Monday, November 03, 2008

Interlagos entra pra História

Bochum (até agora nao acredito no que vi)

Paulo Gilham/Getty Images




















Massa ganhou mas nao levou. Vettel dava o título para o brasileiro até os últimos metros da última volta, quando Timo Glock, sem pneus e condicoes de segurar o carro na pista, devolveu o caneco pra ilha da Rainha.

Uma final eletrizante, melhor ainda que no ano passado. Massa fez sua parte, fez a terceira pole seguida no Brasil e venceu categoricamente. O resto seria milagre. Que quase aconteceu. O raio quase caiu duas vezes no mesmo lugar.

Vanderlei Almeida/Getty Images

















Lewis leva o título merecidamente e se torna agora o mais jovem campeao de todos os tempos. O primeiro "de cor" com uma história belíssima de superacao e dedicacao desde os 8 anos de idade.

A McLaren, que nao ganhava um campeonato de pilotos desde 1999 com Mika Hakkinen, foi do céu ao inferno para ir ao delírio nos metros finais da corrida.

E à Ferrari, restou o consolo do caneco de construtores sobre sua maior rival. Pagou pelos erros bisonhos ao longo do ano, especialmente Silverstone, o estouro do motor de Felipe na Hungria com a corrida ganha, e a trapalhada-mor em Cingapura.

Ano que vem tem mais. Muito mais. Acho que será mais disputado ainda do que foram 2007 e 2008 com as duas Ferrari, Hamilton, Alonso e sua agora rápida Renault, Kubica (se os alemaes da BMW deixarem) e Vettel, se a Red Bull acertar a mao no carro.

Dos demais, em 2009 Nelsinho terá a última chance de dizer a que veio, Di Grassi (se entrar mesmo na Honda) vai mostrar por que merece estar lá e a Toyota pode comecar a sonhar com a primeira vitória (se nao meter os pés pelas maos como fez de 2005 pra 2006). O resto fará figuracao de luxo.

ps1: as BMW nunca fizeram tanta falta quanto hoje. Se pelo menos uma repetisse o desempenho do ANO INTEIRO, Felipe sairia campeao. mas um campeonato nao se ganha ou se perde em apenas uma corrida, já disse o poetinha, e 7 pontos era muita coisa pra tirar num dia só.

Massa termina o ano como campeao moral. É coisa de perdedor sim, mas ano que vem vai fazer uma diferenca imensa na Vida desse moleque aos olhos do resto do Mundo.

ps2: ano que vem a corrida em Interlagos deveria ter apenas 70 voltas...

2 comments:

Anonymous said...

Antes de tudo, parabéns ao L. Hamilton, que superou as bobagens da temporada passada, e tocou o volante firme esse ano.

Fico meio pertubado quando ouço comentarem que o F. Massa perdeu seu título mundial "na última curva" de Interlagos. A sua própria equipe, Ferrari, tirou-lhe preciosos pontos em Monte Carlo e Cingapura, pra não falar das outras.

Ok, se a posição de Glock antes da ultrapassagem de Hamilton na Junção garantiria o título ao Massa, então eu não poderia afirmar que Massa não perdeu o título na Junção... mas SE tivesse faturado Mônaco ou Cingapura, ele seria campeão ontem.

Bom, ao menos teve EMOÇÃO nos últimos segundos do ano. Estava fazendo churrasco com o meu pai na casa dele e esperávamos um tropeço de Hamilton. A fraldinha estava ótima, mas a vitória de Massa foi ofuscada pela ultrapassagem de Hamilton. C`est la Vie...

Até 2009, F-1. Espero estar em Interlagos no próximo ano.

Anonymous said...

Galera, estou de volta!

Acreditar em armação naquela altura da corrida acho praticamente impossível. Foi tudo muito rápido.

As atenções no primeiro instante estavam voltadas para o Vettel (lembrem-se deste nome), que conseguiu ultrapassar o Hamilton, porém não conseguia se distanciar.

O Glock tinha todas as razões, depois de Monza, para não deixar o inglês ultrapassar, mas naquela altura acho que nem ele sabia diferença de tempo e posição que ocupava, foi tudo muito rápido, uns parando rapidamente, outros mais tarde e outros optando por não parar.

Acho que se o Glock tivesse de fato visto o Hamilton com um prazo suficiente pra ele raciocinar, ele tomaria a linha de dentro e deixaria o seu carro escorregar pra cima do Inglês, porém quem chegou primeiro nele foi o Vettel e o Hamilton estava logo atrás impossibilitando qualquer manobra.

Uma equipe como a Toyota que tem o terceiro (se não for o segundo) orçamento da F1, vai entregar 2 posições naquela altura do campeonato, sabendo que isso poderia prejudicar sua imagem e suas pretensões de vendas de veículos no Brasil e no mundo, por 10 milhões de euros? Dinheiro é que não falta na equipe Japonesa.

Sempre fui um dos maiores críticos do Massa, mas reconheço que finalmente ele amadureceu e acredito que a Ferrari, para se redimir deste ano, fará tudo para o Massa ser campeão no próximo ano, pois o Felipe também conquistou a equipe italiana.

Felizmente para ele, tudo indica que o Alonso ficará mesmo na Renault em 2009, por isso o Massa tem tudo para ser campeão ano que vem.

Vamos aguardar. Ano que vem começa tudo de novo e com tudo diferente. Mil mudanças para o próximo ano.

Dizem que ano que vem a Honda virá com tudo.

Pedrinho foi demais esse ano em Interlagos. Já estou garantindo meu ingresso até 2014. Todos os últimos anos em Interlagos foram emocionantes.

Em 2004 foi minha primeira vez. Isso já basta. Emoções a mil, só quem já foi sabe o que estou dizendo. Montoya vence fácil.

Em 2005, Alonso de quem sou fã desde a GP2, confirma seu primeiro título naquela prova, pra calar a boca do Galvão Bueno.

Em 2006 emoções de sobra. Felipe Massa vence no Brasil, 15 anos após a última vitoria brasileira no circuito, despedida de Schumacher e a confirmação do bicampeonato de Alonso naquela prova. Galvão Bueno, "profundo entendedor de F1" se rende a Alonso.

Em 2007 aquela final emocionante, confirmando o título para Haikkonen com a diferença de 1 ponto para Hamilton e Alonso.

Em 2008 todos já sabem não precisa nem falar.

Só lamento não ter ido em 2003 com aqueles acidentes todos na reta de chegada, pois as equipes não tinham pneu de chuva forte, só o intermediário e naquela hora caia um dilúvio. A vitória foi dada, se não me engano, a Haikkonen que estourou a champagne, mas logo depois chega a confirmação da vitória para Fisichella na Jordan, pois na hora que interromperam a corrida ele é quem estava em primeiro. Esse foi o meu último GP Brasil na TV e ao que tudo indica, continuará a ser por muitos anos.

Pedrinho te espero ano que vem para o GP Brasil.

Abraços,

Alexandre Conejo Piquet da Silva Alonso Schumacher Massa