. A temperatura era amena na manha do verao europeu. Nao tive dúvidas ao ver uma sombra e um gramado onde imagináriamente lia-se "Ortocrim". Me deitei e segundos depois já dormia. Nao sem antes programar o despertador para 11:20h.

Passadas algumas horas, outro cidadao parente do Puskas veio me incomodar. Será que a camisa amarela da Selecao fazia tanto sucesso assim?! Um mendigo. Falou algo na língua do capeta. Respondi em português. Ele falou "tequila", respondi que nao "vodka". Saiu rindo e exibindo os três dentes remanescentes.

Próximos capítulos: um Heuriger vienense com a galera do Doutorado. E aguardem chegar Novembro de 2004 com a inigualável viagem para Cracóvia. A série agora parece querer esquentar.

Friday, May 04, 2012

#makeitcount

Düsseldorf (Maredsous ist Gott!)

Videozinho simpático da Náique que achei por acaso no Você Tubo. A velha estória do cara que sai rodando o mundo. Edicao e trilha bem feitas, mas nada realmente de novo.

Prefiro Adidas. Aliás, Adi Dasler. E depois Puma, do irmao mais novo de Adi.

Sobre o video ainda sou mais o "Where the hell is Matt?!".

E você?!

Futebol é Paixao

Düsseldorf (faltam 16 dias pra Ela voltar...)

Vi o video no Blig do Gomes. Impossível nao fazer jorrar cascatas de lágrimas com essas imagens. Saudades do futebol de verdade, quando era jogado com o coracao acima de tudo, até das chuteiras, e nao do dinheiro, do patrocínio, dos lucros, da megaexposicao das marcas.

Duas geracoes juntas, avô e neto. Um já sentiu isso tantas vezes que chora ao ver como sao escassos atualmente os momentos em que esse sentimento brota. O outro nao tem a menor idéia do que isso vai significar em sua Vida, mas já sabe que é importante e intenso.