Düsseldorf (Feliz 2009 pra todo Mundo!)
De volta ao frio alemao. Lá fora a neve cai leve e solta a -1° C. Viva o inventor do edredom e do aquecedor.
Tenho medo de aviao. Na decolagem é pior, mas nao fico tranquilo enquanto nao ouco a reversao da turbina após o pouso. Até freio junto pra garantir.
Esses 3 vôos foram até tranquilos. Excecao feita a sacolejada gigante após 1:30h de viagem no trecho SAO-CDG, justo na aeronave grande. Entramos em nuvens carregadas, o bicho balancou pra um lado e pro outro, desceu perigosamente e estabilizou. Fiquei grudado na cadeira de olhos esbugalhados. Depois o piloto relatou o que acontecera. Nao podia subir por que havia outro aviao em cima da gente. Como assim?! Qual era a distância entre eles?! Havia algum perigo?!
Esse medo é oscilante. Já foi maior, mas também menor. Segundo um amigo meu, quanto mais responsabilidades temos, maior o medo de morrer... pode ser. Chego ao cúmulo de viajar com o cinto apertado o tempo todo e com o passaporte no bolso pra facilitar a identificacao em caso de acidentes. Loucura, eu sei.
E também divido minha Vida em ciclos determinados pelos vôos. Ao entrar num aviao, um ciclo acaba. O seguinte só comeca no destino. Durante a viagem estou em "trânsito". Fico avaliando o que já fiz até hoje, o que quero fazer e o sempre peco um pouco mais de Tempo no Planeta que estamos todos de passagem.
É engracado o comportamento padrao dos viajantes. Ficam horas dentro do aparelho, mas assim que o aviso de apertar os cintos desliga, um desespero inconsciente toma conta da maioria. Querem se levantar, pegar as bagagens em tempo recorde e esperar as pessoas da frente saírem do aviao. Tudo isso pra ficar esperando mais uma vez na frente da esteira. Os alemaes entao sao os mais desesperados pra pegar as malas. Quase entram dentro daquela cortininha que separa o início da esteira. Pegam seus pertences e saem vitoriosos. Como se comemorassem um gol do Bayern. Ou do Schalke. Doidos.
Um dos itens da minha lista pra 2009 é diminuir ou eliminar por completo esse medo retardado de voar. Vamos ver no que dá.
Inté.
2 comments:
Pierre, também não sou fã do cilindro voador... mas não é exatamente medo, é desconforto, se bem que isso melhorou muito depois que proibiram fumar no cilindro!
Mas aqui... o comentário é para cobrar uma dívida cinematográfica, se é que me entende...
Feliz 2009 procê tbém!
Galo Doido sempre...
cara, já tive sídrome do pânico e hoje tenho medo de... atravessar pontes! Mas nenhum, nenhum medo mesmo de viajar de avião. Isso é só para exemplificar que as fobias são sempre irracionais. Adoro voar de avião, helicóptero, seja lá o que for. Desde que eu não esteja pílotando, é lógico. Isso é um alento prá mim. Não depende de mim o fato da aeroanve pernmaencer no ar, então, relaxe! ah, outra coisa boa de se lembrar antes de apertar o cinto. O seguro de vida pago pelas companhis áereas é muito bom. Um alento para quem tem filhos... Ah, nunca atrase sua vida por conta de medos. Qualquer um que seja.
Post a Comment